Questões sobre Economia

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Considerando os mapas I e II, julgue os itens que se seguem, relativos à geografia do Brasil.

A região Norte, representada no mapa I, vem sofrendo grandes transformações decorrentes do avanço da fronteira econômica na região e dos investimentos em infra-estrutura realizados pelo Estado.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando os mapas I e II, julgue os itens que se seguem, relativos à geografia do Brasil.

A região Centro-Sul, mostrada no mapa II, além de concentrar a produção industrial nacional, é, também, do ponto de vista socioeconômico, a região mais desenvolvida do país.

  • E. Errado
  • C. Certo

Considerando os mapas I e II, julgue os itens que se seguem, relativos à geografia do Brasil.

No mapa II, podem ser identificadas a delimitação das regiões geoeconômicas do país e a das áreas dos três fusos horários que compreendem o território brasileiro.

  • C. Certo
  • E. Errado

A partir das informações dos textos acima, relativas ao estado do Ceará, julgue os itens de 71 a 75.

A indústria no Ceará se desenvolveu nas últimas quatro décadas, contribuindo para o aumento do número de empregos e para o fortalecimento da economia do estado.

  • C. Certo
  • E. Errado

Leia o texto abaixo:

Com base na citação acima, pode-se afirmar que

  • A. algumas dessas economias regionais conseguiram manter seu progresso máximo até os dias atuais, como é o caso da Zona da Mata do Nordeste, que continua sendo a principal área de cultivo de cana-deaçúcar e de fabricação de seus derivados.
  • B. as áreas mais ricas e mais povoadas eram aquelas que tinham seus produtos valorizados no mercado internacional, como, por exemplo, a Zona da Mata nordestina (açúcar), algumas zonas mineiras no centro do país, o Vale do Paraíba e parte do Oeste do Estado de São Paulo (café).
  • C. o Vale do Rio São Francisco, dentre as áreas de forte economia regional, destacava-se com atividades centradas na pecuária, abastecendo a Zona da Mata, assim como as charqueadas e as fazendas do Rio Grande do Sul, que forneciam charque para a área de mineração.
  • D. a Amazônia foi um dos destaques dentre as economias regionais, no período pré-industrial, marcado pela passagem do rural para o urbano no espaço brasileiro, durante a fase áurea da borracha que se prolongou até a década de 50 do século XX, quando ocorreu a intensificação do processo de industrialização no país.

Leia com atenção o texto abaixo:

A industrialização ocorrida no Brasil em meados do século XX foi uma dessas forças propulsoras de dispersão populacional. Quanto a isso, é correto afirmar que

  • A. o processo migratório foi mais intenso no sentido Nordeste-Amazônia, porque as grandes oportunidades de trabalho estavam concentradas no Norte do país devido à implantação da Zona Franca de Manaus, onde haviam se instalado várias montadores vinculadas a grandes multinacionais.
  • B. as grandes cidades, em especial as do eixo Rio-São Paulo, eram o meio técnico apto a receber inovações tecnológicas e ramos produtivos mais avançados, consolidando-se o predomínio econômicofinanceiro no contexto do território nacional, sendo, portanto, palco de atração dos fluxos migratórios.
  • C. houve nessa época um intenso fluxo migratório no sentido campo-cidade, que provocou uma intensa urbanização terciária, quando a concentração de pessoas ocupadas ocorreu mais em serviços públicos e privados, no comércio e em empregos domésticos, entre outros, ao contrário dos demais países latino-americanos, onde a maior concentração deu-se na indústria.
  • D. as migrações também ocorriam de forma desconcentrada, como o processo de industrialização no território brasileiro, por isso, a urbanização no país ocorreu de forma equilibrada entre as regiões brasileiras.

Nas últimas décadas, intensificou-se a dominação da economia brasileira pela economia capitalista monopolista internacional, o que ocasionou significativas alterações no papel do Brasil na Divisão Internacional do Trabalho. Quanto a esse fato, podemos dizer que

  • A. os produtos ligados às indústrias têxtil, alimentar e de bebidas, os produtos minerais e os oriundos dos reinos animal e vegetal passaram a representar um volume menor de exportação em nossa balança comercial.
  • B. há, na pauta das exportações dos produtos industrializados, uma liderança do petróleo e do gás natural, seguidos de produtos siderúrgicos, eletrônicos e automóveis, embora o país importe esses mesmos produtos.
  • C. a importação brasileira nos últimos anos demonstra que o país ainda depende da importação de vários produtos industrializados, embora, em sua pauta de exportações, figurem também em lugar de destaque a exportação de produtos industrializados, a exemplo dos automóveis.
  • D. a exportação nacional nas últimas décadas não sofreu alterações significativas, uma vez que o café continua sendo nosso principal produto para o comércio exterior, seguido da soja e dos metais brutos.

