Questões de Geografia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Geografia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.


Tendo a figura anterior como referência sobre a dinâmica da população brasileira, assinale a opção correta.

    A) O território brasileiro apresenta zonas de concentração intensa de população ao longo dos principais rios da bacia Amazônica.

    B) A interiorização da ocupação do território se revela na região Nordeste, que apresenta índices elevados de concentração demográfica no interior e a diminuição da população no litoral.

    C) A figura apresenta a concentração de população nas diferentes regiões brasileiras, que se mantém inalterada desde a segunda metade do século XX.

    D)

    As faixas de fronteira apresentam uma concentração demográfica em expansão, principalmente ao sul e norte do país.



    E) A região concentrada corresponde à área de maior concentração de população no Brasil e também de maior infraestrutura, sendo formada pelo Sudeste e Sul do país.

As descobertas de petróleo e gás natural no pré-sal estão entre as mais importantes atividades em expansão no Brasil nas últimas décadas. O pré-sal coloca o Brasil em uma posição estratégica considerando-se o aumento da demanda mundial e nacional de energia. No que se refere a essa temática, assinale a opção correta.

    A) A exploração de petróleo e gás natural na reserva do pré-sal depende da importação de tecnologia e de mão de obra estrangeira, o que pouco impacta a economia nacional.

    B) A bacia de Santos corresponde à área de maior produção de petróleo e gás na plataforma oceânica brasileira.

    C) A grande profundidade das reservas de petróleo e gás natural impede a exploração desses recursos em larga escala, pois o Brasil depende de parcerias com centros internacionais de pesquisa e exploração.

    D) O pré-sal corresponde a reservas de petróleo e gás encontradas entre dois e quatro mil metros de profundidade, o que corresponde à plataforma oceânica brasileira em áreas de até 200 km da linha da costa.

    E) O petróleo e o gás explorados no pré-sal são um recurso energético mineral de origem orgânica e armazenado em rochas magmáticas e metamórficas no subsolo oceânico.

O potencial exportador do Brasil é muito grande, principalmente no setor de produção de commodities. A lista dos principais produtos exportados pelo Brasil indica a forte participação do setor do agronegócio na balança comercial brasileira. Acerca desse tema, assinale a opção correta.

    A) A partir do processo de privatizações e da participação de empresas estrangeiras, petróleo, gás e derivados passaram a ocupar o lugar de principais itens da pauta de exportações do Brasil.

    B) A retração da economia global na última década diminuiu a exportação brasileira de minério de ferro, principalmente para o mercado europeu, maior consumidor do minério brasileiro.

    C) O rebanho bovino brasileiro é o maior em escala global e a exportação de carne é principalmente destinada aos mercados norte-americano e europeu.

    D) A soja tem sido o principal produto de exportação do Brasil, principalmente para o abastecimento do mercado chinês.

    E) O potencial de exportação do Brasil tem caído nos últimos anos em razão da crise que o país atravessa em diversos setores: ambiental, político e cambial.

Assinale a opção correta, a respeito dos arranjos populacionais e das concentrações urbanas do Brasil.

    A) A concentração populacional em um ou mais municípios é característica do modelo territorial brasileiro adequado à realidade mundial, em que a presença crescente de atividades econômicas dinamiza a urbanização.

    B) O novo modelo de urbanização brasileira reconfigura as concentrações urbanas do Brasil, havendo a dispersão de empregos pelas periferias e o esvaziamento das áreas centrais tanto de atividades econômicas quanto de população.

    C) A região metropolitana de São Paulo é a maior concentração populacional do país e tem como elemento de atração a oferta de empregos em seu imenso parque industrial, com a indústria como principal gerador de empregos e impostos.

    D) Um arranjo populacional é o agrupamento de dois ou mais municípios mesmo que entre ele não haja uma forte integração populacional.

    E) Os arranjos populacionais apresentam espaços vazios ou com ocupação rarefeita entre os municípios integrantes, sendo a contiguidade da mancha urbanizada verificada apenas em regiões metropolitanas.

A divisão urbano-regional do Brasil proposta pelo IBGE (2013) apresenta três níveis escalares de articulação urbana do território brasileiro: as regiões ampliadas, as regiões intermediárias e as regiões imediatas. A respeito dessa divisão urbano-regional, assinale a opção correta.

    A) A divisão urbano-regional do Brasil leva em conta a distribuição das metrópoles por cada estado e a quantidade de população concentrada nessas aglomerações urbanas.

    B) O Brasil apresenta uma divisão urbano-regional pouco articulada em nível federativo e econômico, pois a economia nacional apresenta níveis diferenciados de desenvolvimento e articulação entre sistemas urbanos sem a necessária complementaridade socioeconômica.

    C) As regiões ampliadas de articulação urbana são constituídas por 14 sistemas urbanos-regionais que têm o protagonismo dos fluxos socioeconômicos no processo contínuo de estruturação do território nacional.

    D) As regiões imediatas de articulação urbana correspondem aos sistemas urbano-regionais que refletem a acessibilidade e a capacidade de atender a demanda de produtos e serviços em escala nacional.

    E) As regiões intermediárias de articulação urbana correspondem aos sistemas urbanos formados por municípios que integram nós logísticos, ou seja, a confluência de diversos tipos de modais de transporte regional.

