Questões sobre Cartografia

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Foram entregues a um grupo de alunos de uma escola duas cartas topográficas em projeção azimutal, para uma aula relacionado ao espaço urbano e socioambiental de um determinado estado brasileiro. Assinale a escala do mapa que apresenta condições de fornecer uma maior riqueza de detalhes.

  • A. 1: 75.000.000
  • B. 1: 1.500.000
  • C. 1: 600.000
  • D. 1: 500.000
  • E. 1: 50.000.

“Durante muitos séculos, os mapas eram um privilégio da elite. Foi com a invenção da imprensa (segunda metade do século XV) que os mapas foram mais utilizados. O primeiro atlas mundial reunia mapas produzidos pelos mais importantes cartógrafos da época. Porém, um deles produziu, em 1569, o primeiro mapa-mundo feito com uma projeção diferente. Foi também o primeiro a usar o termo atlas. Porém, a história reserva sua maior contribuição ao sistema de projeção.” Assinale-o.

  • A. Projeção Cônica de Ptolomeu.
  • B. Projeção Esférica de Pitágoras.
  • C. Projeção Cilíndrica de Mercator.
  • D. Projeção Transversal de Newton.

Em relação à cartografia brasileira, analise as afirmativas a seguir.

I. A forma e o tamanho de um elipsoide, bem como sua posição relativa ao geoide, definem um sistema geodésico.

II. No Brasil adotou-se o Sistema Geodésico Sul Americano – SAD 69, com o elipsoide de referência UGGI 67 e a origem das coordenadas (ou Datum planimétrico): estação – Vértice Imbituba (SC).

III. O Sistema Geodésico Brasileiro (SGB) é constituído por estações implantadas pelo IBGE no Território Brasileiro, divididas em três redes: planimétrica, altimétrica e gravimétrica.

IV. Para referenciar a rede altimétrica do Estado do Amapá, que ainda não está conectada ao restante do País, foi adotado um marégrafo, correspondente ao nível médio, instalado no Porto de Santana (AP).

Estão corretas apenas as afirmativas

  • A. I, II e III.
  • B. I, II e IV.
  • C. I, III e IV.
  • D. II, III e IV.

Analise as afirmativas a seguir.

I. “_______________: representação cartográfica sobre uma superfície esférica, em escala pequena, dos aspectos naturais e artificiais de uma figura planetária, com finalidade cultural e ilustrativa.”

II. “_______________: representação que se restringe a uma área muito limitada; a escala é grande, consequentemente, o número de detalhes é bem maior.”

III. “_______________: representação plana, geralmente em escala pequena com área delimitada por acidentes naturais (bacias, planaltos, chapadas etc.), político-administrativos e tem destinação a fins temáticos, culturais ou ilustrativos.”

IV. “_______________: representação plana em escala média ou grande com desdobramento em folhas articuladas de maneira sistemática e limites das folhas constituídos por linhas convencionais, destinadas à avaliação precisa de direções, distâncias e localização de pontos, áreas e detalhes.”

Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente as afirmativas anteriores.

  • A. Globo / Planta / Mapa / Carta
  • B. Planta / Mapa / Carta / Globo
  • C. Mapa / Carta / Globo / Planta
  • D. Carta / Globo / Planta / Mapa

Mapas Murais do IBGE são confeccionados na escala de 1:5.000.000 e abrangem diversos temas. Foi solicitada à Diretoria de Geociências a elaboração de um mapa desse tipo, sobre um tema X, cuja digitalização produziu três áreas críticas.

Para emprego do método de representação por densidade de pontos, onde cada ponto equivale a 50 unidades (und) de X, o MAIOR valor possível para o símbolo do ponto deverá ser de:

  • A. 24 mm²;
  • B. 20 mm²;
  • C. 16 mm²;
  • D. 12 mm²;
  • E. 8 mm².

Apesar de a temperatura ser um fenômeno contínuo no espaço, os dados são observados em estações meteorológicas discretas e não uniformemente distribuídas. Assim, um projeto cartográfico para representação dessa grandeza será adequadamente implementado por meio da técnica de:

  • A. cartograma, pois os dados são essencialmente quantitativos;
  • B. coropletas, pois a não uniformidade na distribuição dos dados impõe agregá-los em regiões;
  • C. isarítmicas, pois permitem uma visão global da distribuição do fenômeno;
  • D. mapa de fluxo, pois permite a indicação das variações entre duas estações contíguas;
  • E. símbolos proporcionais, pois permitem representar a exata localização dos dados coletados.

Considere um Mapa Temático para a representação de uma série temporal da quantidade de espécies de aves existentes em uma região dividida em 8 territórios.

Série temporal 1931-1935; 1936-1940; 1941-1945; 1946-1950;

Quantidade de espécies: 1-9; 10-19; 20-29; 30-39; 40-49;

Territórios: A, B, C, D, E, F, G, H.

Para construção desse mapa e sua legenda, é necessário especificar as variáveis visuais e suas extensões nas quantidades de:

  • A. 2 variáveis visuais com extensões 4 e 5;
  • B. 2 variáveis visuais com extensões 5 e 10;
  • C. 2 variáveis visuais com extensões 20 e 8;
  • D. 3 variáveis visuais com extensões 4, 5 e 8;
  • E. 3 variáveis visuais com extensões 5, 10 e 8.

A Geografia Urbana, simplificadamente, é a parte da geografia que se dedica aos estudos inerentes à cidade, em seus mais variados aspectos. De modo a facilitar e dar suporte a esses estudos, diversos são os produtos provenientes do Geoprocessamento, dentre eles:

  • A. cálculo de áreas geográficas; indicadores econômicos;
  • B. censo demográfico; visualização espacial;
  • C. imagens classificadas; estatísticas sociais;
  • D. mapas de fluxos; modelos digitais de superfície;
  • E. mosaicos ortorretificados; divisão urbana.

Nos eixos X e Y da figura apresentada, são mostradas as coordenadas universal transversa de Mercator (UTM) de um objeto triangular. Com base nas informações da figura, julgue os itens a seguir.

Em um mapa na escala de 1:100.000, o comprimento do segmento MN será igual a 5 centímetros.

  • C. Certo
  • E. Errado

Nos eixos X e Y da figura apresentada, são mostradas as coordenadas universal transversa de Mercator (UTM) de um objeto triangular. Com base nas informações da figura, julgue os itens a seguir.

No gráfico, o objeto localiza-se no hemisfério sul.

  • C. Certo
  • E. Errado
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