Lista completa de Questões sobre Solos e Relevos para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
1- vegetação; 2- solo arenoso; 3- concreto; 4- água; 5- asfalto.
1- concreto; 2- vegetação; 3- asfalto; 4- solo arenoso; 5- água.
1- vegetação; 2- concreto; 3- solo arenoso; 4- asfalto; 5- água.
1- vegetação; 2- solo arenoso; 3- concreto; 4- asfalto; 5- água.
1- solo arenoso; 2- concreto; 3- vegetação; 4- água; 5- asfalto.
Este fenômeno é consequência de uma atividade geológica, movida por um elemento geológico e fundamentada em uma teoria. Tratam-se, respectivamente, de terremoto
placa de Nazca e Teoria da tectônica de placas.
placa do Pacífico e Teoria da tectônica de placas.
placa sul americana e Teoria das Placas.
placa americana e Teoria da Tectônica de placas.
Observe o nome de algumas rochas.
1. Diorito. 2. Filito. 3. Rudito. 4. Dolomito.
Pode-se classificar as rochas respectivamente, como
metamórfica, ígnea, sedimentar, ígnea.
ígnea, metamórfica, sedimentar, sedimentar.
ígnea, sedimentar, metamórfica, metamórfica.
ígnea, metamórfica, sedimentar, metamórfica.
Geografia - Solos e Relevos - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
Ao longo da sua existência, o homem tem se utilizado do saber científico e das invenções tecnológicas na tentativa de melhor compreender os fenômenos naturais que se manifestam na superfície terrestre e suas consequências para a vida humana. No que diz respeito aos movimentos do interior da Terra, os estudos revelaram os processos que originaram a estrutura geológica do planeta, suas formas de relevo e a ocorrência de fenômenos como o vulcanismo e os abalos sísmicos. Segundo Jurandyr Ross as peculiaridades da margem continental revelam a ocorrência ou não de dobramentos e vulcanismo. A esse respeito o autor afirma que
não há fossas submarinas, na margem continental no oceano Atlântico, ou atividades vulcânicas e não há relevos montanhosos nas áreas emersas. Já na margem continental do pacífico, a presença de fossas submarinas e atividades vulcânicas justificam a presença de cordilheiras e ilhas vulcânicas.
as rochas que sustentam a crosta oceânica são menos densas e mais antigas do que as rochas da crosta continental o que leva os fundos oceânicos a mergulharem sob a superfície continental e, como resultado, tem-se a formação de montanhas e áreas com grande atividade tectônica, com a ocorrência de terremotos.
encontram-se, na margem continental no oceano Atlântico, fossas submarinas e, por essa razão, percebe-se, na parte emersa, a presença de grandes cadeias montanhosas e forte ocorrência de vulcanismo e terremotos.
o oceano Pacífico continua se estendendo enquanto o Atlântico está diminuindo de extensão, o que explica a formação de grandes cadeias montanhosas no assoalho do oceano Pacífico com a ocorrência de ilhas vulcânicas, como os arquipélagos do Japão e da Indonésia.
ao predomínio do clima mediterrâneo, que dá o aspecto europeu tanto à paisagem vegetal quanto aos tipos de construções.
às águas frias do oceano Pacífico, que alteram o clima regional, tornando-o temperado e frio mesmo nas proximidades do Equador.
à presença da Cordilheira dos Andes, que por sua vez é resultado do choque entre duas placas tectônicas.
ao embasamento geológico, formado por rochas antigas, muito resistentes, que dão ao relevo do país o aspecto montanhoso.
da região amazônica, onde são comuns as inundações periódicas.
do oeste dos Estados Unidos: a produção no sistema dry-farming.
do sudeste asiático: a agricultura em terraços ou de jardinagem.
da região andina, favorecida pela grande pluviosidade local.
Para a elaboração de um mapa geomorfológico, cuja legenda revela os nomes das diferentes feições morfoestruturais que caracterizam o relevo de uma região, utiliza-se o Método de mapeamento temático
Corocromático
Coroplético
Isarítmico
Relacional
Ordinal
Acerca dos ciclos biogeoquímicos, julgue os próximos itens.
Na época da seca, os rios e demais corpos de água superficiais são alimentados pelo lençol freático, que, por sua vez, é formado pela água de escoamento.
A respeito da caracterização e recuperação de áreas degradadas, julgue os itens que se seguem.
O horizonte B é a camada mineral mais superficial do solo, com grande atividade biológica, escurecido pelo aporte de matéria orgânica e adjacente aos estratos de resíduos vegetais. Uma área degradada pela atividade agrícola é diagnosticada comparando-se a espessura do horizonte B do solo agrícola com o solo de áreas próximas cobertas com vegetação nativa. A menor espessura ou ausência de horizonte B indica a ocorrência de degradação
Na figura acima, são mostrados oito valores de elevação (em metros) de determinada área de estudo. Os valores dos eixos X e Y correspondem a distâncias em metros. Com base nessa figura, julgue os próximos itens.
As cotas mais baixas situam-se na rgião Sudeste.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...