Lista completa de Questões sobre Geoprocessamento para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
TrackMaker, Garmin GPS III e Galileo são termos relacionados a sistemas de posicionamento por satélite. Em relação a esses três termos, assinale a opção correta.
TrackMaker é o nome dado para um conjunto de satélites de baixa altitude que ajudam a aumentar a acurácia dos sinais do GPS.
TrackMaker é o nome dado aos satélites do sistema americano de posicionamento por satélites.
Garmin GPS III corresponde à terceira série de satélites do sistema americano de posicionamento por satélites, lançado em meados de 2005.
Galileo é o nome do sistema europeu de posicionamento por satélites.
A precisão de uma medida do GPS é função de diversos fatores. Assinale a opção que causa pouca interferência na precisão do GPS.
Erros no relógio do receptor.
Refração ionosférica.
Presença de corpos dágua no local de medição.
Erros no relógio do satélite.
O Sistema de Informações Geográficas
não tem aplicação no setor de saneamento, pois foi desenvolvido para localização espacial de objetos.
requer, no mínimo, a disponibilidade de dois satélites para permitir a localização precisa de um objeto na superfície da Terra.
permite associar dados a informações espaciais, transformando-os em objetos que ocupam lugar no espaço, facilitando a sua interpretação.
não tem relação com o sistema de posicionamento global por satélites, pois não necessita da visualização espacial de dados.
só tem aplicação recomendada para tratar de problemas que possam ser facilmente estruturados, em decorrência da limitação para manipulação de dados.
0,05 amostras/hectare
0,5 amostras/hectare
5 amostras/hectare
50 amostras/hectare
500 amostras/hectare
O armazenamento de modelos digitais de elevação em sistemas de informações geográfi cas fi cou bastante facilitado com a disponibilização de dados mundialmente conhecidos como SRTM (Shuttle Radar Topography Mission). Sobre SRTM, é correto afirmar que:
no Brasil, os dados SRTM foram disponibilizados em uma grade regular de 30 metros.
faz parte do conjunto de produtos disponibilizados pelo sensor TERRA MODIS.
correspondem a dados gratuitos, disponibilizados pela Agência Espacial americana na internet.
a acurácia nominal dos dados de elevação é de 1 metro.
a estrutura de dados é vetorial.
Modelos digitais de elevação podem ser convertidos em declividade em um programa computacional de sistema de informações geográfi cas (SIG). A declividade pode ser dada em graus ou em porcentagem. Uma declividade de 36 graus corresponde a:
5%
5%
20%
36%
36%
Um receptor GPS registrou as seguintes coordenadas geográfi cas de dois pontos A e B de um terreno:
Ponto A: latitude = -12º30; longitude = -42º15 Ponto B: latitude = -12º50; longitude = -42º15 Com base nesses dados, pode-se afi rmar que o ângulo azimutal formado pela linha AB é de:0º
15º
20º
45º
90º
A acurácia de um mapa temático foi investigada a partir de 80 pontos de campo. Verifi cou-se que 60 pontos foram mapeados corretamente. Pode-se dizer então que a exatidão global foi de:
50%
60%
70%
75%
80%
Os satélites de radar podem apresentar valores digitais que podem chegar a 65.536. A unidade de medida desses valores digitais é dada em:
Decibéis (dB).
Watts.
Watts/m2.
Joules/m2.
É adimensional.
Os termos HH e L, em sensoriamento remoto por radar, referem-se, respectivamente:
à polarização e ao comprimento de onda.
ao ângulo de depressão e ao tamanho da antena.
à resolução azimutal e à resolução na direção do alcance.
à polarização e ao tamanho da antena.
ao ângulo de depressão e à resolução na direção de alcance.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...