Lista completa de Questões sobre Clima para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Estudos realizados em várias regiões do mundo comprovaram que a existência de diferentes tipos de solos é controlada por cinco fatores principais: relevo, tempo, clima, organismos e material de origem. Quais deles são considerados como fatores ativos?
Tempo e clima.
Relevo e tempo.
Clima e organismos.
Material de origem e clima.
A imagem a seguir representa a seguinte característica:
inversão térmica que ocorre principalmente no inverno.
diferença da pressão atmosférica nas áreas urbanizadas.
correntes de convecção próprias do período do verão.
ilha de calor formada do processo de metropolização.
utilização da energia solar em áreas densamente povoadas.
O derretimento das geleiras é fenômeno que remete diretamente
à redução de gases de efeito estufa.
ao achatamento das calotas polares.
ao aquecimento global.
à decomposição da aurora boreal.
Uma consequência do derretimento das geleiras a que o texto se refere é a
contenção da força dos tsunamis.
redução do número de maremotos.
significativa elevação do nível dos oceanos.
multiplicação do número de terremotos.
No que diz respeito ao clima, camada limite planetária, fenômenos de larga escala e microfísica de nuvens, assinale a opção correta.
O fenômeno El Niño-Oscilação Sul (ENOS) é parte de um processo de larga escala de interação oceano-atmosfera que tende a influenciar a variabilidade interanual e intrassazonal da precipitação em diversas regiões do país, como na Amazônia Oriental.
O processo de formação de uma gota de chuva, desde a condensação do vapor de água que origina as nuvens até a saída da gota da base da nuvem, é composto de várias fases, sendo que, durante a etapa de nucleação, uma gotícula de aproximadamente 20 mm de diâmetro cresce até um tamanho que permita a precipitação.
Com uma espessura de aproximadamente 10 km, a camada limite atmosférica (ou camada limite planetária) é dominada por processos associados a sistemas de larga escala e é indiretamente influenciada pela presença da superfície terrestre por meio da atmosfera livre.
O clima é definido como o estado momentâneo da atmosfera expresso pelos valores de um conjunto de variáveis, como temperatura, pressão e umidade.
Tendo o texto apresentado acima como referência inicial, assinale a opção correta a respeito da variabilidade e mudanças climáticas.
Segundo a classificação de Koppen e estudos meteorológicos, a estação chuvosa na região semiárida nordestina é caracterizada por apresentar baixos índices pluviométricos que restringem-se a poucos meses.
As regiões Norte e Nordeste apresentam temperaturas médias mensais muito variáveis durante o ano, caracterizando o clima quente desses locais e a elevada amplitude térmica anual.
A localização do território brasileiro na borda oriental do oceano Atlântico, associado ao relevo condicionado aos seus poucos macrossistemas atmosféricos determinam uma baixa variabilidade climática no país.
Ao longo do território brasileiro existem regimes de precipitação de chuvas e de temperaturas bastante semelhantes, apesar da baixa variabilidade climática entre as regiões.
O fenômeno que provoca a mudança de paisagem tão radical no Brasil junto com o La Niña é a
Zona de Convergência do Subtropical.
Frente de Convergência Polar.
Zona de Convergência Intertropical.
Zona de Convergência Trópico Equatorial.
superúmidos.
subúmidos.
de transição.
subequatoriais.
equatoriais continentais.
O efeito estufa
está relacionado com a variabilidade climática no globo terrestre e em suas interações.
é um processo artificial, resultado das atividades humanas nas últimas décadas.
decorre da radiação solar absorvida pela superfície da terra.
é atenuado pelos gases e vapor dágua presentes na atmosfera.
resulta de um processo natural, potencializado pelas atividades humanas.
"O clima, a topografia e o solo – e as influências paralelas em ambientes aquáticos – determinam o caráter de mudança da vida animal e vegetal sobre a superfície da Terra. Embora não haja lugares que abriguem exatamente o mesmo conjunto de espécies, podemos agrupar unidades biológicas em categorias baseadas em suas formas vegetais dominantes, o que dá às comunidades a sua característica geral." RICKLEFS, R. A economia da natureza. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003:92. O texto faz referência a uma categoria que corresponde a um tipo grande de comunidade ecológica denominado
biota.
bioma.
biosfera.
ecossistema.
geossistema.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...