Questões sobre População

Lista completa de Questões sobre População para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.



Tendo a figura precedente como motivadora, assinale a opção correta, a respeito da dinâmica da população brasileira.

    A) A diminuição da taxa de fecundidade, o aumento da expectativa de vida e o envelhecimento da população brasileira têm provocado mudanças nas dinâmicas da população e na composição das famílias.

    B) A composição da família brasileira em 2020 é do tipo monoparental: um casal e um filho.

    C) A urbanização da sociedade não impactou as dinâmicas demográficas do Brasil.

    D) No transcorrer da evolução histórica, a organização familiar permanece inalterada, tanto no que se refere a sua tipologia quanto ao número de integrantes.

    E) A família brasileira atual é do tipo nuclear, ou seja, um casal e dois filhos.


Tendo a figura anterior como referência sobre a dinâmica da população brasileira, assinale a opção correta.

    A) O território brasileiro apresenta zonas de concentração intensa de população ao longo dos principais rios da bacia Amazônica.

    B) A interiorização da ocupação do território se revela na região Nordeste, que apresenta índices elevados de concentração demográfica no interior e a diminuição da população no litoral.

    C) A figura apresenta a concentração de população nas diferentes regiões brasileiras, que se mantém inalterada desde a segunda metade do século XX.

    D)

    As faixas de fronteira apresentam uma concentração demográfica em expansão, principalmente ao sul e norte do país.



    E) A região concentrada corresponde à área de maior concentração de população no Brasil e também de maior infraestrutura, sendo formada pelo Sudeste e Sul do país.

IBGE. Sinopse do Censo Demográfico 2013. In: Wagner Costa Ribeiro. Por

dentro da geografia. São Paulo: Saraiva, 2015. Internet: <www.ibge.gov.br>.


O gráfico apresentado demonstra o comportamento percentual das populações urbana e rural no Brasil. Tendo esse gráfico como referência inicial, assinale a opção correta.

    A) O crescimento da população urbana se deu em virtude de o crescimento vegetativo das cidades ser historicamente maior que a taxa de reprodução da população rural.

    B) A redução da população rural se deveu aos altos índices de mortalidade no campo, devido às precárias condições socioeconômicas e à falta de saneamento básico.

    C) O comportamento do gráfico pode ser explicado pelo êxodo rural, causado pela modernização do campo e pelas oportunidades de emprego surgidas no setor urbano.

    D) O cruzamento das duas linhas do gráfico responde pela indução governamental que levou a maior parte da população do campo para as cidades.

    E) A análise do gráfico permite inferir que a tendência é que as duas linhas se cruzem em um futuro próximo, devido à redefinição nas relações entre o campo e a cidade.

O gráfico precedente mostra o crescimento populacional no Brasil a partir dos anos 40 do século passado e as tendências a partir do último censo (2010). Considerando os dados do gráfico, assinale a opção correta sobre crescimento populacional.

    A) O crescimento da população brasileira tende a diminuir no século XXI em razão do aumento da expectativa de vida, do envelhecimento da população e da queda drástica das taxas de natalidade.

    B) O crescimento populacional brasileiro apresenta uma tendência de equilíbrio para a primeira metade do século XXI.

    C) No que se refere ao crescimento populacional ao longo do século XX, manteve-se uma distribuição equilibrada entre a população rural e a urbana no Brasil.

    D) Na medida em que o Brasil moderniza a sua estrutura produtiva, aumenta-se a expectativa de vida da população brasileira aumenta, bem como o ritmo do crescimento vegetativo.

    E) O Brasil passou por uma explosão demográfica no século XX e as projeções indicam a continuidade desse processo no século XXI.

Nas últimas décadas, a questão migratória no Brasil deixou de concentrar-se apenas no clássico movimento rural-urbano que, nos anos 50 e 60 do século XX, preocupou e mobilizou a maior parte dos estudos. As migrações inter-regional, intrarregional, internacional e as mobilidades pendular (commuting) e sazonal são cada vez mais reconhecidas como faces distintas desse fenômeno demográfico.
José Marcos Pinto da Cunha. Migração e urbanização no Brasil: alguns desafios metodológicos para análise. São Paulo em perspectiva, A, v. 19, n. 4, p. 3-20, out./dez. 2005 (com adaptações).
A respeito das migrações no Brasil, assinale a opção correta.

