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Acerca da possibilidade de uma saída para o Pacífico e das conseqüências que isso traria para o estado de Mato Grosso, assinale a opção incorreta.
A localização geográfica do estado é favorável à sua ligação com o Pacífico.
A integração com os países do MERCOSUL seria enfraquecida.
A economia do estado seria beneficiada.
A exportação dos produtos de Mato Grosso para a Ásia seria facilitada.
Texto para as questões 26 e 27
Considerando o texto acima, assinale a opção correta acerca do objeto de estudo da Geografia e do ensino dessa disciplina.
Inexiste um objeto de estudo próprio da Geografia, que contempla múltiplos temas em seus estudos.
A Geografia é uma disciplina voltada para estudos relativos a questões ambientais, isto é, do meio natural, sem se preocupar com as questões sociais.
Os dois grandes marcos mencionados no texto referem-se à Geografia humana e à Geografia física ensinadas em ambiente escolar.
A Geografia se preocupa com o papel dos condicionantes naturais na interpretação do espaço.
Quanto à cidade de Cuiabá, capital do estado de Mato Grosso, assinale a opção correta.
É considerada uma das regiões metropolitanas do Brasil.
Seu crescimento foi influenciado pela construção da rodovia Cuiabá-Santarém.
As altas temperaturas que ocorrem ao longo do ano consistem em um de seus principais problemas de degradação ambiental.
Trata-se de uma cidade criada a partir do desmembramento do antigo estado de Mato Grosso.
Texto para as questões 26 e 27
Assinale a opção
das áreas mencionado no texto e à importância desse estudo.
As áreas diferem entre si por atributos de caráter natural e social.
A noção de região é relevante para a compreensão do mundo atual, razão por que está inserida no contexto escolar do ensino da Geografia.
O segundo marco mencionado no texto abrange uma perspectiva ambiental, inexistente no primeiro.
O estudo da diferenciação das áreas diz respeito à análise regional, pertinente aos estudos em Geografia.
Geografia - Clima e Domínios Morfoclimáticos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
O pantanal é uma depressão sazonalmente inundada. Nessa planície inundável, podem ser reconhecidas planícies de baixa, média e alta inundação, destacando-se os ambientes de inundação fluvial generalizada e prolongada. Nas partes mais baixas, predominam as gramíneas. Nas alturas intermediárias, predominam árvores de porte médio entremeadas de arbustos e plantas rasteiras. A poucos metros acima das áreas inundáveis, ficam os capões de mato, com árvores maiores. Nas altitudes maiores, o clima árido e seco torna a paisagem parecida com a da caatinga. Esses ambientes, periodicamente inundados, apresentam alta produtividade biológica, grande densidade e diversidade de fauna. Por suas características, o pantanal foi reconhecido como reserva da biosfera.
A partir das idéias do texto acima, julgue os itens que se seguem, acerca do ecossistema pantanal.
I O pantanal constitui um ecossistema biodiverso, cujo equilíbrio ecológico depende do ciclo de cheias e secas da região.
II A vegetação pantaneira apresenta padrões diferenciados de flora, de acordo com o solo e a altitude.
III Nas alturas intermediárias, o pantanal apresenta vegetação típica predominante da floresta amazônica.
Assinale a opção correta.
No quadro de evolução do pensamento geográfico, não faltam conhecimentos que encontram aplicação no contexto escolar do ensino da Geografia. Nesse sentido, um dos objetivos do ensino escolar de Geografia é fazer que o aluno se torne capaz de
memorizar os atributos naturais e socioeconômicos de cada país no mundo.
concluir que a construção do espaço geográfico é resultado da maior ou da menor intensidade de exploração da base de recursos naturais de cada país, de tal modo que as regiões mais desenvolvidas do mundo são aquelas mais efetivamente exploradas em suas potencialidades.
reconhecer o papel das tecnologias de comunicação e de informação no desenvolvimento do mundo atual.
inferir que, de acordo com o pensamento atual, a Geografia trabalha com a noção de escala global, visto que a globalização, isto é, o desenvolvimento das redes mundiais de produção, anulou os processos de escala local, pertinentes às análises do passado.
A descrição acima define um conceito fundamental do ensino da Geografia em ambiente escolar. Assinale a opção correspondente a esse conceito.
paisagem
território
lugar
espaço geográfico
Geografia - Clima e Domínios Morfoclimáticos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
A representação encontrada no mapa acima corresponde
aos domínios morfoclimáticos.
aos biomas brasileiros.
às bacias hidrográficas.
aos tipos de vegetação.
Geografia - Clima e Domínios Morfoclimáticos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Entendendo o clima como um recurso natural, pode-se observar vários de seus benefícios ao homem tanto na formação, quanto na conservação de outros recursos. Tais benefícios não incluem
a geração de energia elétrica.
a insolação.
os recursos minerais renováveis e não-renováveis.
a diminuição da camada de ozônio, fundamental na conservação da vida.
A partir das idéias apresentadas no texto acima, julgue os itens subseqüentes.
O Brasil faz parte do processo de integração das economias no mercado mundial citado no texto, o que repercutiu no processo de urbanização e industrialização.
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