Lista completa de Questões de Geografia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Geografia tem passado por um intenso processo de discussão. Claro está que esse debate repercute no ensino dessa disciplina em seus níveis fundamental e médio. Sobre o ensino da Geografia tendo o espaço como seu objeto, julgue os itens.
No ensino da Geografia, dever ser compreendido que no processo de construção do espaço há uma dinamicidade que o coloca em constante transformação.
No mapa acima, a reunião de países circundada pela linha pontilhada
corresponde à Área de Livre Comércio das Américas.
constitui um bloco econômico regional cujo fundamento das relações comerciais previstas é a adoção de uma moeda única.
diz respeito ao processo de globalização em que a competitividade vem se diluindo, o que favorece a integração econômica dos países em blocos regionais.
constitui a área de livre comércio do MERCOSUL, que visa estimular o comércio regional.
A região que atualmente constitui o estado do Espírito Santo foi uma das primeiras a serem colonizadas pelos portugueses no Brasil. Seu território foi incluído entre as capitanias hereditárias, instituídas em 1534, com o objetivo de se garantir a cultura da efetiva ocupação da colônia. Entre as atividades econômicas desenvolvidas na região, no período colonial, merece destaque a cultura da cana-de-açúcar. Forte também foi a presença de religiosos católicos na área, particularmente dos jesuítas, que se envolveram na catequese dos índios e na assistência espiritual dos colonos. Após a independência do Brasil, a introdução do café dinamizou a economia local, inclusive por exercer forte atração sobre imigrantes, em especial mineiros e fluminenses. Com a abolição da escravidão, o Espírito Santo também recebeu expressivos contingentes de imigrantes europeus. A partir das informações do texto acima e considerando aspectos históricos e geográficos do Espírito Santo, julgue os itens subseqüentes.
Por motivos políticos, o Espírito Santo recusou-se a receber famílias de trabalhadores vindas de outros países.
Com relação à metodologia e aos recursos utilizados no ensino da Geografia, bem como aos seus objetivos, julgue os próximos itens.
A instrumentação do aluno para uma leitura crítica do mundo, abarcando conflitos, lutas e contradições existentes, é um dos objetivos da Geografia como disciplina escolar.
A região que atualmente constitui o estado do Espírito Santo foi uma das primeiras a serem colonizadas pelos portugueses no Brasil. Seu território foi incluído entre as capitanias hereditárias, instituídas em 1534, com o objetivo de se garantir a cultura da efetiva ocupação da colônia. Entre as atividades econômicas desenvolvidas na região, no período colonial, merece destaque a cultura da cana-de-açúcar. Forte também foi a presença de religiosos católicos na área, particularmente dos jesuítas, que se envolveram na catequese dos índios e na assistência espiritual dos colonos. Após a independência do Brasil, a introdução do café dinamizou a economia local, inclusive por exercer forte atração sobre imigrantes, em especial mineiros e fluminenses. Com a abolição da escravidão, o Espírito Santo também recebeu expressivos contingentes de imigrantes europeus. A partir das informações do texto acima e considerando aspectos históricos e geográficos do Espírito Santo, julgue os itens subseqüentes.
O Espírito Santo desempenha relevante papel nas exportações brasileiras, como no escoamento de produtos minerais.
Com relação à metodologia e aos recursos utilizados no ensino da Geografia, bem como aos seus objetivos, julgue os próximos itens.
Apesar de ser considerada uma ciência social, a Geografia deixa de contribuir para a formação do aluno como cidadão ao ter como meta o estudo dos lugares.
A região que atualmente constitui o estado do Espírito Santo foi uma das primeiras a serem colonizadas pelos portugueses no Brasil. Seu território foi incluído entre as capitanias hereditárias, instituídas em 1534, com o objetivo de se garantir a cultura da efetiva ocupação da colônia. Entre as atividades econômicas desenvolvidas na região, no período colonial, merece destaque a cultura da cana-de-açúcar. Forte também foi a presença de religiosos católicos na área, particularmente dos jesuítas, que se envolveram na catequese dos índios e na assistência espiritual dos colonos. Após a independência do Brasil, a introdução do café dinamizou a economia local, inclusive por exercer forte atração sobre imigrantes, em especial mineiros e fluminenses. Com a abolição da escravidão, o Espírito Santo também recebeu expressivos contingentes de imigrantes europeus. A partir das informações do texto acima e considerando aspectos históricos e geográficos do Espírito Santo, julgue os itens subseqüentes.
Localização litorânea e diversidade geográfica são alguns dos fatores que fazem do Espírito Santo importante pólo turístico brasileiro.
A partir dessa caracterização da região amazônica, julgue os próximos itens.
Sua extensão e sua densidade florestal tomam toda a região amazônica importante para o Brasil e para o mundo no que diz respeito ao contexto da sustentabilidade ambiental e, em função disso, foi criada a chamada Amazônia Legal.
Com relação à metodologia e aos recursos utilizados no ensino da Geografia, bem como aos seus objetivos, julgue os próximos itens.
Representar no mapa o espaço cotidiano vivido pelos alunos auxilia na aquisição de conceitos de orientação e de escala.
A partir dessa caracterização da região amazônica, julgue os próximos itens.
Nas áreas da fronteira amazônica, o capital social é incipiente e as relações entre os habitantes e o poder púbico são tênues e conflitantes, pois o poder público, via de regra, está presente unicamente nos serviços básicos de saúde, nas agências de correio e em operações esparsas de fiscalização ambiental.
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