Lista completa de Questões de Geografia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A divisão da geografia em campos de conhecimento da sociedade e da natureza tem propiciado um aprofundamento temático de seus objetos de estudo. A respeito desse assunto, julgue os itens subsequentes.
No estudo geográfico, o campo do conhecimento da sociedade é caracterizado pelo estudo do espaço, enquanto o campo da natureza adota a paisagem como objeto de estudo.
O processo de integração da Comunidade Europeia, referido no texto acima, é identificado em outras partes do mundo onde ocorre
um aumento na mobilidade do capital.
a regionalização em detrimento da globalização.
a oposição ao liberalismo econômico.
a adoção de uma moeda única para todos os países.
No mapa apresentado acima, destacam-se países que fazem parte de um bloco econômico regional, no qual se verifica
o franco processo de consolidação de um mercado comum, facilitado pelo nível de desenvolvimento econômico similar entre seus integrantes.
a restrição, na verdade, positiva, quanto à comercialização com países não integrantes do MERCOSUL ou ainda com outros blocos.
uma zona de livre comércio que visa à integração econômica do bloco MERCOSUL, na qual parte das mercadorias produzidas são comercializadas sem tarifas comerciais.
a abertura de fronteiras decorrente da superação dos conflitos econômicos relacionados às barreiras alfandegárias.
A partir do texto acima, assinale a opção correta acerca da história do pensamento geográfico e da institucionalização da geografia como ciência.
A institucionalização da geografia como disciplina acadêmica originou-se na França, com os estudos regionais empreendidos pelos herdeiros do Iluminismo do século XVIII, como Vidal de La Blache.
A geografia firmou-se como domínio disciplinar específico na Antiguidade, com obras de geógrafos como Estrabão e Ptolomeu, que delimitaram o objeto de estudo próprio da nova disciplina que surgia: o espaço terrestre.
Grande parte dos historiadores da geografia atribui a Alexander von Humboldt a responsabilidade pelo estabelecimento das novas regras do pensamento geográfico moderno, visto que ele rompeu com o enciclopedismo francês e abandonou as narrativas de viagens e as cosmografias.
A geografia moderna tornou-se científica com a ascensão do possibilismo, cujos ideais, já em meados do século XIX, superaram as ideias deterministas e naturalistas em voga no início do século.
A geografia científica, que surgiu a partir do século XIX, com as obras de Alexander von Humboldt e Carl Ritter, foi influenciada pelo saber geográfico anteriormente produzido e pelo sistema filosófico de Emmanuel Kant, que considerava a geografia uma ciência ao mesmo tempo geral/sistemática e empírica/regional.
Com base no texto e no gráfico apresentados, julgue itens a seguir.
O gráfico corrobora o texto apresentado, visto que as taxas de acumulação de capital, no período em que a economia brasileira se inseriu no processo de globalização, são as mais baixas desde 1951.
A maior concentração populacional e de riqueza no Brasil encontra-se na região
Sudeste, em razão do desenvolvimento industrial ali ocorrido.
Centro-Oeste, como consequência da expansão da fronteira agrícola e do surgimento de novas cidades.
Nordeste, devido às históricas disparidades sociais.
Sul, em decorrência da secular atividade pecuária e da ruralização.
Com base nas informações do gráfico acima, que apresenta a distribuição dos tipos de fontes utilizadas na geração de energia elétrica no Brasil, em 2007, e na situação brasileira atual, nessa área, é correto concluir que
cerca de 14% da energia elétrica gerada têm origem nos combustíveis nucleares.
o índice de participação da hidreletricidade na geração de energia elétrica está relacionado ao grande potencial de energia hidráulica do Brasil.
a utilização de combustíveis fósseis na oferta de energia elétrica foi reduzida, nos anos posteriores a 2007, com o objetivo de tornar a matriz energética brasileira menos dependente do petróleo.
a maior parte da energia elétrica gerada no Brasil é proveniente de fontes não renováveis.
Geografia - Clima e Domínios Morfoclimáticos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Acerca dos domínios vegetacionais brasileiros, ilustrados no mapa acima, assinale a opção correta.
O Cerrado brasileiro, formação do tipo bioma savana adaptada a clima com sazonalidade bem marcada, apresentase estratificado em fitofisionomias, com formações de campos (limpo e sujo), estruturas de campo cerrado e cerrado em senso estrito e formações florestais conhecidas como cerradão.
A Mata de Araucárias, formação típica do sul do país, apresenta diversidade florestal bastante acentuada, caracterizada, principalmente, por indivíduos latifoliados (folhas largas) e aciculifoliados (folhas pontiagudas).
A Mata Tropical, também conhecida como Mata Atlântica, caracterizava-se, originalmente, por formações bastante espaçadas e de baixa densidade florestal, o que permitia considerá-la como formação ombrófila, associada a climas chuvosos.
A hiléia amazônica, formação estratificada, subdivide-se em mata de igapó, de várzea e de terra firme, definidas com base em tipos de embasamento, sendo os sedimentares associados à mata de igapó, e os rochosos, às demais.
A Caatinga possui solos bastante intemperizados, principalmente por desagregação química dos minerais, decorrentes de suas características climáticas e de vegetação.
A partir desse texto e no que concerne à dinâmica de urbanização observada, no mundo, nas últimas décadas, julgue C ou E.
Apesar de o continente africano apresentar importante fluxo migratório para áreas urbanas, a precariedade da situação econômica impede a formação, naquele continente, de importantes conurbações, dado o excessivo fluxo de emigrantes que se dirigem para os países ricos.
Geografia - Clima e Domínios Morfoclimáticos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
A partir do mapa, assinale a opção correta com relação às características dos biomas existentes no Brasil.
O bioma Cerrado, o segundo maior do Brasil, corresponde a cerca de 20% do território nacional; as atividades econômicas desenvolvidas nessa área, em sua maioria ligadas ao setor primário, não alteraram de forma significativa sua vegetação original.
O bioma Amazônia, com mais de 4 milhões de km², é muito importante para a estabilidade ambiental do planeta, pois ali estão fixadas trilhões de toneladas de carbono, sua massa vegetal libera toneladas de água para a atmosfera, via evapotranspiração, e seus rios descarregam cerca de 20% de toda a água doce despejada nos oceanos pelos rios existentes no mundo.
O bioma Caatinga, o único exclusivamente brasileiro, ocupa cerca de 7% do território, com área total de aproximadamente 1.100.000 km², caracteriza-se por índices pluviométricos muito baixos, vegetação xerófila e grande amplitude térmica ao longo do ano.
O bioma Mata Atlântica é um dos ecossistemas mais ameaçados do planeta, restando, atualmente, menos de 10% de sua cobertura original; sua constante degradação está associada tanto ao fato de estar localizado em área de intensa ocupação humana e de concentração de atividades econômicas quanto ao da inexistência de medidas legais para sua preservação.
O bioma Pantanal caracteriza-se por elevadas precipitações distribuídas regularmente ao longo do ano, o que contribui para a formação de lagoas e inundação de vastas porções do território pantaneiro.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...