Lista completa de Questões sobre Geopolítica para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
aos projetos de constituição de novos estados na região Norte.
à relação entre o consumo cotidiano e a sustentabilidade ambiental.
aos interesses por trás da campanha de internacionalização da Amazônia.
à futura transformação da Amazônia no celeiro do mundo.
No que concerne a desenvolvimento nacional, especialmente com ralação à infraestrutura e a fatores críticos para o crescimento sustentável do país a taxas mais elevadas, julgue os próximos itens.
O modelo de desenvolvimento adotado pelo Brasil desde a Era Vargas e os anos JK, consolidado pelo regime militar e praticamente inalterado desde então, determina que as ações voltadas para a ampliação da infraestrutura sejam assumidas pelo poder público, ficando inviabilizada a participação da iniciativa privada no setor.
Geografia - Geopolítica - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Embora mais de trinta anos separem a época de Juscelino Kubitschek da de Fernando Henrique Cardoso, alguns aspectos da política empreendida entre os anos de 1994 e 2002 recordam aquelas políticas. No entanto, também podem ser apontadas grandes diferenças entre as políticas adotadas por FHC, sendo uma delas
a recuperação do chamado Estado do Bem-Estar social.
a redução das medidas neoliberais, que eram uma das marcas de JK.
o abandono dos programas de planejamento espacial.
a redução das importações de bens que concorressem com os nacionais.
o fato do papel do Estado deixar de ser central nos investimentos.
Geografia - Geopolítica - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
clima tropical crescimento vegetativo poluição atmosférica.
densidade demográfica periferia desemprego.
área de risco bolsão de pobreza desigualdade social.
expectativa de vida ilha de calor latossolos.
rochas cristalinas taxa de mortalidade infantil subemprego.
Geografia - Geopolítica - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
as migrações inter-regionais, principalmente o fluxo de migrantes nordestinos para a cidade de São Paulo, na década de 1980.
o crescimento das cidades médias no Brasil, a partir da década de 1970, como resultado da desconcentração industrial.
a importância do transporte rodoviário na construção do espaço brasileiro, principalmente a partir da década de 1950.
os problemas das grandes cidades brasileiras, com destaque para a questão da mobilidade urbana e os transportes coletivos.
as características do relevo brasileiro e sua influência na organização do sistema de transportes de cargas e passageiros.
Sobre as leis que dispõem sobre o Sistema Nacional de Defesa Civil SINDEC, assinale a opção incorreta.
O Fundo Especial para Calamidades Públicas - Funcap, de natureza contábil e financeira, terá como finalidade custear ações de reconstrução em áreas atingidas por desastres nos entes federados que tiverem a situação de emergência ou estado de calamidade pública reconhecidos.
Caberá aos municípios elaborar carta geotécnica de aptidão à urbanização, estabelecendo diretrizes urbanísticas voltadas para a segurança dos novos parcelamentos do solo urbano.
Para coordenar e integrar as ações do SINDEC em todo o território nacional, a Secretaria Nacional de Defesa Civil manterá um centro nacional de gerenciamento de riscos e desastres, com a finalidade de agilizar as ações de resposta, monitorar desastres, riscos e ameaças de maior prevalência.
O SINDEC contará com Grupo de Apoio a DesastresGADE, vinculado à Secretaria Nacional de Defesa Civil, formado por equipe multidisciplinar, mobilizável a qualquer tempo, para atuar nas diversas fases do desastre em território nacional ou em outros países.
Compete ao Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres CENAD, a coordenação do SINDEC, ficando responsável por sua articulação, coordenação e supervisão técnica. Para o funcionamento integrado do SINDEC, os Estados, Distrito Federal e Municípios encaminharão ao CENAD informações atualizadas a respeito das respectivas unidades locais responsáveis pelas ações de defesa civil em suas jurisdições.
Desde a última década do século passado, têm sido intensificados os esforços para diminuição dos desastres associados às causas naturais. Sobre esse assunto são feitas algumas afirmativas. Marque com V a(s) verdadeira(s) e com F a(s) falsa(s) e, ao final, assinale a opção correta.
( ) No Brasil, dos desastres associados a causas naturais, os mais frequentes são as inundações seguidas dos escorregamentos, no entanto, os escorregamentos são, dos desastres, os que mais causam mortes.
( ) Carta de risco é o mesmo que uma carta de probabilidade de ocorrência de um evento perigoso.
( ) A preparação da carta de suscetibilidade de deslizamento é normalmente baseada em duas premissas: que o passado é um guia para o futuro, de modo que existe a probabilidade de ocorrer deslizamentos no futuro em áreas que passaram por deslizamentos no passado; e que, em áreas com topografia, geologia ou geomorfologia similares a áreas onde ocorreram deslizamentos no passado, também existe a probabilidade de ocorrer deslizamentos no futuro.
( ) A metodologia Zermos (zonas expostas a movimentação de solo) foi adotada pelo serviço geológico alemão e é empregada em áreas com acentuadas variações nas inclinações das encostas por serem zonas com maior possibilidade de movimentação de materiais geológicos.
