Lista completa de Questões sobre Globalização para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Geografia - Globalização - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Identifique entre os itens a seguir aqueles que representam características fundamentais da Globalização.
1 - Expansão mundial do neoliberalismo.
2 - Domínio crescente das empresas multinacionais.
3 - Reorganização do sistema financeiro internacional
4 - Transformação dos espaços nacionais em espaços de economia internacional.
5 - Avanços da microeletrônica. 6 - Aceleração de todas as formas de circulação e comunicação.
São corretos:
somente 1 e 5.
somente 2 e 6.
somente 1, 3 e 4.
somente 1, 2, 4 e 5.
1, 2, 3, 4, 5 e 6
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
O poema acima tem como temática o processo de globalização. Qual das alternativas abaixo expressa conseqüências desse processo?
Aprofundamento das desigualdades sociais antes já existentes no espaço mundial, com exclusão de uma significativa parcela da população mundial do consumo de bens e serviços essenciais e dos benefícios advindos desse processo. É de se ressaltar que cada vez mais aumenta o "fosso" existente entre países ricos e países pobres.
Aparecimento de novas tecnologias, com forte avanço na transmissão de informações, no uso da robotização nos diversos processos produtivos, o que vai ocasionar o surgimento de novos postos de trabalho e conseqüente diminuição do desemprego estrutural, característica exclusiva dos países tecnologicamente desenvolvidos.
Maior difusão da indústria avançada, antes exclusiva dos países desenvolvidos, fato que tem estreita relação com a expansão das transnacionais, que, com a mundialização da economia, chegaram aos países em desenvolvimento, haja vista que anteriormente se instalavam apenas nas nações de grande desenvolvimento tecnológico.
Superação do subdesenvolvimento, com extermínio da pobreza e miséria em que viviam a maioria das jovens nações africanas, que durante muito tempo viveram sob o jugo político e econômico das grandes nações imperialistas da Europa..
Sobre a Globalização, analise as proposições abaixo.
I. A integração mundial se dá via formação de uma aldeia global, e as comunicações por parte da internet ficam restritas à pequena parcela da população que tem acesso ao sistema de computadores.
II. O aumento de desemprego acontece em todo o mundo e, com ele, a disseminação da pobreza também pelos chamados países ricos.
III. Redução das desigualdades de desenvolvimento se dá através da expansão geográfica das empresas multinacionais.
IV. Com o advento de uma concorrência mundial, as empresas antes ineficientes foram obrigadas a se modernizarem e terem preços e qualidades competitivos.
Estão corretas
I e II.
III e IV.
II, III e IV.
I, III e IV
I, II e IV.
Sobre a globalização, é correto afirmar.
A globalização atual é semelhante àquela que havia antes, embora as condições para sua realização tenham mudado, sobretudo pela utilização dos recursos da técnica e da ciência.
O processo de globalização atinge, diretamente e de modo homogêneo, os indivíduos em todos os aspectos de sua existência, sobretudo em sua vida socioeconômica e cultural.
A globalização passa por uma mudança radical das condições, passa da centralidade do dinheiro em todas as ações para a centralidade localizada no homem.
A globalização atual é irreversível, visto que foi abolida a regra de competitividade, e o interesse social suplanta o econômico.
A atual subordinação ao modo econômico único tem conduzido a que se dê prioridade às exportações e importações, uma das formas com as quais se materializa o chamado mercado global.
Sobre a pobreza num mundo globalizado, assinale a alternativa incorreta.
A pobreza estrutural é globalizada; os pobres são excluídos, ocorrendo em toda parte do mundo, embora esteja mais presente nos países pobres.
A pobreza incluída ou dos pobres incluídos era mais discriminatória, consistia numa pobreza acidental, às vezes residual ou sazonal e a pobreza instituída pela globalização perversa.
A pobreza marginal imposta pela sociedade de consumo é identificada como uma doença da civilização, e o estado de bemestar social busca soluções para esse problema considerado, grave, mas não insolúvel.
A pobreza atual resulta da convergência de causas que se dão em diversos níveis, existindo como vasos comunicantes e como algo racional um resultado necessário do presente processo, um fenômeno inevitável, considerado, até mesmo, um fato natural.
A pobreza é uma situação de carência e também de luta, em que é possível a tomada de consciência pelo indivíduo, enquanto que a miséria acaba por ser a privação total, com o quase aniquilamento do ser humano.