    A) A existência de regiões de migração de saída como o Norte e o Nordeste e regiões de atração como o Sul e o Sudeste mantêm na atualidade uma estrutura de distribuição de população desigual pelo território, estabelecida na primeira metade do século XX.

    B) O Brasil atual não é destino final das migrações internacionais, como foi em outros momentos de sua história.

    C) A migração no Brasil ainda mantém uma tendência de esvaziamento do campo e concentração em regiões metropolitanas e cidades médias.

    D) As migrações pendulares são características de metrópoles, sendo um fenômeno ainda não observado na escala das cidades médias e pequenas.

    E) Os movimentos populacionais se estabelecem sob diversas formas, intensidades e escalas no Brasil, desde a escala local até escalas que envolvem diferentes regiões e países.

As migrações de saída e entrada tendo o Brasil como país de referência mostram a diversidade e a complexidade das migrações no século XXI. Enquanto país do Sul Global, o Brasil apresenta diversos movimentos migratórios na escala internacional. Assinale a opção correta relacionada às migrações internacionais que têm o Brasil como espaço de saída ou entrada de migrantes.

    A) O isolamento secular do Brasil em relação à América Latina resultou na pouca presença de brasileiros nos países vizinhos.

    B) A emigração de brasileiros revela equidade em relação às questões de gênero: em geral, há um equilíbrio na saída de homens e mulheres para outros países, principalmente do Norte Global.

    C) O Brasil é um destino de migração que atrai populações de países do sul, como o Haiti, a Venezuela, a Bolívia e uma pluralidade de fluxos provenientes da África.

    D) A entrada de estrangeiros no Brasil tem por destino final as cidades de fronteira ao longo do vasto território brasileiro: no geral, os migrantes estrangeiros buscam cidades do Sul e do Sudeste brasileiros próximas às fronteiras do país.

    E) As cidades médias nos estados do Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo têm se tornado atrativas para a entrada de migrantes estrangeiros no Brasil, pois oferecem empregos em larga escala tanto no setor de serviços quanto na agroindústria.

Referindo-se as teorias demográficas, assinale a que diverge das teorias malthusiana e neomalthusiana:

    A) Teoria Reformista ou Marxista;

    B) Teoria Evolucionista-Darwinista;

    C) Teoria Criacionista-Religiosa;

    D) Teoria Relativa ou Marxista;

    E) Teoria da Segurança Demográfica.

Recentemente, o tema da migração ganhou holofotes nas discussões políticas e econômicas. Segundo informações da ONU, aproximadamente 260 milhões de pessoas no planeta são migrantes, próximo de 3,5% da população total. Nesse sentido, observa-se que nos últimos anos o fluxo migratório internacional, em sua proporção maior, tem ocorrido:

    A) no sentido Norte-Sul, isto é, dos países desenvolvidos aos em desenvolvimento.

    B) na direção Norte-Norte, isto é, em que os migrantes saem de um país desenvolvido para outro também desenvolvido.

    C) de regiões afetadas pelas mudanças climáticas globais em direção a países com abundância de recursos naturais.

    D) no sentido Sul-Sul, ou seja, ocorrendo a saída de migrantes de países em desenvolvimento em direção a países também em desenvolvimento.

    E) na direção Sul-Norte, em que as pessoas estão saindo de países em desenvolvimento rumo a países desenvolvidos.

No âmbito econômico e demográfico, um conceito tem sido intensamente debatido no Brasil nos últimos tempos, o de Bônus Demográfico. É correto afirmar que ele se refere à/ao:

    A) transição demográfica em que a população idosa vem se alargando no topo da pirâmide etária, o chamado envelhecimento da população.

    B) crescimento da base da pirâmide etária, com o aumento da população jovem – de até 15 anos – em relação à população adulta.

    C) situação em que o número da população em idade ativa supera a população dependente, isto é, idosos e crianças.

    D) momento em que as taxas de crescimento natural da população começam a se elevar em um ritmo maior ao anteriormente observado.

    E) ao aumento da base da pirâmide etária, com um aumento das taxas de fecundidade e natalidade.

A partir da análise das pirâmides etárias a seguir, é correto afirmar que elas correspondem, respectivamente, aos seguintes continentes:

    A) África, Europa e América do Sul.

    B) América do Sul, Europa, África.

    C) América do Norte, Europa e América do Sul.

    D) África, América do Sul e Europa.

    E) África, Austrália e América do Norte.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...