( ) As cartas de risco devem ser elaboradas tomandose como base documentos relacionados aos eventos perigosos, aos elementos de ocupação e à vulnerabilidade dos elementos diante do evento perigoso.
V, F, F, V, V
V, V, F, F, F
F, F, F, F, V
V, F, V, V, F
V, F, V, F, V
Em 2008, o JTC1 - Comitê Técnico de Deslizamentos e Encostas Artificiais das Associações Internacionais ISSMGE (Associação Internacional de Mecânica dos solos e engenharia Geotécnica), IAEG (Associação Internacional de Geologia de Engenharia e Ambiental) e ISRM (Associação Internacional de Mecânica das Rochas) publicaram um manual para o zoneamento de suscetibilidade, perigo e risco de deslizamentos para o planejamento do uso do solo, objetivando atender à necessidade de uma terminologia unifi cada em zoneamento de suscetibilidade, perigo e risco para que o zoneamento em qualquer área possa ser comparado de forma semelhante a zonas de áreas adjacentes e para assegurar que passos fundamentais de avaliação sejam propriamente considerados e aplicados no gerenciamento de áreas propensas a deslizamentos. Com base nesta publicação, são feitas algumas afi rmativas a seguir. Marque com V a(s) verdadeira(s) e com F a(s) falsa(s) e, ao final, assinale a opção correta.
( ) Risco é uma condição com o potencial de causar uma consequência indesejável. A descrição de um risco de deslizamento deve incluir o local, volume (ou área), classificação e velocidade dos deslizamentos em potencial e materiais destes resultantes, e a probabilidade de sua ocorrência dentro de um período de tempo determinado.
( ) Vulnerabilidade é o grau de perda para um dado elemento ou grupo de elementos dentro da área afetada pelo deslizamento. É expressa numa escala de zero (sem perda) até um (perda total).
( ) Perigo é uma medida da probabilidade e severidade de um efeito adverso à saúde, propriedade ou meio ambiente.
( ) São elementos em risco a população, prédios e construções, atividades econômicas, serviços públicos, outros tipos de infraestrutura e valores do meio ambiente na área que é potencialmente afetada pelo perigo do deslizamento.
( ) Suscetibilidade de deslizamento é o resultado de uma análise quantitativa ou qualitativa da classifi cação, volume (ou área) e distribuição espacial de deslizamentos que existem ou podem ocorrer em uma área.
V, V, V, F, F
V, V, F, F, F
F, V, F, F, V
F, V, F, V, V
V, F, V, F, V
Em vários países, metodologias de elaboração de cartas geotécnicas se desenvolveram e, apesar de seguirem as premissas da Associação Internacional de Geologia de Engenharia e Ambiental - IAEG, têm características peculiares para sua elaboração e apresentação. Por um lado, existem as metodologias que adotam o conceito de unidade de paisagem ou de avaliação de terrenos que optam por carta de síntese e, por outro, as metodologias que utilizam cartas analíticas dos componentes básicos e geram cartas de zoneamento geotécnico para diversas finalidades, conhecidas como multitemática. Sobre esse assunto são feitas algumas afi rmativas. Marque com V a(s) verdadeira(s) e com F a(s) falsa(s) e, ao final, assinale a opção correta.
( ) A metodologia PUCE (Pattern-Unit-Component- Evaluation), da Austrália, é uma metodologia de avaliação dos terrenos baseada em dados predominantemente geomorfológicos, associados a outros, como os de solos e uso do solo. ( ) O Instituto Geológico e Geográfi co do Estado de São Paulo utiliza procedimentos metodológicos de avaliação de terreno com base principalmente na geomorfologia. ( ) Cartas de suscetibilidade são comuns nas metodologias de avaliação de terreno. ( ) A metodologia francesa se caracteriza pela elaboração de cartas de fatores formando um conjunto de documentos básicos os quais são interpretados para elaboração de cartas de aptidão. ( ) A metodologia da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo, proposta por Zuquette e Gandolfi , é basicamente uma metodologia multitemática.V, V, F, V, V
V, F, F, F, V
F, F, V, F, V
V, V, F, V, F
V, F, V, V, F
As cartas geotécnicas são realizadas para atender às mais diversas finalidades diagnósticas e prognósticas para apoiar o planejamento e a orientação para intervenções estruturais ou não estruturais. Sobre esse assunto são feitas algumas afirmativas. Marque com V a(s) verdadeira(s) e com F a(s) falsa(s) e, ao final, assinale a opção correta.
( ) Cartas geotécnicas de suscetibilidade a movimento de massa é o mesmo que cartas de risco ao deslizamento. ( ) Cartas de aptidão ou adequabilidade são utilizadas como instrumentos úteis à política de ordenamento territorial. ( ) Cartas de suscetibilidade devem ser feitas para orientar a elaboração de estudos de risco. ( ) Carta de risco é o mesmo que carta de probabilidade de ocorrência de eventos perigosos. ( ) Cartas de perigo são feitas com base em medidas da frequência de ocorrência do evento perigoso.V, F, F, V, V
V, V, V, F, F
F, V, F, V, F
F, V, V, F, V
F, F, V, F, V
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...