Lista completa de Questões sobre Geografia das Sociedades para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Geografia - Geografia das Sociedades - Centro de Produção da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CEPERJ) - 2014
Basco.
Quebec.
Caxemira.
Catalunha.
Geografia - Geografia das Sociedades - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Uma teoria demográfica bastante conhecida foi publicada na Inglaterra, em 1798, pelo economista e sacerdote anglicano Thomas Robert Malthus. A respeito da teoria de Malthus, assinale a opção correta.
A teoria malthusiana define que, não ocorrendo guerras, epidemias, desastres naturais etc., a população tende a crescer segundo uma projeção aritmética, duplicando-se a cada vinte e cinco anos.
Malthus concluiu que o ritmo de crescimento populacional seria menos acelerado que o ritmo de crescimento da produção alimentar.
De acordo os neomalthusianos, quanto menor o número de habitantes de um país, maior a renda per capita e a disponibilidade de capital a ser distribuído pelos agentes econômicos.
Malthus propunha a erradicação da pobreza e da fome por meio de uma política antinatalista.
A teoria reformista representa uma adequação, ou seja, um reajustamento nos princípios das teorias malthusianas e neomalthusinas, adotando o princípio básico de ambas.
O ano de 2011 foi marcado por um conjunto de manifestações contra os regimes totalitários dos países do Norte da África e Oriente Médio tais como: Egito, Líbia, Bahrein, Tunísia e Marrocos. Nesses países desde muitas décadas a população vem sofrendo com atos de violência, falta de liberdade de imprensa e expressão. Através das manifestações, utilização da internet e das redes sociais a população vem buscando mudar essa tradicional situação, em busca do liberalismo e dos direitos humanos, em alguns desses países já ocorreu à queda dos presidentes como no Egito e na Líbia. O nome dado a esse movimento abordado no texto é:
Primavera no Deserto.
Primavera de Veludo.
Primavera Islâmica.
Primavera Árabe.
Haiti e Cuba são países latino-americanos localizados na região das Grandes Antilhas. O Haiti tornou-se independente após uma revolução de escravos ocorrida em 1804, sendo posteriormente ocupado pelos EUA. Cuba, após sucessivas batalhas para tornar-se independente, só conseguiu este feito em 1902, após influência decisiva dos EUA. Ao analisarmos a geografia desses dois países, podemos considerar coincidências:
Localizam-se no Caribe, sofreram colonização de exploração, tornaram-se independentes na mesma época e, na atualidade, encontram-se bem estruturados, sendo considerados em desenvolvimento.
Localizam-se na América do Sul, sofreram exploração colonial de base mineral, tiveram forte influência dos Estados Unidos em seus processos de independência e, na atualidade, enfrentam sérios problemas econômicos.
Localizam-se no Caribe, sofreram exploração colonial de base agrícola, tiveram forte influência dos Estados Unidos em seus processos de independência e, na atualidade, enfrentam sérios problemas políticos e econômicos.
Localizam-se no istmo da América Central, sofreram colonização de exploração tornaram-se independentes na mesma época e, na atualidade, enfrentam problemas de instabilidade política.
Segundo classificação desenvolvida pelo Globalization and World Cities (GaWC), rede de pesquisas da globalização e das cidades globais sediada no Departamento de Geografia da Universidade de Loughborough (Reino Unido), em 2008 havia 129 cidades globais. Essa pesquisa classificou-as em três níveis (alfa, beta e gama), com seus subníveis de acordo com a densidade e a qualidade de sua infraestrutura, a oferta de bens e serviços e, consequentemente, a capacidade de polarização de cada uma delas sobre os fluxos regionais e mundiais. (MOREIRA, J. C.; SENE, E. de. Geografia Geral e do Brasil. Espaço Geográfico e Globalização. São Paulo: Scipione, 2010, p. 614).
A partir das ideias do texto acima e dos conhecimentos sobre os estudos do GaWC, analise os itens a seguir:
I- Londres, Los Angeles, Osaka e Genebra são cidades globais do tipo alfa.
II- Milão, San Francisco, Tóquio e Roma são cidades globais do tipo beta.
III- Bristol, Doha, Nagoya e Marselha são cidades globais do tipo gama.
Assinale:
Apenas o item I está totalmente correto
Apenas o item II está totalmente correto
Apenas o item III está totalmente correto
Apenas os itens I e II estão totalmente corretos
Apenas os itens I e III estão totalmente corretos
A América do Sul se estende por diferentes latitudes e possui formas de relevo variadas. Isso proporciona a atuação e o desenvolvimento de diferentes sistemas atmosféricos, os quais contribuem para a não homogeneidade climática da região. São características da região do sertão nordestino brasileiro (R7):
precipitação praticamente homogênea ao longo do ano e com baixo total anual (inferior a 350 mm/ano).
precipitação praticamente homogênea ao longo do ano e com elevado total anual (1.050 -1.750 mm/ano).
máximos de precipitação no verão e mínimos no inverno, mas os totais são reduzidos (entre 200 e 500 mm/ano).
máximos de precipitação no verão e mínimos no inverno, com total anual variando de 350-700 mm/ano, exceto em uma sub-região onde ocorre variação de 700 a 1.400 mm/ano.
máximos de precipitação no primeiro semestre do ano e com total anual variando em cada sub-região, de 1.500 a 2.000 mm/ano.
As cidades globais
apresentam uma forte centralização de processos políticos de tomada de decisões.
estão espacialmente concentradas nos hemisférios norte-ocidental.
tendem a homogeneizar a infraestrutura devido ao intercâmbio que mantêm entre si.
mantêm poucas relações entre si, mas fortes relações com as metrópoles de seus países.
têm peso político e econômico semelhante, diferindo apenas no número de habitantes.
Leia algumas manchetes da mídia.
Governo da Líbia rejeita cessar fogo com rebeldes.
Presidente do Iêmen discursa e dá a entender que não sai.
Presidente da Síria cria comitê para estudar fim da lei de emergência.
Nas orientações curriculares do MEC para o Ensino Médio na disciplina Geografia, os três temas destacados na mídia poderiam ser abordados no eixo temático:
As questões ambientais, resultantes dos processos de apropriação dos recursos naturais em diferentes escalas e sua conotação geopolítica.
O futuro dos espaços agrários, a globalização, a modernização da agricultura no período técnico-científico informacional e a manutenção das estruturas agrárias tradicionais.
As diferentes fronteiras e a organização da geografia política do mundo atual, Estado e organização do território.
Estrutura e dinâmica de diferentes espaços urbanos e o modo de vida na cidade, o desenvolvimento da Geografia Urbana mundial.
Produção e organização do espaço geográfico e mudanças nas relações de trabalho, inovações técnicas e tecnológicas e as novas geografias.
O envelhecimento populacional é um fenômeno recente na história da humanidade. O desafio é e será incluir na agenda de desenvolvimento socioeconômico dos países políticas para promover o envelhecimento ativo, possibilitando qualidade aos anos adicionados à vida. Neste sentido, na agenda política do país,
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...