Lista completa de Questões sobre Demografia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Uma característica marcante do cenário demográfico contemporâneo é, além do evidente envelhecimento da população, a queda da taxa de fertilidade, ou seja, a redução do número de filhos por mulher. Entre os diversos fatores que contribuem para que a taxa de fertilidade esteja em queda atualmente inclui-se a
redução do índice de urbanização da sociedade, o que dificulta a criação de famílias numerosas.
ação generalizada dos governos para controlar o número de filhos por família.
disseminação, por todas as grandes religiões monoteístas, de métodos contraceptivos.
crescente participação da mulher no mercado de trabalho, o que afeta sua presença no lar.
Diferentemente da divisão proposta pelo IBGE, os complexos regionais propostos por Pedro Geiger (representados no mapa abaixo), não se limitam apenas às fronteiras entre os Estados. Nessa regionalização, o norte de Minas Gerais, por exemplo, encontra-se no Nordeste, enquanto o restante do território mineiro está localizado no Centro-Sul.
O critério adotado, na divisão regional descrita no mapa, tem por referência:
Os elementos de ordem natural, relacionados aos tipos climáticos.
Os aspectos demográficos, considerando-se a distribuição da população brasileira.
O setor secundário, mediante o número de estabelecimentos industriais.
As características socioeconômicas, relativas à população e às atividades produtivas.
Nos levantamentos sistemáticos realizados no Brasil a partir dos anos sessenta do século passado, principalmente pelo IBGE e Exército Brasileiro, adotaram o sistema de projeção UTM, tendo como sistema de referência o modelo da Terra, inicialmente o Córrego Alegre e posteriormente o SAD-69. A partir do início deste século, passou a se usar cada vez mais o SIRGAS. Assinale a opção correta.
O SAD-69 só é válido para a América do Sul enquanto o SIRGAS é válido para o mundo todo.
Apesar das diferenças dos sistemas, a altura geoidal permanece a mesma, pois o Datum vertical não foi alterado.
O SIRGAS foi baseado do WGS-84, por isso é bem mais preciso que o SAD-69.
O SIRGAS é geocêntrico, enquanto o SAD-69 é topocêntrico.
O SIRGAS utilizou os mesmos Datum vertical e Datum horizontal do SAD-69, mas melhorou a qualidade das medidas cartográfi cas pelo uso de GPS geodésico para posicionamento dos marcos da rede.
A entidade que faz o levantamento dos dados Demográficos do Brasil é:
IMPE
INMETRO
IBGE
COPOM
O excesso de população em relação à capacidade de produção agrícola do território explica a projeção do IBGE para a possível redução da população brasileira a partir de 2040.
Fatores como a urbanização e a entrada da mulher no mercado de trabalho ajudam a explicar a tendência na dinâmica populacional brasileira de redução do crescimento da população.
As melhorias na economia brasileira a partir de 1990 explicam a aceleração do crescimento populacional, enquanto se espera uma crise econômica a partir de 2040.
O aumento da população brasileira desde a década de 1950, apesar da redução do crescimento vegetativo, é explicado pela lenta, porém contínua, entrada de imigrantes no País.
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é uma ferramenta necessária e tem sido bastante empregada para a formulação de políticas públicas interessadas em promover o desenvolvimento humano sustentável. A criação deste indicador foi patrocinada pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) na década de 90. O PNUD estabeleceu as seguintes faixas de classificação:
0 < = IDH < 0,5 Baixo Desenvolvimento Humano
0,5 < = IDH < 0,8 Médio Desenvolvimento Humano
0,8 < = IDH < = 1 Alto
Desenvolvimento Humano Quais são os fatores que são utilizados para o cálculo do IDH?
Renda, educação e longevidade vida.
Apenas o Produto Interno Bruto (PIB) per capita.
Crescimento econômico da população e o número de indústrias da região ou país.
Quantidade de instituições que possuem ensino superior na região ou país.
Indicadores de saúde têm sido utilizados internacionalmente com o objetivo de avaliar, sob o ponto de vista sanitário, a qualidade de vida da população, bem como fornecer subsídios ao planejamento de saúde. Um dos indicadores significativos de saúde da população é o coeficiente de mortalidade infantil, que é definido como:
Número de óbitos por todas as causas, em um determinado período de tempo, pela população ajustada para o meio período relativo a determinada área.
Número de óbitos ocorridos desde a idade gestacional em que o feto atinge 500 gramas de peso, equivalente a 22 semanas de gestação até 168 horas de vida extrauterina, o que corresponde a 7 dias completos de vida.
Número de óbitos em 1000 nascidos vivos, em determinado local ou período antes de um ano de vida.
Número de óbitos de crianças até 4 anos, com causas desconhecidas, em um determinado período de tempo.
Número de óbitos em 1000 nascidos vivos, em determinado local ou período até 28 dias de vida.
Geografia - Demografia - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Um dado demográfico revelador da movimentação interna da população brasileira se relaciona à taxa de população masculina, isto é, a proporção entre o número de homens e mulheres na população de cada lugar.
Segundo Thery & Mello (2010), há predomínio de população masculinanas zonas pioneiras do Centro-Oeste e da Amazônia.
nas cidades litorâneas do Nordeste.
no interior do Paraná e Rio Grande do Sul.
no Triângulo Mineiro.
na região metropolitana da Baixada Santista.
A partir das informações do gráfico acima e considerando os conhecimentos sobre a evolução demográfica mundial, analise os itens abaixo e assinale V (verdadeiro) ou F (falso):
I Nas últimas décadas, o aumento da população mundial foi mais lento, impulsionado pela redução das taxas de natalidade e de mortalidade. O ritmo de crescimento demográfico começa a diminuir. Ademais, na década de 1970, a população mundial crescia até 5 % ao ano, ao passo que atualmente a taxa de crescimento do número de pessoas no mundo vem se estabilizando desde a década de 1990 em torno de 3 % ao ano.
II As recentes mudanças na tendência do comportamento da população terão como resultado um novo padrão demográfico mundial, marcado pela queda brusca do ritmo de crescimento populacional e por um envelhecimento das pessoas, criando sociedades com mais idosos do que jovens. Como exemplo dessa situação, podemos citar as alterações da pirâmide etária do Brasil, com cerca de 1/3 da população com 60 anos ou mais de idade.
III Neste início de século, a população mundial ainda vem apresentando uma situação de heterogeneidade quanto a seu tamanho e sua taxa de crescimento. Atualmente, cerca de 60% da população mundial vive na Ásia e na África, enquanto ¼ vive nas Américas. A Europa e a Oceania têm 15 % das pessoas do mundo atual. No Brasil, a população não chega a 200 milhões de habitantes.
IV Segundo as estimativas populacionais da ONU e dos institutos de pesquisa, com o ritmo de crescimento mais lento das últimas décadas, o surgimento de mais um bilhão de pessoas no mundo, totalizando 8 bilhões de habitantes, só deve acontecer na 2ª metade do próximo século, gerando o envelhecimento de mais da metade da população do planeta.
Marque a alternativa com a sequência correta de cima para baixo:
V V V V
F F F F
F V F F
V V F F
F F V V
No ano de 2010 foi realizado um recenseamento no Brasil que tinha como um dos objetivos fazer um levantamento das características da população brasileira. Os resultados do Censo estão sendo divulgados e, entre eles, o fato
de vários estados apresentarem predomínio da população rural.
das taxas de natalidade estarem aumentando em todo país.
da expectativa de vida da população estar aumentando.
das crianças e jovens representarem metade da população brasileira.
de Minas Gerais apresentar população mais numerosa do que São Paulo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...