Lista completa de Questões sobre Município Belo Horizonte para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Percebese na leitura "Lutas Urbanas em Belo Horizonte" de SOMARRIBA, que as grandes carências urbanas sempre marcaram a vida de Belo Horizonte. A criação de associação de bairros e favelas foi fundamental para melhorar a qualidade de vida da população de BH.
Em relação a esse associativismo de base local, que sempre esteve presente na história de BH, podese afirmar que:
Cresceu quantitativamente, sem no entanto diversificar socialmente, em decorrência da própria evolução urbana que foi lenta.
Em 1964, as formas associativas se desmobilizaram por forças da repressão sofrida.
É muito semelhante ao padrão desenvolvido para a cidade de São Paulo.
Tem grande participação da comunidade, o que nem sempre significa presença legítima da liderança existente.
No trajeto turístico feito pelo ônibus do Centro para o Sion (Projeto da Belotur) podemos observar e ouvir sobre os pontos mais importantes, EXCETO:
Os passageiros conhecerão dados históricos sobre a Praça Sete e as várias mudanças do monumento "Pirulito".
O Museu de Artes e Ofícios, a Praça Rui Barbosa (Praça da Estação), o Viaduto Santa Tereza, o Centro Cultural de Belo Horizonte.
Os edifícios que compõem o conjunto arquitetônico da Praça da Liberdade e das avenidas João Pinheiro e Afonso Pena.
Vão ouvir curiosidades sobre a história, como a tradição boêmia da Rua da Bahia e a importância comercial da Savassi.
Em relação à Avenida do Contorno podese dizer que:
I. Foi originalmente denominada Avenida 17 de Dezembro, em homenagem à data da promulgação da lei que oficializou a escolha de Belo Horizonte como sede da nova Capital do Estado.
II. Foi para ser uma espécie de fronteira social entre a parte planejada e urbanizada e a área suburbana da nova Capital.
III. Ficou inacabada até a década de 1940 e somente nos anos 1970 é que adquire sua configuração atual como um dos maiores corredores de circulação, unindo vários bairros da área central.
IV. Temse hoje uma configuração contemporânea, constituído lugar de passagem e de consumo, oferecendo experiências diversas e descontínuas.
Comparando o que foi afirmado sobre a Avenida do Contorno e o relatado por José Mário Barros no livro "Permanências e Mudanças em Belo Horizonte", podese AFIRMAR:
Os itens I e II estão corretos.
Os itens II e III estão corretos.
Os itens I, II e IV estão corretos.
Todos os itens estão corretos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...