Questões sobre Geopolítica

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  • A.

    aos projetos de constituição de novos estados na região Norte.

  • B.

    à relação entre o consumo cotidiano e a sustentabilidade ambiental.

  • C.

    aos interesses por trás da campanha de internacionalização da Amazônia.

  • D.

    à futura transformação da Amazônia no celeiro do mundo.

No que concerne a desenvolvimento nacional, especialmente com ralação à infraestrutura e a fatores críticos para o crescimento sustentável do país a taxas mais elevadas, julgue os próximos itens.

O modelo de desenvolvimento adotado pelo Brasil desde a Era Vargas e os anos JK, consolidado pelo regime militar e praticamente inalterado desde então, determina que as ações voltadas para a ampliação da infraestrutura sejam assumidas pelo poder público, ficando inviabilizada a participação da iniciativa privada no setor.

  • C. Certo
  • E. Errado

Embora mais de trinta anos separem a época de Juscelino Kubitschek da de Fernando Henrique Cardoso, alguns aspectos da política empreendida entre os anos de 1994 e 2002 recordam aquelas políticas. No entanto, também podem ser apontadas grandes diferenças entre as políticas adotadas por FHC, sendo uma delas

  • A.

    a recuperação do chamado Estado do Bem-Estar social.

  • B.

    a redução das medidas neoliberais, que eram uma das marcas de JK.

  • C.

    o abandono dos programas de planejamento espacial.

  • D.

    a redução das importações de bens que concorressem com os nacionais.

  • E.

    o fato do papel do Estado deixar de ser central nos investimentos.

  • A.

    clima tropical – crescimento vegetativo – poluição atmosférica.

  • B.

    densidade demográfica – periferia – desemprego.

  • C.

    área de risco – bolsão de pobreza – desigualdade social.

  • D.

    expectativa de vida – ilha de calor – latossolos.

  • E.

    rochas cristalinas – taxa de mortalidade infantil – subemprego.

  • A.

    as migrações inter-regionais, principalmente o fluxo de migrantes nordestinos para a cidade de São Paulo, na década de 1980.

  • B.

    o crescimento das cidades médias no Brasil, a partir da década de 1970, como resultado da desconcentração industrial.

  • C.

    a importância do transporte rodoviário na construção do espaço brasileiro, principalmente a partir da década de 1950.

  • D.

    os problemas das grandes cidades brasileiras, com destaque para a questão da mobilidade urbana e os transportes coletivos.

  • E.

    as características do relevo brasileiro e sua influência na organização do sistema de transportes de cargas e passageiros.

Sobre as leis que dispõem sobre o Sistema Nacional de Defesa Civil – SINDEC, assinale a opção incorreta.

  • A.

    O Fundo Especial para Calamidades Públicas - Funcap, de natureza contábil e financeira, terá como finalidade custear ações de reconstrução em áreas atingidas por desastres nos entes federados que tiverem a situação de emergência ou estado de calamidade pública reconhecidos.

  • B.

    Caberá aos municípios elaborar carta geotécnica de aptidão à urbanização, estabelecendo diretrizes urbanísticas voltadas para a segurança dos novos parcelamentos do solo urbano.

  • C.

    Para coordenar e integrar as ações do SINDEC em todo o território nacional, a Secretaria Nacional de Defesa Civil manterá um centro nacional de gerenciamento de riscos e desastres, com a finalidade de agilizar as ações de resposta, monitorar desastres, riscos e ameaças de maior prevalência.

  • D.

    O SINDEC contará com Grupo de Apoio a Desastres–GADE, vinculado à Secretaria Nacional de Defesa Civil, formado por equipe multidisciplinar, mobilizável a qualquer tempo, para atuar nas diversas fases do desastre em território nacional ou em outros países.

  • E.

    Compete ao Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres – CENAD, a coordenação do SINDEC, ficando responsável por sua articulação, coordenação e supervisão técnica. Para o funcionamento integrado do SINDEC, os Estados, Distrito Federal e Municípios encaminharão ao CENAD informações atualizadas a respeito das respectivas unidades locais responsáveis pelas ações de defesa civil em suas jurisdições.

Desde a última década do século passado, têm sido intensificados os esforços para diminuição dos desastres associados às causas naturais. Sobre esse assunto são feitas algumas afirmativas. Marque com V a(s) verdadeira(s) e com F a(s) falsa(s) e, ao final, assinale a opção correta.

( ) No Brasil, dos desastres associados a causas naturais, os mais frequentes são as inundações seguidas dos escorregamentos, no entanto, os escorregamentos são, dos desastres, os que mais causam mortes.

( ) Carta de risco é o mesmo que uma carta de probabilidade de ocorrência de um evento perigoso.

( ) A preparação da carta de suscetibilidade de deslizamento é normalmente baseada em duas premissas: que o passado é um guia para o futuro, de modo que existe a probabilidade de ocorrer deslizamentos no futuro em áreas que passaram por deslizamentos no passado; e que, em áreas com topografia, geologia ou geomorfologia similares a áreas onde ocorreram deslizamentos no passado, também existe a probabilidade de ocorrer deslizamentos no futuro.

( ) A metodologia Zermos (zonas expostas a movimentação de solo) foi adotada pelo serviço geológico alemão e é empregada em áreas com acentuadas variações nas inclinações das encostas por serem zonas com maior possibilidade de movimentação de materiais geológicos.

