Lista completa de Questões sobre Cartografia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
As representações cartográficas apresentando escala inferior a 1:100.000 são chamadas de:
A relação numérica entre as dimensões lineares de um documento cartográfico e as do terreno é definida como:
A partir de duas cartas topográficas nas escalas de 1:20.000 e 1:35.000, que contemplam uma mesma área, pode-se afirmar que:
a escala de 1:20.000 é menor que a escala de 1:35.000
na carta de escala 1:35.000, um rio permanente de 2 cm tem 500 m no terreno
a carta na escala de 1:20.000 é mais detalhada que a carta na escala de 1:35.000
a carta na escala de 1:20.000 tem maior número de escala que a carta na escala de 1:35.000
O processo de transformação cartográfica que necessariamente deve ser empregado, quando da redução de um documento cartográfico qualquer, é:
a conversão das unidades de coordenadas plotadas no documento
Sabendo-se que o comprimento de uma rodovia em uma carta topográfica é igual a 6,75 cm e que essa rodovia possui 4,05 km de extensão no terreno, a escala da carta em questão é igual a:
A menor distância percebida pelo sistema visual humano é de 0,2 mm (acuidade visual). A partir deste princípio, os elementos que podem ser plotados em um documento cartográfico qualquer de escala igual a 1:25.000 precisam possuir dimensões iguais ou superiores a:
Após a plotagem, em uma base cartográfica, de uma cicatriz erosiva foi constatado que esta possuía um comprimento de 25 m e se situava exatamente entre as curvas de nível de 800 m e 775 m. A partir destes dados, pode-se definir que a declividade média desta cicatriz é:
A transformação da informação geográfica em informação cartográfica ocorre por meio da transformação cartográfica, que envolve um conjunto de processos. Um destes é a transformação cognitiva que apresenta, como uma de suas características:
a definição da escala de representação das informações
A utilização de bases cartográficas de qualidade é fundamental para a confiabilidade dos produtos gerados em projetos de geoprocessamento. Em relação a bases cartográficas pode-se afirmar que:
a edição das bases cartográficas é uma etapa que pode ser desconsiderada dependendo do tipo de produto a ser gerado
a desatualização das bases é superada quando da migração destas do meio analógico para o meio digital
as bases oriundas de um sistema projetivo UTM de diferentes fusos não podem ser utilizadas de maneira direta
as escalas das bases de origem podem ser menores do que a do projeto em questão, pois no meio digital estas podem ser transformadas facilmente
A Cartografia Temática propõe-se a visualizar um tema, expressando conhecimentos para determinados especialistas. Pode ser citada como uma das divisões da Cartografia Temática:
a Cartografia Temática de Inventário, que qualifica o fenômeno pela representação da sua ocorrência geográfica (ex: mapas geológicos)
a Cartografia Temática Analítica, que apresenta dados e informações que qualificam o fenômeno representado (ex: mapas geomorfológicos)
a Cartografia Temática de Síntese, que prima pela quantificação dos dados primários do tema de interesse
a Cartografia Temática Multimídia, que apresentam temas variados em ambiente internet e/ou com diferentes mídias
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...