Lista completa de Questões de Geografia da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Geografia - Geografía Específica dos Municípios - Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE) - 2008
O ponto mais alto do Município de Jaraguá do Sul, com 1.176 metros de altitude, é o:
Situada na região Nordeste do Estado de Santa Catarina, Jaraguá do Sul faz limite ao norte com:
"O território catarinense caracteriza-se por apresentar um altiplano levemente inclinado para oeste e uma área que se desenvolve da borda do planalto até o mar, conhecidos, respectivamente, pela Região do Planalto e Região do Litoral e Encostas". (PELUSO JR, Victor Antônio. Aspectos geográficos de Santa Catarina. Florianópolis: FCC/EDUFSC, 1991.)
A afirmação correta, levando em consideração o texto acima e o mapa de Santa Catarina, é:
Na Região do Planalto, encontram-se as principais cidades e as maiores concentrações populacionais em virtude dos atrativos naturais da região.
As duas regiões a que se refere o texto acima são drenadas por bacias hidrográficas extensas, utilizadas para o transporte de mercadorias até o litoral catarinense.
A área correspondente ao número 1 mantém a cobertura vegetal original, com exceção das áreas de campo onde predominam os reflorestamentos para atender à demanda industrial.
A Região do Litoral e Encostas, citada pelo autor, corresponde àquela em que predominam os latifúndios monocultores cuja produção está voltada essencialmente ao mercado externo.
O subtipo climático da região assinalada pelo número 1 difere do apresentado pela região de número 2, em razão da altitude.
Observe atentamente o mapa de Santa Catarina abaixo e assinale a alternativa incorreta.
A serra do Mar e a serra Geral, representadas no mapa pela linha que corta o estado no sentido norte-sul, correspondem ao grande divisor de águas a partir do qual as bacias hidrográficas tomam a direção do litoral ou do interior.
A bacia hidrográfica de número 1, a maior da vertente do Atlântico, é periodicamente assolada por cheias que trazem enormes prejuízos e nela se concentra o maior parque industrial têxtil do estado.
Na bacia hidrográfica de número 5, as medidas ambientais protetoras dos mananciais e da cobertura vegetal, aliada ao processo de educação e ao tratamento dos esgotos, acabaram há décadas com o problema das enchentes em toda a área da bacia.
O litoral Sul de Santa Catarina, extremamente retilíneo a partir do farol de Santa Marta, em Laguna, até Torres (RS) foi recentemente assolado pelo inédito fenômeno atmosférico "Catarina".
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...