A identificação e a delimitação de novos desenhos regionais denominados pelo IBGE de regiões de articulação urbana encontram-se vinculadas à compreensão das transformações socioespaciais que ocorrem no país. Acerca desse assunto, é correto afirmar que as regiões de articulação urbana

    A) foram construídas a partir dos eixos de expansão urbana sobre as áreas rurais, com o urbano compreendido como materialização de um processo dinâmico de ocupação do espaço.

    B) compreendem a zona central de uma cidade e os seus diferentes bairros, articulados em um tecido social e construtivo desigual.

    C) correspondem aos centros de gestão do território e envolvem diversos tipos de fluxos organizados em rede.

    D) embasam a produção de planos diretores e de desenvolvimento de municípios em relação apenas aos aspectos econômicos.

    E) são constituídas por um único município dentro de uma unidade da Federação brasileira.

Em 1872, o índice de Gini*, uma das possíveis medidas da desigualdade de distribuição de renda, pode ter sido de 0,56, segundo estimativas recentes. Quase cinquenta anos depois (1920), o índice parece ter piorado, chegando a 0,622. Em 1976, outros cinquenta anos decorridos, tínhamos o mesmo valor, 0,62. E, em 2006, o índice era de 0,57, equivalente, então, ao encontrado 130 anos antes. Internet: <www.scielo.br> (com adaptações).
*O valor zero para o índice de Gini representa a situação de igualdade, ou seja, todos têm a mesma renda. O valor um (ou cem por cento) está no extremo oposto, isto é, uma só pessoa detém toda a riqueza (IPEA, 2004).
A partir do texto, assinale a opção correta.

    A) Com todo o avanço tecnológico e industrial, em mais de um século o Brasil não conseguiu uma melhora significativa em seu índice de Gini.

    B) O texto demonstra que a equivalência no índice de Gini deve-se ao exponencial crescimento populacional do país.

    C) O índice de Gini é praticamente o mesmo em 1872 e 2006 em decorrência do fato de que antigamente havia mais terras para a subsistência da população.

    D) O mesmo índice de Gini em 1920 e 1976 deve-se à estabilidade demográfica do Brasil, pois as taxas de natalidade e mortalidade eram equivalentes nesses períodos.

    E) A piora no índice de Gini de 1976 deveu-se ao acontecimento da Segunda Guerra Mundial, já que nossos insumos vêm do exterior.

A cidade é uma gigantesca fábrica de homens modernos. Com base nessa certeza, o projeto nacional-desenvolvimentista formulou — no Brasil e em quase toda a América Latina —, durante as décadas de 50 e 60 do século passado, uma grande questão e avivou uma grande esperança: como o Estado pode construir uma sociedade cultural e politicamente moderna? O projeto nacional-desenvolvimentista carregava consigo a grande esperança de extensão ampla dos benefícios econômicos, políticos e sociais da modernidade a toda a sociedade brasileira.
Internet: <memorialdademocracia.com.br> (com adaptações).
O desenvolvimentismo brasileiro formulou uma visão econômica politicamente engajada no país, e uma das suas ideias mais fortes, diante da sua implantação, e que melhor se encaixa como slogan para a época seria:

    A) O capital externo é a solução para a erradicação da pobreza social no Brasil.

    B) Sem as indústrias de bens de consumo e de base, não há solução para esse país.

    C) O capital nacional é todo o suporte para o desenvolvimentismo industrial.

    D) A industrialização é a via da superação da pobreza e do subdesenvolvimento.

    E) Com a exportação e a mecanização agrícola, o crescimento econômico virá.

A formação de blocos regionais que surgiram através da integração econômica se caracteriza, na verdade, como um processo, o qual, normalmente, se distingue por várias etapas. Quando tais etapas são projetadas para o âmbito social e político dão à formação do bloco a característica de união total.
Internet: <trilhante.com.br> (com adaptações).
Acerca da formação e da integração econômica dos blocos regionais, assinale a opção correta.

    A) Os blocos possuem o intuito de fortalecer a economia nacional e proporcionar mútua assistência, formando um mercado comum forte e competitivo no âmbito mundial.

    B) A finalidade é sempre chegar a uma união aduaneira, último estágio da formação de um bloco, que permite a circulação de produtos, pessoas, bens, capitais e força de trabalho.

    C) Atualmente o bloco em estágio mais avançado é a União Europeia, com destaque para o Reino Unido, sua maior potência econômica.

    D) A estabilidade política e econômica do Mercosul chama a atenção do mundo para seus membros efetivos: Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela.

    E) O Brasil, devido a sua riqueza mineral e natural e seu maior parceiro comercial ser a China, faz parte do bloco regional que envolve países da Ásia e do Pacífico.

O termo globalização gera intenso debate quanto ao seu significado e suas características centrais. Em meio a essa acalorada discussão, no entanto, foi possível chegar a alguns consensos e um deles refere-se ao fato de que, apesar de a globalização ser um fenômeno mundial, seus impactos são locais e regionais, impulsionando mudanças que se desenvolvem de diferentes formas e com intensidade variada.
Internet: <www.scielo.br> (com adaptações).
A globalização como um fenômeno mundial, mas de rebatimentos locais e regionais, tem como consequências

    A) o pleno emprego e o crescimento econômico, com a minimização das desigualdades.

    B) a competitividade e o consumo, com a geração de maiores danos ao meio ambiente.

    C) o atraso tecnológico e maior fluidez nas comunicações internas.

    D) a alimentação mais natural e saudável e o surgimento de muitos vírus com mais poder de contágio.

    E) o fechamento dos países ao investimento externo e o bloqueio econômico.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...