Lista completa de Questões sobre Conferências e Tratados Ambientais para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Geografia - Conferências e Tratados Ambientais - Centro de Produção da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CEPERJ) - 2014
Geografia - Conferências e Tratados Ambientais - Centro de Produção da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CEPERJ) - 2014
A APEC (Fórum Econômico da Ásia e do Pacífi co) é um organismo intergovernamental criado em 1993 para consulta e cooperação econômica que pretende, até 2020, implantar uma zona de livre comércio entre seus vinte membros. A APEC é um poderoso bloco econômico que representa cerca de metade do PIB, 40% do comércio mundial e mais de 2,5 bilhões de habitantes. Um dos principais obstáculos à afi rmação desse bloco econômico é:
Geografia - Conferências e Tratados Ambientais - Centro de Produção da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CEPERJ) - 2014
O trecho O crescimento natural da população coloca, continuamente, problemas relativos à preservação do meio ambiente, e devem-se adotar as normas e medidas apropriadas para enfrentar esses problemas está presente em um texto relativo a um importante encontro sobre o meio ambiente e reflete o pensamento dos países ricos sobre o crescimento populacional naquele momento. Esse encontro é denominado:
O Fórum Econômico Mundial, que ocorre em Davos, Suíça, já existe há 42 anos e reúne lideres políticos dos países ricos bem como sindicalistas e até artistas do mundo inteiro. O Fórum não tem caráter decisório, mas é um evento em que as discussões de temas contemporâneos econômicos mundiais têm assento. Em clima de pessimismo, a 1ª ministra alemã Ângela Merkel abriu o evento, em 25 de janeiro de 2012, pedindo comprometimento do grupo de participantes para olhar a Europa com mais atenção. A marca deste atual encontro tem o foco de reformar o capitalismo o mesmo que enriqueceu a Europa antigamente. Considerando o contexto da Globalização e a importância do Fórum de Davos, assinale a alternativa que apresenta quem está, segundo o discurso acima, em difícil situação, quem não se encontra em dificuldades, quem, neste momento, tem visto essa situação como verdadeiras oportunidades, respectivamente.
A Europa, que está derrubada com a crise da dívida e com uma profunda recessão. Os industriais europeus não têm do que reclamar e o Brasil tem visto grande oportunidade de aumentar sua influência econômica sobre o continente europeu.
A Grécia, que está com uma dívida enorme. Os funcionários públicos gregos já que a União Europeia emprestará dinheiro para o governo pagar os seus salários, para manterem seus empregos. Os chineses terão grande mercado para vender seus produtos.
A Europa que se encontra endividada e com uma profunda recessão. O sistema financeiro mundial. Os BRICs.
A Globalização, já que esta não consegue responder à profunda crise europeia. Países do sul da Europa, como a Itália ainda não apresentam dificuldades. É uma oportunidade de investimentos para as empresas de países emergentes na Europa.
Leia o texto abaixo para responder à questão 48.
Com o intuito de evitar o esgotamento da camada de ozônio, foram adotados dois acordos internacionais relativos à sua proteção. É importante esclarecer que a Camada de Ozônio cumpre um papel fundamental na preservação da vida na Terra, pois funciona como um filtro das radiações solares, impedindo que cheguem à superfície grandes quantidades de raios ultravioletas B, causadores de sérios prejuízos à saúde humana (câncer de pele, catarata, debilidade do sistema imunológico) e ao equilíbrio de ecossistemas. Várias evidências científicas demonstram que algumas substâncias químicas contendo Cloro (Cl) e Bromo (Br) produzidas pelo homem e liberadas para a atmosfera, em particular os clorofluorcarbonos (CFCs), halons tetracloreto de carbono metil clorofórmio, hidroclorofluorcarbonos (HCFCs) e brometo de metila, reagem com o ozônio (O3) estratosférico contribuindo para o seu esgotamento, ameaçando a vida no Planeta.O texto acima está relacionado ao protocolo assinado para impedir a extinção da camada de ozônio. O protocolo a que se refere o texto é o
Rio 92.
Rio + 10.
de Kyoto.
de Montreal.
Considerando a possibilidade de manter continuamente condições iguais de vida para a sociedade e gerações futuras em determinado ecossistema, tem-se que pensar em sustentabilidade. O conceito de sustentabilidade necessariamente passa pelos limites dos recursos naturais que, administrando-os com eficiência, permite que o progresso material e o consumo sejam preservados. Estes recursos até então eram vistos como ilimitados. Na Agenda 21, sobre a disposição deste conceito, correlacione as colunas e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
Coluna 1
1. Sustentabilidade política.
2. Sustentabilidade econômica.
3. Sustentabilidade ecológica.
4. Sustentabilidade ambiental. 5. Sustentabilidade social.
Coluna 2
( ) Base física do processo de crescimento e tem como objetivo a manutenção dos estoques dos recursos naturais, incorporados às atividades produtivas.
( ) Refere-se à manutenção da capacidade de sustentação dos ecossistemas, o que implica a capacidade de absorção e recomposição dos ecossistemas em face das agressões antrópicas.
( ) Refere-se ao desenvolvimento e tem por objetivo a melhoria da qualidade de vida da população. Para o caso de países com problemas de desigualdade e de inclusão social, implica a adoção de políticas distributivas e a universalização de atendimento a questões como saúde, educação, habitação e seguridade social.