O processo de integração nacional, instalado no Brasil a partir dos anos 60 (século XX), provocou intensas transformações no espaço geográfico do país, em especial na Amazônia, onde a dinâmica do espaço de circulação foi alterada de forma significativa. Sobre o assunto em questão, é correto afirmar que

  • A. a circulação de pessoas e de mercadorias no contexto regional amazônico deixou de ser feita por via fluvial, pois as grandes rodovias regionais e nacionais, como a Belém-Brasília, a Transamazônica, a Santarém-Cuiabá, a Brasília-Acre e a Manaus-Porto Velho, passaram a ser os únicos caminhos utilizados para esse fim.
  • B. a abertura dos grandes eixos rodoviários provocou uma redefinição da rede urbana amazônica, uma vez que surgiram ou se desenvolveram núcleos ao longo desses eixos, tornando mais complexo o sistema de cidades e a articulação entre elas.
  • C. cidades importantes, como Marabá (Bacia do Tocantins) e Santarém (Bacia do Tapajós), perderam a importância econômica no contexto regional, por estarem localizadas às margens de vias fluviais e muito distantes dos principais eixos rodoviários.
  • D. o espaço de circulação regional, antes centrado nas vias fluviais e ferroviárias, tornou-se menos complexo com a circulação rodoviária, que passou a ser a principal forma de circulação, graças à excelência das estradas e ao baixo custo desse tipo de transporte.

Ariovaldo Umbelino de Oliveira, em seu livro Amazônia: monopólio, expropriação e conflitos (1987, p. 96), afirma que "o estado do Pará conhece a ação de órgãos oficiais de colonização [...] desde a década de 40; no entanto, foi com o PIN (Plano de Integração Nacional) e a Transamazônica que esta ação se intensificou". A respeito do assunto, é correto afirmar que

  • A. o PIN, antes de sua adoção, foi amplamente discutido com as comunidades que seriam afetadas por ele, e o Instituto de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), ao ser implantado, considerou a realidade da região e a história dos colonos-migrantes, essa é a principal causa do sucesso do programa.
  • B. os projetos incluídos no PIN foram distribuídos harmonicamente no contexto estadual, visando garantias quanto ao domínio brasileiro nas fronteiras políticas setentrionais, o que refletia a estratégia da geopolítica militar da época.
  • C. a colonização oficial, adotada pelo PIN em relação ao Pará e à Região Amazônica, adotou uma política sistemática de remoção de trabalhadores das regiões consideradas de tensão social, como o Nordeste, para aquelas consideradas de baixa densidade demográfica, como a Amazônia.
  • D. um dos principais projetos do PIN foi o Plano Integrado de Colonização (PIC), que trouxe para o Estado, em especial para Altamira, um grande contingente de colonos oriundos basicamente do Sul e do Sudeste do país, que seriam responsáveis pela implantação do plantio da cana-de-açúcar, atividade que ainda tem sucesso nos dias atuais.

Leia o fragmento de texto abaixo:

Com base no pensamento de Trindade e Rocha, pode-se afirmar que

  • A.

    um dos espaços regionais que mais sofreu alterações foi a Amazônia Ocidental, onde o surgimento das company towns inaugura uma estrutura urbana pioneira, nunca antes vivenciada na região, trata-se de cidades planejadas para acompanhar a dinâmica dos grandes empreendimentos surgidos recentemente na região.

  • B. os grandes projetos econômicos e de infra-estrutura, pela sua especificidade, implicam profundas transformações no espaço em que foram implantados, provocando bruscas rupturas no padrão de ocupação do espaço local e nas sociedades até então existentes na região.
  • C. um dos novos arranjos espaciais da nova dinâmica regional é a hidrelétrica de Tucuruí, que surgiu em virtude principalmente de fatores ligados à região, como a necessidade do fornecimento de energia para os municípios da região do Araguaia-Tocantins, esse empreendimento estabeleceu novas relações sociais e espaciais, impondo novos recortes e uma nova regionalização.
  • D. alguns aspectos da dinâmica espacial, apesar das intensas transformações ocorridas na região, em especial no Sul e no Sudeste do Pará, conseguiram ser preservados, como o extrativismo da castanha-do-pará e dos produtos naturais e o escoamento desses produtos pela Estrada de Ferro de Tocantins.
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