Lista completa de Questões sobre Geoprocessamento para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O modelo de objetos representa o espaço geográfico como uma coleção de entidades distintas e identificáveis. Por exemplo, um cadastro espacial dos lotes de um município identifica cada lote como um dado individual, com atributos que o distinguem dos demais. Igualmente, poder-se-ia pensar como geo-objetos os rios de uma bacia hidrográfica ou os aeroportos de um estado. No que concerne à definição de modelo de aplicações em SIG, julgue os itens de 92 a 97. Uma das etapas para a definição de um modelo de aplicações em SIG consiste na definição das classes básicas do modelo e no estabelecimento de suas relações, de acordo com princípios de especialização, generalização e agregação.
O modelo de objetos representa o espaço geográfico como uma coleção de entidades distintas e identificáveis. Por exemplo, um cadastro espacial dos lotes de um município identifica cada lote como um dado individual, com atributos que o distinguem dos demais. Igualmente, poder-se-ia pensar como geo-objetos os rios de uma bacia hidrográfica ou os aeroportos de um estado. No que concerne à definição de modelo de aplicações em SIG, julgue os itens de 92 a 97. O estabelecimento de como é possível, independentemente do modelo, definir um esquema conceitual para um banco de dados geográfico, por especialização das classes básicas, é etapa da definição de modelo das aplicações em SIG.
As representações de um pequeno parque, situado à beira do rio Tâmisa, são de Ebbe Sadolin para ilustrar seu texto "Vagueando por Londres" e demonstrar como o parque se transforma num mero ponto do mapa. A demonstração do autor coloca em relevo qual aspecto do desenho urbano ?
Composição gráfica.
O modelo de objetos representa o espaço geográfico como uma coleção de entidades distintas e identificáveis. Por exemplo, um cadastro espacial dos lotes de um município identifica cada lote como um dado individual, com atributos que o distinguem dos demais. Igualmente, poder-se-ia pensar como geo-objetos os rios de uma bacia hidrográfica ou os aeroportos de um estado. No que concerne à definição de modelo de aplicações em SIG, julgue os itens de 92 a 97. As classes básicas do modelo são as seguintes: geocampo, geoobjeto, mapa cadastral, objetos não espaciais, plano de informação e banco de dados geográfico.
Os esquemas abaixo evidenciam diferenciados padrões espaciais das cidades. Esses esquemas clássicos representam o processo de
mobilidade ocupacional.
revitalização urbana.
segregação residencial.
mudança estrutural.
divisão político-administrativa.
O modelo de objetos representa o espaço geográfico como uma coleção de entidades distintas e identificáveis. Por exemplo, um cadastro espacial dos lotes de um município identifica cada lote como um dado individual, com atributos que o distinguem dos demais. Igualmente, poder-se-ia pensar como geo-objetos os rios de uma bacia hidrográfica ou os aeroportos de um estado. No que concerne à definição de modelo de aplicações em SIG, julgue os itens de 92 a 97. O universo conceitual permite mapear as diversas entidades formais para representação geométrica.
O processo de generalização cartográfica, realizado de maneira apropriada, resultará em uma mensagem espacial que é eficientemente estruturada pelo usuário. Quando certas feições são removidas, mesmo que pertençam a categorias incluídas na legenda, buscando-se preservar a legibilidade e a clareza do mapa, o referido processo recebe uma denominação específica, que é a de
omissão seletiva.
reclassificação.
simplificação.
combinação.
agregação.
O modelo de objetos representa o espaço geográfico como uma coleção de entidades distintas e identificáveis. Por exemplo, um cadastro espacial dos lotes de um município identifica cada lote como um dado individual, com atributos que o distinguem dos demais. Igualmente, poder-se-ia pensar como geo-objetos os rios de uma bacia hidrográfica ou os aeroportos de um estado. No que concerne à definição de modelo de aplicações em SIG, julgue os itens de 92 a 97. O universo de representação inclui a definição matemática e formal das entidades a serem incluídas no modelo.
Em um mapa, as feições passíveis de representação gráfica, considerando-se o erro cartográfico tolerável, apresentam uma dimensão mínima. Em um mapa na escala 1:100.000, essa dimensão mínima, em metros, será
10
20
40
50
100
O modelo de objetos representa o espaço geográfico como uma coleção de entidades distintas e identificáveis. Por exemplo, um cadastro espacial dos lotes de um município identifica cada lote como um dado individual, com atributos que o distinguem dos demais. Igualmente, poder-se-ia pensar como geo-objetos os rios de uma bacia hidrográfica ou os aeroportos de um estado. No que concerne à definição de modelo de aplicações em SIG, julgue os itens de 92 a 97. No universo de implementação, as estruturas de dados e algoritmos são escolhidas com base em considerações como desempenho, capacidade do equipamento e tamanho da massa de dados. É nesse nível que acontece a codificação.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...