Lista completa de Questões sobre Território para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O entendimento da organização espacial e o desenvolvimento da consciência crítica sugerem algumas preocupações, tais como:
A relação homem-natureza, encarando os elementos naturais como determinantes na organização do espaço.
O processo de formação espacial, através de seu caráter histórico, no sentido de perceber as transformações sociais ocorridas e sua importância para o espaço geográfico.
A valorização dos aspectos econômicos necessários à construção das relações sociais de produção, base da compreensão crítica da organização espacial.
A compreensão da natureza em sua dinâmica própria que por si só organiza a construção do espaço.
Geografia - Território - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Considere as afirmações sobre as reservas de minérios no Brasil.
I. As principais concentrações minerais estão associadas aos terrenos arqueozoicos e proterozoicos do escudo brasileiro ou do escudo das Guianas.
II. Desde os levantamentos realizados por radar pelo projeto Radam, nas décadas de 1970 e 1980, sabe- -se que os principais potenciais de minérios estão na Amazônia, especialmente no Pará.
III. A província de Carajás detém as principais reservas de ferro do Brasil e destina a maior parte da produção para o consumo interno.
Está correto apenas o que se afirma em
I.
I e II.
I e III.
II.
II e III.
Geografia - Território - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
das Pradarias.
dos Mares de morros.
dos Cerrados.
das Caatingas.
das Araucárias.
Geografia - Território - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Considere as afirmações sobre o litoral brasileiro.
I. A configuração do litoral resulta da interação durante um longo período de tempo entre processos geológicos, geomorfológicos, climáticos e oceânicos.
II. É frequentemente observável que em direção ao Sul do Brasil ocorre um progressivo aumento das marés que são responsáveis pela abrasão marinha.
III. O litoral Sudeste, entre Cabo Frio (RJ) e o cabo de Santa Marta (SC), também é denominado Litoral das escarpas cristalinas.
Está correto apenas o que se afirma em
I.
I e II.
I e III.
III.
II e III.
Observe os perfis (cortes) C D e E F abaixo:artindo da observação dos perfis acima, julgue os itens abaixo e assinale V (verdadeiro) ou F (falso), a respeito dos temas estrutura da Terra e relevo brasileiro:
I O corte C D (perfil NO-SE) se entende do interior do Maranhão até o litoral de Pernambuco, representando um retrato abrangente do relevo da região nordeste do Brasil. O corte E F (perfil SO-NE) vai do estado do Mato Grosso do Sul ao litoral capixaba, mostrando aspectos da geomorfologia das regiões centro-oeste e sudeste do país.
II No perfil C D, os planaltos e chapadas da bacia do Parnaíba ocorrem nas faixas paleozóicas de orogenia antiga correspondentes a relevos residuais circundados pela depressão marginal, denominada sertaneja ou do São Francisco. Estas unidades englobam terrenos sedimentares com idades desde o Paleoceno até o Cretáceo, associados às rochas do Mesozoico.
III No perfil E F, a depressão periférica apresenta uma característica genética muito marcante, que é o fato de ter sido gerada por processos erosivos geossinclinais com grande atuação na borda leste da bacia sedimentar do Paraná. Esta unidade se caracteriza por apresentar núcleos cristalinos arqueados, como o reverso dos relevos residuais denominados inselbergs.
IV No perfil C D, o planalto da Borborema apresenta formas convexas esculpidas emlitologias do cristalino, representadas por rochas intrusivas de origem Pré-cambriana, enquanto os tabuleiros litorâneos se apresentam como unidade morfoescultural resultante de processos erosivos circundenudacionais do Pré-siluriano, realizados na borda leste do planalto da Borborema.
V No perfil E F, o pantanal matogrossense se constitui em coberturas residuais depositadas nos contatos das bordas das bacias sedimentares com os maciços antigos, enquanto os planaltos e serras do leste-sudeste correspondem às áreas essencialmente escarpadas, geradas pela deposição de sedimentos antigos e recentes, sejam de origem marinha, lacustre ou fluvial.
Marque a alternativa com a sequência correta de cima para baixo:
V V F F F
F F V V F
F V F F F
F F F F V
F F F F F
A respeito da localização de Barueri é correto afirmar, EXCETO:
Município do estado de São Paulo.
Pertence a região metropolitana de São Paulo.
Faz parte do Sul do Brasil.
Integra a microrregião de Osasco.
1
2
3
4
5
Nas regiões Sudeste e Sul, a modernização agrícola, a aglomeração urbana, a localização de centros de pesquisa e produção de saber, a presença maciça de rodovias, ferrovias, portos e aeroportos, telecomunicações existem em maior intensidade em relação a outras regiões no Brasil e possui fluxos multilaterais, podendo com facilidade deslocar-se de um ponto a outro. É um espaço da modernidade denominado de
Região Metropolitana.
Macrópole paulista.
Região Associada.
Região Concentrada.
Assinale a alternativa que não apresenta regiões metropolitanas do Brasil.
Salvador, Rio de Janeiro, São Paulo, Recife e Belo Horizonte.
Baixada Santista, Curitiba, Natal e Maceió.
Londrina, Aracaju, Macapá e Tubarão.
São José dos Campos, Ribeirão Preto, Campo Grande (MS) e Palmas.
A compreensão da organização do território brasileiro torna-se imprescindível para se identificar os processos e atividades econômicas que se sucederam no decorrer da história. Sobre as características do Brasil arquipélago, é correto afirmar, EXCETO:
O desenvolvimento urbano era uma consequência imediata da combinação de dois fatores principais: localização do poder político-administrativo e centralização correspondente de agentes e de atividades econômicas.
No final do século XX, já havia inúmeros caminhos de terra, com drenagem e com pontes para atravessar os rios, eles permitiram o tráfego de animais e se encadeavam em sistemas com portos.
A escravidão e o domínio são outros termos para contar a história colonial do território brasileiro.
A interiorização do povoamento foi devido, de um lado, à mineração e, de outro, à criação de gado nas fazendas.
Durante o período Brasil arquipélago, o crescimento das cidades, entretanto, foi desigual devido às oscilações das economias regionais ou do seu papel político.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...