( ) Refere-se ao processo de construção da cidadania para garantir a incorporação plena dos indivíduos ao processo de desenvolvimento.
( ) Refere-se a uma gestão eficiente dos recursos em geral e caracteriza-se pela regularidade de fluxos do investimento público e privado. Implica a avaliação da eficiência por processos macrossociais.
1/ 2/ 3/ 4/ 5
5/ 4/ 3/ 2/ 1
3/ 4/ 5/ 1/ 2
3/ 2/ 1/ 4/ 5
Geografia - Conferências e Tratados Ambientais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
O Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) foi criado em conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre mudanças climáticas com o objetivo de ajudar os países a cumprirem as metas estabelecidas no artigo 12 do Protocolo de Kioto. Objetivamente, o MDL consiste na
implantação de projetos em países em desenvolvimento com a finalidade de reduzir as emissões de gases de efeito estufa, além de contribuir para o desenvolvimento sustentável local.
destinação de recursos geridos pelo Banco Mundial para a disseminação da agricultura familiar, ou seja, aquela desvinculada de qualquer relação com o mercado.
substituição da matriz energética hoje existente em países plenamente desenvolvidos, centrada no petróleo e seus derivados, no espaço de duas décadas.
elevação dos padrões de vida das populações de países pobres que vivam em situação de risco social, mediante financiamento de programas de transferência de renda.
O Protocolo de Quioto é o resultado coercitivo da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança Climática, sobre ao tema é correto afirmar:
Por ele se propõe um calendário pelo qual os países-membros (principalmente os desenvolvidos) têm a obrigação de reduzir a emissão de gases do efeito estufa em, pelo menos, 5,2% em relação aos níveis de 1990 no período entre 2008 e 2016, também chamado de primeiro período de compromisso (para muitos países, como os membros da UE, isso corresponde a 15% abaixo das emissões esperadas para 2008);
As metas de redução são homogêneas a todos os países, colocando níveis identificados para os 38 países que mais emitem gases. Países em franco desenvolvimento (como Brasil, México, Argentina e Índia) não receberam metas de redução, pelo menos momentaneamente;
O protocolo de Quioto expira em 2016, e já há o compromisso da ONU e de alguns governos para o delineamento de um novo acordo ou o que é mais provável de uma emenda no Protocolo de Quioto, que estabeleceria novas metas a serem cumpridas após 2012;
A Conferência de 2009 foi sediada em Copenhague durando de 7 a 18 de dezembro, e após grandes divergências entre os países ricos e o grupo dos países em desenvolvimento acerca de temas como metas de redução de emissão de gases do efeito estufa e contribuição para um possível "fundo climático".
Na atual conjuntura internacional, marcada pelo reordenamento geopolítico e econômico do mundo, grupos de países vêm formando coalizões políticas e econômicas em torno de determinados temas, através da realização de fóruns de discussão, como o G-20.
Assinale a alternativa INCORRETA sobre o importante fórum internacional denominado G-20:
O G-20 foi criado no final da década de 1990, no contexto das crises financeiras em alguns países do mundo. É composto por ministros de finanças e presidentes de bancos centrais de países considerados de maior importância para a economia mundial, em termos de produção e de participação nos fluxos de comércio e financeiros.
Nos últimos anos, o processo de desgaste sofrido pelo Fundo Monetário Internacional permitiu que as discussões no âmbito do G-20 adquirissem crescente relevância, a ponto de estabelecerem a principal agenda de debates sobre as necessárias reformas da ordem financeira. Mesmo assim, os países industrializados e alguns emergentes não aceitam discutir a reforma histórica do FMI.
No auge da crise financeira de 2008, o G-20 formalizou em um documento a necessidade de atuação dos governos para reforçar a supervisão dos mercados, a ampliação do acesso aberto às informações, o estabelecimento de regras de conduta, propostas de adoção de políticas contracíclicas em casos de agravamento de crises e um reforço na atuação do FMI.
Quando foi criado, no final da década de 1990, a ideia do G-20 era estabelecer um grupo mais representativo de países para tratar fundamentalmente de questões relacionadas à estabilidade financeira e de políticas para evitar novas crises. O G-20, também, surgiu em um contexto de crescimento econômico de países emergentes que não estavam incluídos adequadamente na discussão econômica global.
Hoje o objetivo do G-20, que reúne países ricos e em desenvolvimento, é também estimular a adoção de normas internacionalmente reconhecidas para promover a transparência da política fiscal e o combate à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo. Portanto, o G-20 pode ser apresentado como o principal fórum econômico-financeiro da nova ordem mundial.
A realização da Primeira Conferência Mundial do Desenvolvimento e meio Ambiente, em 1972, em Estocolmo, constituiu-se em importantíssimo evento sociopolítico voltado ao tratamento______________.
(MENDONÇA, F. GEOGRAFIA E MEIO AMBIENTE, 8ª. ed,Contexto, 2008 S.Paulo, pág. 46)v
das questões políticas entre o Norte desenvolvido e o Sul subdesenvolvido;
das questões ambientais;
das relações entre o Leste socialista e o Oeste capitalista;
da não proliferação das armas nucleares;
N.d.a.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...