O processo de globalização em curso na economia mundial tende a ampliar a importância das relações internacionais e a disputa pela atração geográfica de novos mercados e investimentos. Como conseqüência, amplia a possibilidade da articulação do local com o global, substituindo em parte a relação entre países por uma relação direta entre cada região produtiva e o mercado global. Acerca desse processo de regionalização dos mercados, assinale a opção correta.
O paradigma da globalização abarca o mundo de forma bastante desigual, o que beneficia pequenas empresas locais dos países mais pobres, dando a elas maior capacidade produtiva para gerar lucros e ampliar o capital e o desenvolvimento social.
A instalação da economia globalizada contribui para a recuperação da estabilidade econômica dos países denominados emergentes, como, por exemplo, os países do MERCOSUL, pois proporciona a abertura de suas economias à competitividade internacional.
As empresas multinacionais representam os pólos da economia globalizada e expandem-se geograficamente com o objetivo de promover tanto o desenvolvimento tecnológico e informacional quanto a estabilidade financeira e fiscal dos países em desenvolvimento.
Com a globalização da economia, observa-se, no cenário geopolítico, uma nova regionalização do sistema econômico mundial, representado por grupos de países em blocos econômicos regionais.
A partir dos anos 70 do século XX, a percepção dos efeitos globais da questão ambiental surgiu de maneira explosiva e começou a motivar a opinião pública e dos governos. A questão da agressão ao meio ambiente passou a ser, então, um problema global de dimensão não apenas ecológica mas econômica, política e social. No que se refere à degradação do meio ambiente, assinale a opção correta.
No âmbito internacional, a globalização das atividades econômicas tem contribuído para o desenvolvimento sustentável dos ecossistemas, principalmente por meio da difusão e da inovação tecnológicas especialmente voltadas para a exploração da biodiversidade dos biomas.
Apesar de o desenvolvimento sustentável possuir relação direta com as agressões aos ecossistemas locais, pode extrapolar as fronteiras geográficas das nações, provocando efeitos de difícil solução para as nações isoladamente.
Para alcançar o desenvolvimento sustentável, é fundamental a conservação do meio ambiente em detrimento do desenvolvimento populacional e econômico.
A devastação é um dos principais impactos sobre os ecossistemas florestais ricos em biodiversidade, como as florestas equatoriais, e ocorre, basicamente, em conseqüência do crescimento urbano.
Os avanços tecnológicos ocorridos nas últimas décadas do século XX criaram as condições para a globalização, movimento que provocaria uma "nova ordem mundial". O capitalismo, atingindo uma escala global, tornou-se hegemônico na organização da vida social, tanto na esfera econômica quanto na política.
As alternativas abaixo apresentam características da globalização, com exceção de uma.
Assinale-a.
Os conglomerados transnacionais controlam as inovações tecnológicas e os mercados.
O capital financeiro movimenta os investimentos especulativos nas bolsas de valores de todo o mundo.
O poder de decisão na economia desloca-se da esfera privada para a esfera pública.
O mercado de trabalho é profundamente abalado pelas mudanças nas tecnologias de produção.
Os organismos não governamentais ampliam o debate sobre a questão ambiental.
A reestruturação do capitalismo, associada à revolução técnico- -científica informacional, vem transformando a dinâmica das empresas transnacionais e, conseqüentemente, a divisão internacional do trabalho.
Assinale a afirmativa que apresenta um aspecto da atual tendência da divisão internacional do trabalho.
Os países mais pobres exportam produtos agrícolas e matérias-primas industriais e importam produtos industrializados.
As transnacionais distribuem unidades produtivas em vários países, que, em conjunto, formam a cadeia produtiva de um mesmo produto final.
As transacionais transferem suas filiais para os países que lhes oferecem maiores vantagens locacionais, como mão-de-obra barata e sem qualificação.
Os países subdesenvolvidos industrializados exportam bens de consumo duráveis para os países de industrialização avançada.
Os países em desenvolvimento recebem as filiais das transnacionais, que produzem produtos de tecnologia menos avançada.
Considerando essas informações, julgue os itens seguintes, a respeito da urbanização brasileira.
A integração local-global verificada em determinadas cidades brasileiras de pequeno porte com o exterior ocorre sem a intermediação de centros urbanos maiores, por força do papel das atuais tecnologias.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...