( ) As cartas de risco devem ser elaboradas tomandose como base documentos relacionados aos eventos perigosos, aos elementos de ocupação e à vulnerabilidade dos elementos diante do evento perigoso.

  • A.

    V, F, F, V, V

  • B.

    V, V, F, F, F

  • C.

    F, F, F, F, V

  • D.

    V, F, V, V, F

  • E.

    V, F, V, F, V

Em 2008, o JTC1 - Comitê Técnico de Deslizamentos e Encostas Artificiais das Associações Internacionais ISSMGE (Associação Internacional de Mecânica dos solos e engenharia Geotécnica), IAEG (Associação Internacional de Geologia de Engenharia e Ambiental) e ISRM (Associação Internacional de Mecânica das Rochas) publicaram um “manual para o zoneamento de suscetibilidade, perigo e risco de deslizamentos para o planejamento do uso do solo”, objetivando atender à necessidade de uma terminologia unifi cada em zoneamento de suscetibilidade, perigo e risco para que o zoneamento em qualquer área possa ser comparado de forma semelhante a zonas de áreas adjacentes e para assegurar que passos fundamentais de avaliação sejam propriamente considerados e aplicados no gerenciamento de áreas propensas a deslizamentos. Com base nesta publicação, são feitas algumas afi rmativas a seguir. Marque com V a(s) verdadeira(s) e com F a(s) falsa(s) e, ao final, assinale a opção correta.

( ) Risco é uma condição com o potencial de causar uma consequência indesejável. A descrição de um risco de deslizamento deve incluir o local, volume (ou área), classificação e velocidade dos deslizamentos em potencial e materiais destes resultantes, e a probabilidade de sua ocorrência dentro de um período de tempo determinado.

( ) Vulnerabilidade é o grau de perda para um dado elemento ou grupo de elementos dentro da área afetada pelo deslizamento. É expressa numa escala de zero (sem perda) até um (perda total).

( ) Perigo é uma medida da probabilidade e severidade de um efeito adverso à saúde, propriedade ou meio ambiente.

( ) São elementos em risco a população, prédios e construções, atividades econômicas, serviços públicos, outros tipos de infraestrutura e valores do meio ambiente na área que é potencialmente afetada pelo perigo do deslizamento.

( ) Suscetibilidade de deslizamento é o resultado de uma análise quantitativa ou qualitativa da classifi cação, volume (ou área) e distribuição espacial de deslizamentos que existem ou podem ocorrer em uma área.

  • A.

    V, V, V, F, F

  • B.

    V, V, F, F, F

  • C.

    F, V, F, F, V

  • D.

    F, V, F, V, V

  • E.

    V, F, V, F, V

Em vários países, metodologias de elaboração de cartas geotécnicas se desenvolveram e, apesar de seguirem as premissas da Associação Internacional de Geologia de Engenharia e Ambiental - IAEG, têm características peculiares para sua elaboração e apresentação. Por um lado, existem as metodologias que adotam o conceito de unidade de paisagem ou de avaliação de terrenos que optam por carta de síntese e, por outro, as metodologias que utilizam cartas analíticas dos componentes básicos e geram cartas de zoneamento geotécnico para diversas finalidades, conhecidas como multitemática. Sobre esse assunto são feitas algumas afi rmativas. Marque com V a(s) verdadeira(s) e com F a(s) falsa(s) e, ao final, assinale a opção correta.

( ) A metodologia PUCE (Pattern-Unit-Component- Evaluation), da Austrália, é uma metodologia de avaliação dos terrenos baseada em dados predominantemente geomorfológicos, associados a outros, como os de solos e uso do solo.

( ) O Instituto Geológico e Geográfi co do Estado de São Paulo utiliza procedimentos metodológicos de avaliação de terreno com base principalmente na geomorfologia.

( ) Cartas de suscetibilidade são comuns nas metodologias de avaliação de terreno.

( ) A metodologia francesa se caracteriza pela elaboração de cartas de fatores formando um conjunto de documentos básicos os quais são interpretados para elaboração de cartas de aptidão.

( ) A metodologia da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo, proposta por Zuquette e Gandolfi , é basicamente uma metodologia multitemática.

  • A.

    V, V, F, V, V

  • B.

    V, F, F, F, V

  • C.

    F, F, V, F, V

  • D.

    V, V, F, V, F

  • E.

    V, F, V, V, F

As cartas geotécnicas são realizadas para atender às mais diversas finalidades diagnósticas e prognósticas para apoiar o planejamento e a orientação para intervenções estruturais ou não estruturais. Sobre esse assunto são feitas algumas afirmativas. Marque com V a(s) verdadeira(s) e com F a(s) falsa(s) e, ao final, assinale a opção correta.

( ) Cartas geotécnicas de suscetibilidade a movimento de massa é o mesmo que cartas de risco ao deslizamento.

( ) Cartas de aptidão ou adequabilidade são utilizadas como instrumentos úteis à política de ordenamento territorial.

( ) Cartas de suscetibilidade devem ser feitas para orientar a elaboração de estudos de risco.

( ) Carta de risco é o mesmo que carta de probabilidade de ocorrência de eventos perigosos.

( ) Cartas de perigo são feitas com base em medidas da frequência de ocorrência do evento perigoso.

  • A.

    V, F, F, V, V

  • B.

    V, V, V, F, F

  • C.

    F, V, F, V, F

  • D.

    F, V, V, F, V

  • E.

    F, F, V, F, V

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