Questões sobre Geografia Econômica

Lista completa de Questões sobre Geografia Econômica para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

SETOR TERCIÁRIO NO BRASIL

Na classificação da estrutura econômica, dividem-se as atividades em três principais setores: o primário (produção de matérias-primas), o secundário (atividade industrial, fontes de energia e transportes) e o terciário (comércio e serviços). Esse último setor vem ganhando cada vez mais atenção no Brasil, haja vista que é o que mais cresce tanto na produção de riquezas quanto na geração de empregos.

Desde a segunda metade do século XX, o setor terciário no Brasil vem apresentando uma acelerada expansão, totalizando atualmente a maior parte da produção econômica do país. Na década de 1950, esse setor totalizava pouco menos de 50% do PIB (Produto Interno Bruto) e menos de 30% do total de empregos. Atualmente, esses números elevaram-se, respectivamente, para 75% e 68,5%.

A expansão do setor de serviços é uma tendência mundial, que está relacionada principalmente com o crescimento das cidades, das populações e da renda, o que aumenta a demanda para a atividade comercial e também para a prestação de serviços. Além disso, a mecanização e robotização cada vez maiores da agricultura e da indústria transferem e concentram a mão de obra para esse setor.

No caso brasileiro, curiosamente, o crescimento do setor terciário está diretamente relacionado com o crescimento do setor secundário, pois a industrialização, além de demandar uma correspondente oferta de serviços e atividades comerciais, também intensifica o processo de urbanização. E é nas áreas urbanas que as atividades relacionadas com o setor de serviços no Brasil concentram-se.

Essa correlação é tão explícita que o setor terciário no Brasil se concentra exatamente nas áreas onde a industrialização concentrou-se historicamente: os grandes eixos populacionais da região Sudeste, sobretudo Rio de Janeiro e São Paulo. Ao mesmo tempo, à medida que se deslocam as indústrias e crescem as cidades médias e metrópoles regionais, cresce também o setor terciário nessas localidades.

Anteriormente, o setor terciário era tido como um setor improdutivo ou com baixas perspectivas de crescimento e geração de oportunidades na área profissional, o que se mostra totalmente diferente hoje. Esse crescimento é chamado de terciarização da economia, algo cada vez mais difundido no Brasil e no mundo, graças, principalmente, à consolidação do processo de globalização e às suas demandas.

É importante, por fim, que não se confunda os termos “terciarização” e “terceirização”. O primeiro representa o crescimento do setor terciário, ao passo que o segundo designa a transferência de serviços e mão de obra de uma organização para outra, geralmente por contratação.

Por Rodolfo F. Alves Pena. Adaptado. Disponível em: https://bit.ly/32ffwON.
Leia o texto 'SETOR TERCIÁRIO NO BRASIL' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:
I. Algumas mudanças tecnológicas em outros setores favoreceram a terceirização da economia. A mecanização e a robotização cada vez maiores da agricultura e da indústria, por exemplo, transferiram e concentraram toda a mão de obra nacional no setor terciário, afirma o texto.
II. O setor terciário vem ganhando cada vez mais atenção no Brasil, haja vista que é o que mais cresce tanto na produção de riquezas quanto na geração de empregos, de acordo com o texto.
III. O texto destaca a importância de não se confundir os termos “terciarização” e “terceirização”. O primeiro representa o crescimento do setor terciário, ao passo que o segundo designa a transferência de serviços e mão de obra de uma organização para outra, geralmente por contratação.
Marque a alternativa CORRETA:

    A) Nenhuma afirmativa está correta

    B) Apenas uma afirmativa está correta.

    C) Apenas duas afirmativas estão corretas.

    D) Todas as afirmativas estão corretas.

A ocorrência das chamadas guerras fiscais é um fenômeno comum no mundo atual. No Brasil, o fortalecimento a autonomia dos Estados da federação aumentou sua ocorrência. Em linhas gerais a guerra fiscal pode ser descrita como:

    A) Disputa fiscal que visa transferir impostos da indústria e comércio para o consumidor comum, que mantém estável a inflação, mas diminui o poder de compra do cidadão.

    B) Disputa baseada em incentivos fiscais para que empresas e setores comerciais se instalem num determinado lugar, reduzindo, por outro lado, a arrecadação de impostos.

    C) Disputa entre setores do comércio que na tentativa de diminuir os gastos com custos fiscais passam a transportar ilegalmente determinados tipos de produtos.

    D) Disputa entre diferentes níveis do comércio e indústria que visam burlar os custos fiscais de produção e serviços, como taxas gastas com direitos trabalhistas ou taxas fiscais de circulação de mercadorias.

