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De acordo com Mariana Miranda (In: Bertha Becker et ali, 1990), a ocupação da Amazônia e sua integração com o nordeste e centro-sul do país deve-se a iniciativas do governo brasileiro em estabelecer e executar medidas vinculadas ao Plano Nacional Econômico do País e ao Programa de Integração Nacional (PIN), na década de 70 do século passado. Acerca das ações realizadas por esse plano na região amazônica, julgue os itens seguintes.
I Previu a construção das rodovias Transamazônica e Cuiabá–Santarém e a criação do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA).
II Previu a delimitação da faixa destinada à colonização e reforma agrária de 10 km de cada lado das rodovias e o combate ao desmatamento a partir de uso de imagens de satélite.
III Promoveu a aceleração da ocupação da Amazônia e sua integração com o nordeste e centro-sul.
IV Promoveu a segurança interna do país e foi plenamente aceita pela população brasileira.
Estão certos apenas os itens
I e II
I e III
II e IV
III e IV
A América do Sul, região na qual o Brasil se vincula ao meio internacional por sua geografia e história, é objeto de grande debate no país. A respeito desse tema, julgue os itens que se seguem.
A Venezuela, já parte integrante do MERCOSUL, teve sua adesão plenamente ratificada pelo Congresso Nacional do Brasil.
O mercado é a instituição central do processo de globalização. Um dado fundamental é a evidência de que o mercado se tornou mundial. Isso não quer dizer que tombaram os muros das fronteiras nacionais ou dos protecionismos, mas que nunca tantos produtos cruzaram oceanos e continentes. As barreiras estabelecidas pelos blocos nacionais ou pelos acordos comerciais visam mais normatizar a competição em favor dos interesses comerciais particulares de cada país do que bloquear essa circulação. É, pois, no mercado e nas expectativas de consumo que ele propicia que se materialize a globalização. Iná E. Castro. Bertrand do Brasil, 2006, p. 233 (com adaptações). Tendo em vista o tema da globalização, tratado no texto acima, julgue os itens a seguir.
Em relação ao Brasil, o processo de globalização diminuiu a concorrência entre produtos agrícolas no mercado internacional, o que impulsionou a modernização da agricultura no país.
Tendo como referência as idéias expressas no texto, assinale a opção correta acerca de questões sócio-culturais e econômicas.
A Zona Franca de Manaus, criada em 1967, ocupou papel vigoroso na atração da mão-de-obra e garantiu as bases sustentáveis do desenvolvimento extrativista para muitas antigas comunidades tradicionais.
Historicamente a Amazônia extrativista ficou conhecida nacional e internacionalmente pela produção de borracha. O extrativismo local não se restringe a esse produto, destacando-se também: cacau, castanha, balata, sorua, pau-rosa, copaíba, andiroba, puxuri, salsaparrilha, piaçava, entre outros.
A piaçava, originária da região do rio Xié, é um produto altamente valorizado no mercado nacional. As comunidades indígenas reponsáveis pela extração da piaçava conquistaram um modelo de desenvolvimento sustentável e padrões de vida independentes.
Nas comunidades quilombolas e grupos ribeirinhos do rio Tapajós, a combinação da exploração do pau-rosa e da agricultura extensiva é utilizada como a principal forma socioeconômica de sobrevivência, garantindo a preservação das tradições culturais.
Geografia tem passado por um intenso processo de discussão. Claro está que esse debate repercute no ensino dessa disciplina em seus níveis fundamental e médio. Sobre o ensino da Geografia tendo o espaço como seu objeto, julgue os itens.
A produção do espaço pelas sociedades implica sua contínua reorganização diante das novas realidades impostas, por exemplo, pelo desenvolvimento científico e tecnológico.
A América do Sul, região na qual o Brasil se vincula ao meio internacional por sua geografia e história, é objeto de grande debate no país. A respeito desse tema, julgue os itens que se seguem.
A Argentina, com nova presidente, a única mulher com tal responsabilidade na América do Sul, já iniciou agenda de cooperação importante com o Brasil.
Julgue os itens seguintes, referentes ao processo de urbanização brasileira.
Apesar de ser um processo de crescimento de população urbana em relação à rural, a urbanização não pode ser associada ao processo de metropolização.
Geografia tem passado por um intenso processo de discussão. Claro está que esse debate repercute no ensino dessa disciplina em seus níveis fundamental e médio. Sobre o ensino da Geografia tendo o espaço como seu objeto, julgue os itens.
A localização e a representação dos dados socioeconômicos e naturais contribuem para o entendimento do espaço geográfico.
A América do Sul, região na qual o Brasil se vincula ao meio internacional por sua geografia e história, é objeto de grande debate no país. A respeito desse tema, julgue os itens que se seguem.
A Venezuela, na qual proposta de reforma constitucional foi rejeitada em referendo pela população, é país estratégico para a integração energética na América do Sul.
Acerca dos ecossistemas brasileiros, julgue os itens subsequentes.
A mata atlântica, berço do processo de ocupação territorial brasileira, encontra-se degradada em mais de 90% de sua cobertura original.
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