Questões sobre Geografia Física

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Analise as afirmativas a seguir:


I. No Brasil, até o início da década de 1930, devido ao modelo primário-exportador predominante, a configuração das atividades econômicas era concentrada na região Norte e com ampla interdependência das demais regiões do país e do mercado externo.


II. Os planaltos sedimentares são formados por rochas vulcânicas, o que resultou do rebaixamento das regiões de bacias sedimentares provocada por agentes exógenos de modificação do relevo (exemplo: antropomorfismo). As rochas sedimentares, por sua vez, são rochas formadas através da ação vulcânica.


Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Analise as afirmativas a seguir:


I. No Brasil, a distribuição espacial dos totais médios anuais de chuva coloca em foco os dois grandes contrastes pluviométricos do país: o sertão nordestino, com as mais elevadas médias, e a região norte, com os mais baixos índices. Essa característica, por sua vez, mostra-se diretamente relacionada ao tipo de vegetação encontrada em cada uma dessas regiões.


II. As ilhas de calor representam um fenômeno mais perceptível à noite. Ele é causado pela ação do homem e consiste na diminuição da temperatura de uma área urbana em relação ao seu entorno, ou seja, as regiões urbanas são uma espécie de “ilha” fria quando comparado com a área à sua volta.


Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Formação dos solos

Fonte: https://bit.ly/3ftGMiG (adaptado).

Cada rocha e cada maciço rochoso se decompõem de uma forma própria. Porções mais fraturadas se decompõem mais intensamente do que as partes maciças e certos constituintes das rochas são mais solúveis que outros. Também as rochas que se dispõem em camadas possuem particularidades, respondendo ao intemperismo de forma diferente para cada camada, resultando numa alteração diferencial. Nelas, o material decomposto pode ser transportado pela água, pelo vento etc.

A decomposição é um fenômeno importante para a formação dos solos, os quais são misturas complexas de materiais inorgânicos e resíduos orgânicos parcialmente decompostos. Para o homem, em geral, a formação do solo é um dos mais importantes produtos do intemperismo. Eles diferem grandemente de área para área, não só em quantidade (espessura de camada), mas também qualitativamente.

Os agentes de intemperismo estão continuamente em atividade, alterando os solos e transformando as partículas em outras cada vez menores. O solo propriamente dito é a parte superior do manto de intemperismo, assim, as partículas diminuem de tamanho conforme se aproximam da superfície.

Os fatores mais importantes na formação do solo são: a ação de organismos vivos; a rocha de origem; o tempo (estágio de desintegração/decomposição); o clima adequado; e as condições topográficas.
Leia o texto 'Formação dos solos' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:
I. O texto leva o leitor a entender que as porções mais fraturadas de rochas se decompõem mais lentamente do que as partes maciças, e todos os constituintes das rochas possuem o mesmo grau de solubilidade.
II. O texto leva o leitor a inferir que o solo propriamente dito é a parte superior do manto de intemperismo, assim, as partículas diminuem de tamanho conforme se aproximam da superfície.
III. O texto leva o leitor a concluir que os agentes de intemperismo estão continuamente em atividade, alterando os solos e transformando as partículas em outras cada vez maiores.
Marque a alternativa CORRETA:

    A) Nenhuma afirmativa está correta

    B) Apenas uma afirmativa está correta.

    C) Apenas duas afirmativas estão corretas.

    D) Todas as afirmativas estão corretas.

Formação dos solos

Fonte: https://bit.ly/3ftGMiG (adaptado).

Cada rocha e cada maciço rochoso se decompõem de uma forma própria. Porções mais fraturadas se decompõem mais intensamente do que as partes maciças e certos constituintes das rochas são mais solúveis que outros. Também as rochas que se dispõem em camadas possuem particularidades, respondendo ao intemperismo de forma diferente para cada camada, resultando numa alteração diferencial. Nelas, o material decomposto pode ser transportado pela água, pelo vento etc.

A decomposição é um fenômeno importante para a formação dos solos, os quais são misturas complexas de materiais inorgânicos e resíduos orgânicos parcialmente decompostos. Para o homem, em geral, a formação do solo é um dos mais importantes produtos do intemperismo. Eles diferem grandemente de área para área, não só em quantidade (espessura de camada), mas também qualitativamente.

Os agentes de intemperismo estão continuamente em atividade, alterando os solos e transformando as partículas em outras cada vez menores. O solo propriamente dito é a parte superior do manto de intemperismo, assim, as partículas diminuem de tamanho conforme se aproximam da superfície.

Os fatores mais importantes na formação do solo são: a ação de organismos vivos; a rocha de origem; o tempo (estágio de desintegração/decomposição); o clima adequado; e as condições topográficas.
Leia o texto 'Formação dos solos' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:
I. O texto procura destacar que são fatores importantes na formação do solo, entre outros, a ação de organismos vivos; a rocha de origem; e o tempo (estágio de desintegração/decomposição).
II. A decomposição é um fenômeno importante para a formação dos solos, os quais são misturas complexas de materiais inorgânicos e resíduos orgânicos parcialmente decompostos, conforme sugere o texto.
III. O texto sugere que as rochas que se dispõem em camadas possuem particularidades, respondendo ao intemperismo de forma diferente para cada camada, resultando numa alteração diferencial.
Marque a alternativa CORRETA:

    A) Nenhuma afirmativa está correta.

    B) Apenas uma afirmativa está correta

    C) Apenas duas afirmativas estão corretas.

    D) Todas as afirmativas estão corretas.

