Lista completa de Questões sobre Economia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
As atividades industriais exercem papel fundamental nas transformações ocorridas na organização do espaço geográfico. A foto a seguir, como material didático visual, permite a observação e a reflexão sobre:
I. A implantação de empreendimentos fabris da indústria tradicional têxtil que levou à construção de vilas operárias, contribuindo para o crescimento populacional e comercial das cidades.
II. A igreja e a praça que são construções que marcam a imponência e interesses pessoais acima dos coletivos e mostram a influência e a força do poder econômico dos coronéis e líderes políticos como benfeitores sociais.
III. A religiosidade e o lazer dos trabalhadores que são uma preocupação recente dos novos distritos industriais implantados nos pólos da globalização - tecnopólos.
IV. A indústria têxtil e de cimento que contribuíram para o crescimento urbano-industrial do município de Paulista, construindo, ampliando e mantendo, até os dias atuais, vilas operárias e demais equipamentos urbanos e educacionais.
Estão corretas
No Brasil, os indicadores sociais ainda revelam profundas desigualdades regionais, mostrando o descompasso entre crescimento econômico e condições de bem-estar social, a saber:
I. Os estados da região Nordeste concentram a maior porcentagem de famílias com rendimentos de, até, meio salário mínimo, aliados ao índice de IDH, que é de 0,8.
II. Os estados com maior número de analfabeto ou de analfabetismo funcional estão na região Sul, em flagrante contradição com o desempenho econômico.
III. Os serviços de saúde concentram-se nas áreas mais desenvolvidas do país, e, mesmo nessas regiões, as desigualdades econômicas e sociais restringem o acesso da população carente aos serviços de saúde particular.
IV. Nas regiões Nordeste e Norte, a população de baixa renda apresenta as piores condições de nutrição, de assistência materno-infantil e sanitária (saneamento básico, coleta de lixo, tratamento de água).
Estão incorretas
I, II e III.
De acordo com dados oficiais, o PIB brasileiro cresceu 243% no período 1970-2000. No mesmo período, a participação da atividade "serviços de transporte" na formação do PIB aumentou 4,97 vezes. Se, em 1970, essa participação era de 3%, então ela terá, em 2000:
Em 2004 o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro teve um crescimento de 5,2% em relação a 2003. O PIB indica
o conjunto das riquezas geradas por todas as atividades econômicas do país durante um ano.
a variação da taxa de desemprego na indústria, no comércio e no setor de serviços durante o mês.
o crescimento do setor agrícola e da safra de grãos num período de cinco anos.
a distribuição anual da renda nacional pela população economicamente ativa.
o aumento do consumo urbano de energia nas atividades industriais e comerciais.
A atual regionalização oficial proposta pelo IBGE divide o Brasil em cinco macroregiões, mas em paralelo a essa divisão aparece o sistema identificado como grandes complexos regionais: Amazônia, Nordeste e Centro-Sul. Marque a opção que melhor identifica o complexo regional Centro-Sul brasileiro, no qual Santa Catarina está inserida:
É a região de maior extensão territorial, apresentando a melhor distribuição populacional do país, desenvolvendo um padrão de vida superior em relação às outras regiões do Brasil, também expandindo suas fronteiras agrícolas, uma vez que já desenvolveu seu parque industrial.
É a região na qual teve início o processo de povoamento do país, mas apresenta fortes contrastes sociais e econômicos entre o litoral e o interior, pois a concentração populacional e industrial restringe-se às cidades litorâneas.
É, de modo geral, uma região com baixo índice econômico e social, pois está longe dos grandes centros urbanos e não conseguiu manter o seu parque industrial, devido à falta de investimentos em infra-estrutura para assegurar o desenvolvimento da região de forma permanente.
É a região do país mais desenvolvida economicamente, compreende o maior parque industrial do país e as áreas de atividades agrícolas mais desenvolvidas e abriga mais da metade da população do país, além dos maiores centros urbanos.
O mapa abaixo apresenta a divisão regional do Brasil em 5 macro-regiões, de acordo com o IBGE. Assinale a única alternativa em que a região delimitada NÃO ESTÁ corretamente caracterizada:
Região D: considerada região problema do Brasil, pois as desigualdades sociais são mais marcantes, ou seja, a miséria, o analfabetismo, a fome e a subnutrição estão presentes, mais devido à injusta estrutura sócio-econômica da região do que às suas características climáticas
Região E: região natural por excelência. A sua ocupação recente, através de grandes projetos de mineração e agropecuários, têm ocasionado sérios problemas sociais e ambientais
Região C: forte expansão econômica; agropecuária moderna com finalidade comercial; não apresenta desigualdade econômica entre os Estados
Região A: apresenta aspectos físicos, humanos e econômicos bastantes distintos, que a individualizam e diferenciam das outras regiões brasileiras, pelo seu clima, pelo seu povoamento ou pela sua estrutura econômica
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando os múltiplos aspectos do tema nele abordado, julgue os itens seguintes.
Infere-se do texto que o Brasil investe em armas muito mais do que deveria ou poderia, sobretudo se considerado o Produto Interno Bruto do país.
Os cultivos de cana-de-açúcar, soja, café e laranja passaram por uma grande modernização no país, nos últimos anos, com o uso maciço de máquinas agrícolas, fertilizantes e herbicidas. Isso se deve ao fato de que essas lavouras estão voltadas principalmente:
ao consumo interno;
à substituição de produtos importados;
ao desenvolvimento da indústria nacional;
ao comércio no Mercosul;
à geração de divisas com as exportações.
Ao longo do processo ininterrupto de organização do espaço, o homem estabeleceu um conjunto de práticas, através das quais são criadas, preservadas e alteradas as formas e as interações espaciais. A chamada marcha do café para oeste no Vale do rio Paraíba do Sul no século XIX representou para as cidades produtoras do setor fluminense do Vale a configuração prática espacial da:
fragmentação;
seletividade;
marginalização;
antecipação;
reprodução da região produtora.
"Resultado de séculos de latifúndios e de economia concentradora, a Zona da Mata (Pernambuco) possui bolsões de miséria, trabalho infantil, fome, desnutrição e desemprego absoluto". (Mariana Camarotti em Caros Amigos no 18/Setembro 2003). Esta afirmação indica que:
Devido a correta distribuição de terras, na região nordeste não acontecem invasões do MST.
A agricultura familiar é bem desenvolvida na região nordeste.
No Brasil, principalmente no nordeste, o modelo econômico capitalista só se preocupa com o lucro dos proprietários.
O povo nordestino não gosta de trabalhar, por isso tanta miséria.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...