A União Europeia (UE), criada em 1958, é uma união de países europeus que buscam a cooperação para a realização de objetivos em comum. Sobre a UE, analise as afirmativas abaixo e, diante de cada uma, escreva V, para as verdadeiras, e F, para as falsas:
( ) Um dos maiores feitos da UE foi a chamada Área Schengen, que é a política (acordo) de livre movimento entre fronteiras internas, a qual permite que todo e qualquer cidadão circule livremente, por turismo ou trabalho, pelos países constituintes do acordo, que não necessariamente fazem parte da União Europeia. ( ) Os critérios para entrar na UE são quatro: 1. Cumprir com as regras e os padrões da UE; 2. Ter o consentimento das instituições da UE e dos países membros; 3. Ter o consentimento dos cidadãos do país candidato, expresso por referendo ou pelo parlamento nacional; 4. Adotar o euro como moeda oficial. ( ) Os países que desejarem fazer parte da UE devem seguir o chamado Critério de Copenhagen, que afirma que os países candidatos devem ter instituições estáveis que garantam a democracia, o funcionamento da lei, direitos humanos e respeito e proteção às minorias; uma economia de mercado funcional e capacidade de lidar com a competição e as forças de mercado da UE; a habilidade de implementar de modo efetivo as obrigações da filiação, incluindo a adesão dos objetivos da união política, monetária e econômica.
Assinale a alternativa com a sequência correta:

    A) V – F – V.

    B) F – V – F.

    C) V – F – F.

    D) V – V – V.

    E) F – V – V.

A conferência de Bretton Woods, em 1944 teve como reflexos:

    A) cada país seria obrigado a adotar uma política monetária que mantivesse a taxa de câmbio de suas moedas dentro de determinado valor indexado ao dólar;

    B) criação do Fundo Monetário Internacional (FMI);

    C) criação do Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD) que hoje faz parte do Grupo Banco Mundial;

    D) no terreno político, uma consequência foi a criação das Nações Unidas (ONU);

    E) todas as alternativas estão corretas.

O Neoliberalismo surgiu na Europa e América do Norte como uma reação ao Estado Intervencionista e ao Estado de Bem-estar Social. Ele não é uma unanimidade mundial. Existiu um grupo, representantes da politica social democrata europeia, que prometia promover a justiça social, denominada Terceira via. Indique a alternativa que apresenta seus representantes:

    A) Tony Blair (Reino Unido) e Bill Clinton (EUA);

    B) Gerhard Schroeder (Alemanha) e Margareth Tchatcher (Reino Unido);

    C) Lionel Jospin (França) e Tony Blair (Reino Unido);

    D) Jorge W. Bush (EUA) e Lionel Jospin (França);

    E) Margareth Tchatcher (Reino Unido) e Jorge W. Bush (EUA).

Com novas tecnologias e ampliação dos mercados consumidores, os grandes capitalistas procuraram comprar ou falir concorrentes. Nasce aí as holdings, caracterizadas por:

    A) fusão de várias empresas em uma única, que passa a regular a oferta e a impor os preços finais;

    B) associação de várias empresas a uma grande empresa;

    C) uma holding centraliza e controla suas associadas e detém a maior parte de suas ações;

    D) são acordo entre empresas independentes do mesmo ramo que, para evitar os desgastes da concorrência dividem o mercado entre si e fixam preços comuns;

    E) os itens B e C são complementares e estão corretos.

A Europa sempre esteve na vanguarda dos acontecimentos. Foi ela que dominou e influenciou outros continentes. O capitalismo teve origem no continente europeu mas expandiu-se a outros continentes, através:

    A) do Renascimento;

    B) das Cruzadas;

    C) das Grandes Navegações;

    D) das Reformas Religiosas;

    E) do Imperialismo do século XIX.

Hoje, sem dúvidas a União Europeia está entre as primeiras colocadas no que se refere ao volume mundial tanto de exportações quanto de importações, conta com mais de uma dezena de países membros. Sua origem está no Mercado Comum Europeu (MCE) que teve originalmente, quais países:

    A) França, Itália e Dinamarca;

    B) Alemanha Oriental, Suíça e França;

    C) Alemanha Ocidental, Holanda e França;

    D) França, Itália e Portugal;

    E) Alemanha Ocidental, França e Itália.

O bloqueio do Canal de Suez não afeta apenas a indústria de transporte marítimo global, mas inúmeros outros negócios e até mesmo economias nacionais. Cerca de 12% do comércio global, aproximadamente 1 milhão de barris de petróleo e em torno de 8% do gás natural liquefeito passam pelo canal todos os dias. Assinale a alternativa que melhor representa o Canal de Suez:

    A) O Canal de Suez é de extrema importância para a comercialização da soja e carne brasileira com a Europa e África, sendo a principal via por onde passam esses produtos.

    B) O Canal de Suez se localiza entre a Espanha (Europa) e Marrocos (África).

    C) O Canal de Suez é conhecido principalmente por ser um atalho entre a Ásia e a Oceania.

    D) O Canal de Suez ficou bloqueado em março de 2021, pois um navio encalhou resultando no impedimento da passagem de outros navios.

Os blocos econômicos consistem especialmente no processo de facilitação do desenvolvimento da atividade comercial entre os membros. Dessa forma, os países-membros realizam entre si a venda de produtos e permitem o tráfego de informações, bens e pessoas, além de dificultaram a entrada de produtos de países que não são membros por meio da criação de barreiras comerciais. Assinale a alternativa correta onde informa como os primeiros blocos surgiram:

    A) Com o tempo e a evolução do liberalismo.

    B) Com o aumento de tarifas comerciais.

    C) Com o tempo e a evolução do socialismo.

    D) Com a redução de tarifas comerciais.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...