Lista completa de Questões sobre Migrações para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
demonstra a preocupação dos governos estaduais com a proteção ao meio ambiente, através da geração de novas tecnologias de produção agropecuária.
revela aspecto do processo de modernização do campo brasileiro, que se acelerou justamente na década de 1970, com a formação de complexos agroindustriais.
explica como, apesar das políticas neoliberais na década de 1990, a presença do Estado ainda é forte no campo brasileiro, em virtude dos muitos projetos de reforma agrária em andamento.
esclarece o atraso tecnológico e econômico do campo brasileiro, mesmo nos estados mais ricos, em razão da fraca relação com a indústria e a baixa utilização de produtos como tratores.
do êxodo rural, responsável pela decadência da cultura do café no Brasil a partir de 1930.
da modernização do campo brasileiro, especialmente através da expansão da mecanização.
da contaminação dos alimentos por agrotóxicos, devido ao uso de máquinas na agricultura.
do fim da imigração, que obrigou a introdução de máquinas na agricultura brasileira.
Geografia - Migrações - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) - 2012
Nas últimas décadas, as migrações internas no Brasil vêm passando por expressivas alterações em sua dinâmica: nos volumes, nas direções e nas distâncias.
As alternativas a seguir apresentam alguns aspectos dessas migrações, à exceção de uma. Assinale-a.Os fluxos migratórios de longas distâncias apresentam uma tendência de redução nos seus volumes, muito embora a direção dos maiores fluxos interregionais seja mantida ainda no eixo Nordeste-Sudeste.
O direcionamento de fluxos migratórios em direção às cidades médias reflete ações de governos ao proporcionar incentivos públicos, tais como renúncia fiscal e investimentos em infraestrutura industrial e de serviços.
Os grandes movimentos rurais para os centros urbanos de maior porte arrefeceram e o próprio patamar em que se encontra o processo de urbanização vem contribuindo para a predominância do movimento urbano-urbano.
A partir dos anos 80, ocorreu o aumento das migrações de longa distância, a importância da migração de retorno, o aumento dos fluxos de migrantes para as fronteiras agrícolas e a diminuição no ímpeto das migrações intra-regionais.
A migração de retorno Sudeste-Nordeste está relacionada à redução e terceirização do emprego na indústria no Sudeste, aos novos focos de crescimento econômico no Nordeste e aos programas de transferência de renda do governo federal.
Sobre os processos migratórios no Brasil, marque a afirmativa correta:
Após a década de 1950, tanto as taxas de emigração líquida quanto as de imigração líquida decrescem.
Após 1950, a população brasileira teve uma movimentação cada vez maior, misturando sobre o território, pessoas das mais diversas origens estaduais.
Os processos de valorização da terra por consolidação das frentes pioneiras, pouco contribuíram para o desenvolvimento de movimentos migratórios no país.
Entre as décadas de 1950 1980, foram poucas as regiões brasileiras que apresentaram alta mobilidade de pessoas.
O principal motivo das migrações no Brasil seria hoje por perseguições religiosas.
Alguns dados referentes à migração no Brasil são sintetizados abaixo, por região do país.
A análise dos dados mostra
são consistentes com um forte fluxo migratório de outras regiões para o Centro-Oeste.
há definitivamente um forte fluxo migratório de outras regiões para o Centro-Oeste.
tem sido do Nordeste para o Sudeste o maior fluxo migratório.
são os de maior renda per capita os estados com maior percentual de residentes não naturais.
vem ocorrendo um fluxo migratório do exterior para o Norte e o Centro-Oeste.
O melhor TÍTULO para o mapa abaixo é :
(Ross, J.C.S. org. GEOGRAFIA DO BRASIL, EDUSP, 4ª. Ed., 2003, SP Pág. 522 )
Região Centro Oeste : Destino das migrações (2000);
Brasil: Migrações internas (1990);
Região Sul : Emigrações (1990);
Brasil: Êxodo rural (1995);
N.d.a.
Acerca das consequências da chamada marcha para o oeste e sua relação com o desenvolvimento agropecuário do estado de Goiás, assinale a alternativa correta.
A marcha para o oeste integrava a política criada por Getúlio Vargas com o objetivo de impedir a desconcentração de terras no estado.
Iniciada no município goiano de Dourados, a reforma agrária pretendida por Vargas não surtiu o efeito desejado, já que a produção ali desenvolvida revelou-se insignificante.
A "marcha para o oeste", embora tenha contribuído para o povoamento de Goiás, não teve o mesmo efeito quanto à integração do estado com o restante do país, já que a economia goiana continuou tão desligada dos centros econômicos mais importantes quanto nos séculos anteriores.
Iniciada no município goiano de Dourados, a reforma agrária pretendida por Vargas não surtiu o efeito desejado, já que a produção ali desenvolvida revelou-se insignificante.
Nas décadas de 30/40 do século XX, registrava-se uma maior densidade demográfica nas regiões norte e oeste do estado.
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a abrangência do seu tema em face da realidade brasileira, julgue os itens subsequentes.
Um habitante de Sergipe que se deslocar para fixar residência no Distrito Federal fará uma migração interna.
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a abrangência do seu tema em face da realidade brasileira, julgue os itens subsequentes.
O único fator que explica o êxodo rural no Brasil é a atração exercida pelas cidades sobre os habitantes do campo.
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a abrangência do seu tema em face da realidade brasileira, julgue os itens subsequentes.
Uma conhecida consequência do êxodo rural é o surgimento de bairros com elevado padrão de vida na periferia das grandes metrópoles brasileiras.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...