Analise as afirmativas a seguir:
I. No Brasil, a distribuição espacial dos totais médios anuais de chuva coloca em foco os dois grandes contrastes pluviométricos do país: a região norte, com as mais elevadas médias, e o sertão nordestino, com os mais baixos índices. Essa característica, por sua vez, mostra-se diretamente relacionada ao tipo de vegetação encontrada em cada uma dessas regiões e interfere na disponibilidade de recursos hídricos para a as populações dessas regiões do Brasil.
II. A influência das monções sobre o regime de chuvas é grande, devido ao transporte de vapor d’água do oceano para o continente. Os ventos mais úmidos que chegam ao continente ascendem, formam nuvens convectivas e, consequentemente, chuvas torrenciais e com grandes volumes.
III. A atmosfera terrestre exerce sobre a superfície uma determinada força por unidade de área, conhecida como pressão atmosférica. Ela é o resultado de um fenômeno físico decorrente da composição homogênea da atmosfera, ou seja, a pressão é relacionada à presença de oxigênio no ar. Essa pressão é determinada pelo peso exercido por uma coluna de ar, com secção reta e de área unitária, que se encontra acima do observador, em um dado instante e local.
Marque a alternativa CORRETA:

    A) Nenhuma afirmativa está correta

    B) Apenas uma afirmativa está correta.

    C) Apenas duas afirmativas estão corretas.

    D) Todas as afirmativas estão corretas.

A vegetação da floresta amazônica divide-se em diferentes tipos. Desse modo, leia o trecho e responda:
“Estas matas estão situadas em terrenos mais baixos, e por este motivo estão quase sempre inundadas. Nelas a vegetação é baixa: arbustos, cipós e musgos são exemplos de plantas comuns nestas áreas, e nela encontra-se a vitória-régia, um dos símbolos da Amazônia.”
A descrição se refere:

    A) Matas de várzea.

    B) Matas de mangue.

    C) Matas de igapó.

    D) Matas de charcos.

No Ensino Fundamental, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) - Componente Curricular: Geografia, aponta o objeto de conhecimento “Relações entre os componentes físico-naturais” a ser trabalhada com os alunos do sexto ano do Ensino Fundamental. De tal forma, ao desenvolver este objeto de conhecimento, espera-se que os alunos desenvolvam a seguinte habilidade:

    A) Descrever os movimentos do planeta e sua relação com a circulação geral da atmosfera, o tempo atmosférico e os padrões climáticos.

    B) Estabelecer relações entre os processos de industrialização e inovação tecnológica com as transformações socioeconômicas do território brasileiro.

    C) Interpretar e elaborar mapas temáticos e históricos, inclusive utilizando tecnologias digitais, com informações demográficas e econômicas do Brasil (cartogramas), identificando padrões espaciais, regionalizações e analogias espaciais.

    D) Elaborar e interpretar gráficos de barras, gráficos de setores e histogramas, com base em dados socioeconômicos das regiões brasileiras.

Um banco de dados com informações detalhadas sobre mais de 54 mil compostos oriundos da biodiversidade brasileira foi criado por meio de uma colaboração entre o Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista (IQ-Unesp) em Araraquara e o Chemical Abstracts Service (CAS) – divisão da Sociedade Americana de Química. O processo de sistematização das informações acaba de ser concluído. Ao encontro dessa temática, afirma-se:


I- O Brasil passa a ser detentor da segunda maior base de dados sobre produtos naturais do mundo, atrás apenas da China.

II- Disponível em plataforma on-line e gratuita, o banco de dados reúne informações sobre ocorrência, estrutura química, dados analíticos e química medicinal, além de contar com uma relação de artigos publicados sobre cada elemento.

III- Em razão de sua rica biodiversidade, o país conta com enorme potencial para a produção de conhecimento e de produtos com valor agregado.


É correto o que se afirma em:

    A) I, II e III.

    B) I, apenas.

    C) II, apenas.

    D) III, apenas.

    E) II e III, apenas.

Os colhedores de flores do Brasil tornaram-se Patrimônio Agrícola Mundial. O registro, criado em 2002, pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), distingue lugares onde a produção tradicional trabalha em prol da segurança alimentar das comunidades, respeitando a biodiversidade e a vida selvagem. A FAO reconheceu, em 12/3/2020, o sistema de colheita de flores "sempre-vivas", como "um engenhoso sistema de patrimônio agrícola mundial". Esta foi a primeira vez que a agência das Nações Unidas distinguiu o Brasil. Já houve reconhecimento de registro de patrimônio agrícola mundial em 22 países. Isso posto, o reconhecido sistema de colheita de flores "sempre-vivas" está em:

    A) Santa Catarina.

    B) São Paulo.

    C) Minas Gerais.

    D) Sergipe.

    E) Pernambuco.

O movimento das marés é um dos fenômenos mais conhecidos e regulares do oceano, as águas geralmente sobem e descem em uma certa frequência durante o dia, ocorrendo, portanto, preamares (maré alta) e baixamares (maré baixa). Quando próxima de rios, ela pode ser chamada de maré enchente (preamar) e maré vazante (baixa-mar). A classificação de marés leva em conta a frequência das cheias e baixas e a altura da maré. Isso posto, sobre as marés e sua classificação, analise as afirmativas abaixo e identifique as corretas:
I- A maré conhecida como diurna apresenta uma baixa e uma alta, com alturas aproximadamente iguais em cada dia lunar. II- Na maré semidiurna, acontecem duas preamares e duas baixa-mares com alturas aproximadamente iguais em cada dia lunar. III- A maré mista é conhecida por apresentar duas preamares e duas baixa-mares, porém com alturas significativamente diferentes em cada dia lunar.
É correto o que se afirma em:

    A) I, apenas.

    B) II, apenas.

    C) I, II e III.

    D) II e III, apenas.

    E) III, apenas.

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