Lista completa de Questões sobre Cartografia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
No campo da cartografia, constitui exemplo de coleta indireta de dados a(o)
Qual é o método de representação cartográfica indicado para mapear fenômenos com continuidade espacial, como chuvas, temperaturas e altitudes de relevo?
Coroplético.
Isarítmico
Corocromático
Pontos de contagem.
Geométrico proporcional.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente uma classificação quanto à natureza geral da representação de mapas e de cartas.
Em relação aos tipos de representação cartográfica, assinale a alternativa correta.
Sabendo-se que, quanto à natureza da representação, cartas e mapas podem ser classificados em gerais (cadastral, topográfico e geográfico), temáticos e especiais, julgue os itens subsequentes.
I Denomina-se cadastral a representação em escala grande, geralmente planimétrica e com maior nível de detalhamento, apresentando grande precisão geométrica. É usualmente adotada para representar cidades e regiões metropolitanas, sendo as escalas mais usuais de representação 1:1.000, 1:2.000, 1:5.000, 1:10.000 e 1:15.000.
II As cartas e os mapas destinados a um tema específico, necessário à pesquisa socioeconômica, à pesquisa de recursos naturais ou destinados a estudos ambientais, exprimindo conhecimentos particulares para uso geral, denominam-se especiais.
III Cartas topográficas na escala 1:250.000 são úteis para a representação cartográfica de áreas específicas, com forte densidade demográfica, fornecendo elementos para o planejamento socioeconômico e bases para anteprojetos de engenharia. Esse mapeamento, pelas características da escala, está dirigido para as áreas das regiões metropolitanas e outras que se definem pelo atendimento a projetos específicos.
Assinale a alternativa correta.
Em relação aos sistemas que associam informações cartográficas (plantas ou mapas digitais) com dados alfanuméricos variados (cadastrais, demográficos, socioeconômicos, culturais, de transporte etc.), tomando por base um ambiente georreferenciado, é correto afirmar que
As projeções cartográficas, quanto ao método, podem ser classificadas em
Acerca da escala geográfica são feitas as seguintes afirmativas:
I - trata-se de uma escala diferenciada qualitativamente, a partir de uma dada ordenação dos fenômenos, devendo-se conceber um conteúdo, um caráter minimamente conceitual e não puramente descritivo;
II - a escala geográfica é a medida que confere visibilidade ao fenômeno e definidora de espaços de pertinência da medida dos fenômenos;
III - a escala geográfica é uma medida escolhida para melhor observar um fenômeno, dimensioná-lo e mensurá-lo, sendo, portanto, uma aproximação do real e um problema epistemológico.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
I, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
O mapeamento sistemático do Brasil, que compreende a elaboração de cartas topográficas, é feito na projeção UTM nas escalas 1:250.000, 1:100.000, 1:50.000, 1:25.000. A escala numérica e o estado da federação brasileira, parcialmente representado pela carta cuja nomenclatura é SH-22-Z-A-I, são, respectivamente,
1: 25.000 – Minas Gerais
1: 25.000 – Santa Catarina
1: 50.000 – Rio Grande do Sul
1: 50.000 – São Paulo
1: 100.000 – Mato Grosso do Sul
Para a elaboração de planos diretores municipais, planejamento e cadastro urbano, levantamento geológicogeotécnico é recomendável utilizar escala especificamente
local – de 1: 10.000 a 1: 2.000
local em detalhe – de 1: 2.000 a 1:250
intraurbana – de 1: 50.000 a 1:100.000
municipal – maior que 1: 1.000
regional – menor que 1: 250.000
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...