Questões sobre Geral

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As figuras abaixo mostram o resultado de uma pesquisa relativa a mudanças no uso do solo na região da Reserva Biológica do Cerrado de Emas, no município de Pirassununga – SP, e foram reproduzidas de V.R. Pivello et al. O Uso do Solo na Região da Reserva Biológica do Cerrado de Emas (Pirassununga – SP) e Seu Atual Papel como Unidade de Conservação. In: L. L. Leite e C. H. Saito. Contribuição ao Conhecimento Ecológico do Cerrado. Brasília, Departamento de Ecologia – Universidade de Brasília, p. 286-94.

A respeito dos dados apresentados nas figuras I e II e do tema em questão, julgue os itens a seguir.

Os mapas estão referenciados em coordenadas geográficas de latitude e longitude.

  • C. Certo
  • E. Errado

As figuras abaixo mostram o resultado de uma pesquisa relativa a mudanças no uso do solo na região da Reserva Biológica do Cerrado de Emas, no município de Pirassununga – SP, e foram reproduzidas de V.R. Pivello et al. O Uso do Solo na Região da Reserva Biológica do Cerrado de Emas (Pirassununga – SP) e Seu Atual Papel como Unidade de Conservação. In: L. L. Leite e C. H. Saito. Contribuição ao Conhecimento Ecológico do Cerrado. Brasília, Departamento de Ecologia – Universidade de Brasília, p. 286-94.

A respeito dos dados apresentados nas figuras I e II e do tema em questão, julgue os itens a seguir.

Imagens LANDSAT-TM podem ser práticas na continuidade do monitoramento, pelo fato de já serem geradas com georreferenciamento pelos satélites, diferentemente das fotos de sobrevôo, que requerem digitalização e georreferenciamento.

  • C. Certo
  • E. Errado

As figuras abaixo mostram o resultado de uma pesquisa relativa a mudanças no uso do solo na região da Reserva Biológica do Cerrado de Emas, no município de Pirassununga – SP, e foram reproduzidas de V.R. Pivello et al. O Uso do Solo na Região da Reserva Biológica do Cerrado de Emas (Pirassununga – SP) e Seu Atual Papel como Unidade de Conservação. In: L. L. Leite e C. H. Saito. Contribuição ao Conhecimento Ecológico do Cerrado. Brasília, Departamento de Ecologia – Universidade de Brasília, p. 286-94.

A respeito dos dados apresentados nas figuras I e II e do tema em questão, julgue os itens a seguir.

A análise temporal pode, apoiada em geoprocessamento, identificar tendências de substituição de determinadas classes de uso da terra por outras.

  • C. Certo
  • E. Errado

Suponha que, entre os coletores de plantas mencionados no texto acima, esteja uma instituição de pesquisa que colete diferentes espécies de orquídeas para experimentação voltada à criação de novas variedades genéticas, por meio de fusão celular de células vegetais exclusivamente das espécies coletadas. Considerando essa situação hipotética e com base no texto e na temática nele tratada, julgue os itens a seguir.

A chapada é uma formação pedológica de elevação do horizonte A, que se destaca na paisagem do semi-árido.

  • C. Certo
  • E. Errado

O relato e os questionamentos acima refletem as preocupações quanto ao impacto ambiental produzido pelos grandes projetos de hidrelétricas. Com relação a essa temática, julgue os itens a seguir.

O enorme lago de 2.830 km2 foi formado a jusante da barragem.

  • C. Certo
  • E. Errado

O mapa abaixo é resultado do workshop Ações Prioritárias para a Conservação da Biodiversidade da Mata Atlântica e Campos Sulinos, promovido pelo Ministério do Meio Ambiente no âmbito do Programa Nacional da Diversidade Biológica (PRONABIO), no ano de 1999.

 Acerca desse mapa e a respeito da conservação da biodiversidade, julgue os itens subseqüentes.

Campos Sulinos foram consideradas todas as formações campestres do tipo savânico ocorrentes no sul do país, incluindo-se aquelas entremeadas à região da floresta ombrófila mista até os campos na campanha gaúcha.

  • C. Certo
  • E. Errado

O mapa abaixo é resultado do workshop Ações Prioritárias para a Conservação da Biodiversidade da Mata Atlântica e Campos Sulinos, promovido pelo Ministério do Meio Ambiente no âmbito do Programa Nacional da Diversidade Biológica (PRONABIO), no ano de 1999.

 Acerca desse mapa e a respeito da conservação da biodiversidade, julgue os itens subseqüentes.

A classe de legenda "extrema importância biológica", no mapa, foi definida exclusivamente pela presença de endemismo, que se justifica por si só.

  • C. Certo
  • E. Errado

O mapa abaixo é resultado do workshop Ações Prioritárias para a Conservação da Biodiversidade da Mata Atlântica e Campos Sulinos, promovido pelo Ministério do Meio Ambiente no âmbito do Programa Nacional da Diversidade Biológica (PRONABIO), no ano de 1999.

 Acerca desse mapa e a respeito da conservação da biodiversidade, julgue os itens subseqüentes.

O Projeto Parques e Reservas do PPG-7 prevê o estabelecimento de corredores ecológicos na região entre as áreas 210 e 419 do mapa e está em consonância com a Convenção sobre Diversidade Biológica.

  • C. Certo
  • E. Errado

O mapa abaixo é resultado do workshop Ações Prioritárias para a Conservação da Biodiversidade da Mata Atlântica e Campos Sulinos, promovido pelo Ministério do Meio Ambiente no âmbito do Programa Nacional da Diversidade Biológica (PRONABIO), no ano de 1999.

 Acerca desse mapa e a respeito da conservação da biodiversidade, julgue os itens subseqüentes.

O referido workshop levou em consideração os diferentes aspectos biológicos da biodiversidade, excluindo os aspectos socioeconômicos, que pertencem à alçada do zoneamento ecológico-econômico.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na região do semi-árido nordestino, associado à escassez de água, apresenta-se, segundo o Ministério do Meio Ambiente (MMA), um grave problema ambiental: a desertificação. A preocupação do ministério resultou na elaboração do mapa de suscetibilidade à desertificação no Brasil. A figura abaixo apresenta parte desse mapa, referente à Região Nordeste, elaborado com base nos dados das estações meteorológicas nele indicadas.

Com relação a esse tema e com base no mapa mostrado acima, julgue os itens que se seguem.

Desertificação é a designação dada ao fenômeno de arenização, com formação de terras estéreis na forma de desertos.

  • C. Certo
  • E. Errado
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