Lista completa de Questões sobre Demografia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A população brasileira passou de menos de 10 milhões de habitantes em 1872 para mais de 180 milhões em 2000. Os impactos dessa massa populacional sobre o território são evidentes:
I- na substituição de um padrão litorâneo de ocupação por outro caracterizado pela redistribuição equilibrada da população por todo o território;
II- na imensa malha urbana composta por grandes áreas metropolitanas e cidades de mais de 1 milhão de habitantes, além das muitas cidades médias;
III- nos avanços de importantes correntes de povoamento em direção às regiões Centro-Oeste e Norte;
IV- no reforço do povoamento das áreas de ocupação antigas, como o Sudeste e o Nordeste, em detrimento do restante do território, que permanece com grandes vazios demográficos.
A(s) afirmativa(s) correta(s) é/são somente:
I e IV;
II e III;
II e IV;
I, II e III;
II, III e IV.
A taxa de mortalidade infantil resulta de políticas sanitárias, da disponibilidade de equipamentos públicos de proteção materno-infantil e cuidados na família. No Brasil esses recursos não estão igualmente distribuídos pelo território, o que resulta em distribuição regional diferenciada daquelas taxas. Assim, as taxas mais baixas e as mais altas encontram-se, respectivamente:
na Região Sudeste e na Região Nordeste;
na Região Sul e na Região Norte;
na Região Norte e na Região Sudeste;
na Região Centro-Oeste e na Região Norte;
na Região Sul e na Região Nordeste.
De acordo com os dados apresentados na tabela acima, assinale a opção correta.
O Brasil é um país urbanizado, ao contrário da região Centro- Oeste.
O ritmo de crescimento demográfico da região Centro-Oeste é mais rápido do que o do conjunto do país para o período indicado.
A alta taxa de natalidade da região Centro-Oeste explica o seu rápido crescimento demográfico em relação ao restante do país.
A região Centro-Oeste é a mais populosa do país, tendo em vista a taxa de seu crescimento, já que sua ocupação e exploração tiveram início no período colonial.
Tendo o texto como ponto de partida, julgue os itens que se seguem.
Ao contrário do que se esperaria, os impactos gerados pelo cultivo do café foram minimizados com o aumento da densidade demográfica e com a industrialização na bacia do rio Paraíba do Sul.
Considerando-se o índice de desenvolvimento humano (IDH), que caracteriza as condições médias de vida de uma população, o Brasil ocupa a 69.a posição mundial, atrás do México e de Cuba. Em relação a esse tema, julgue os itens seguintes. Quando o Brasil se tornar um país urbanizado, seu IDH amentará.
Considerando-se o índice de desenvolvimento humano (IDH), que caracteriza as condições médias de vida de uma população, o Brasil ocupa a 69.a posição mundial, atrás do México e de Cuba. Em relação a esse tema, julgue os itens seguintes. A produção econômica de Cuba justifica sua posição à frente do Brasil no cálculo do IDH.
Considerando-se o índice de desenvolvimento humano (IDH), que caracteriza as condições médias de vida de uma população, o Brasil ocupa a 69.a posição mundial, atrás do México e de Cuba. Em relação a esse tema, julgue os itens seguintes. As diferentes regiões brasileiras apresentam IDH distintos, em função das desigualdades regionais no país.
Nas últimas pesquisas, destacam-se mudanças no quadro demográfico brasileiro. Com referência às suas características e tendências observadas, julgue os itens que se seguem.
Uma das grandes disparidades entre as regiões brasileiras diz respeito à densidade demográfica, apesar dos intensos fluxos migratórios internos em direção aos vazios populacionais.
Nas últimas pesquisas, destacam-se mudanças no quadro demográfico brasileiro. Com referência às suas características e tendências observadas, julgue os itens que se seguem.
Observa-se no país um declínio do contingente populacional brasileiro, declínio este causado pela diminuição na taxa de natalidade do país nos últimos anos.
Nas últimas pesquisas, destacam-se mudanças no quadro demográfico brasileiro. Com referência às suas características e tendências observadas, julgue os itens que se seguem.
A taxa de fecundidade da população tem aumentado em conseqüência da melhoria do acesso aos programas públicos de saúde nas áreas urbanas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...