Questões de Geografia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

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Os levantamentos sísmicos têm por objetivo registrar, por meio de sismogramas, movimentos do terreno originados por uma fonte sísmica conhecida. Para isso, torna-se necessário gerar um pulso sísmico, detectar as ondas sísmicas na superfície, registrar e apresentar as formas de onda. Em referência a esse assunto, julgue os itens seguintes. Para que a velocidade e a direção de percurso das ondas sísmicas possam ser interpretadas, é necessário o registro das formas de onda por, pelo menos, um transdutor.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca do ensino da geografia e dos seus desdobramentos, julgue os itens subsequentes. No ensino da geografia como atividade intelectual e prática, existe a necessidade investigativa da pesquisa, que pode ser considerada um processo aglutinador de reflexão e crítica.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os levantamentos sísmicos têm por objetivo registrar, por meio de sismogramas, movimentos do terreno originados por uma fonte sísmica conhecida. Para isso, torna-se necessário gerar um pulso sísmico, detectar as ondas sísmicas na superfície, registrar e apresentar as formas de onda. Em referência a esse assunto, julgue os itens seguintes. A fonte sísmica deve ter energia concentrada no tipo de onda de interesse para um levantamento específico que seja, por exemplo, compressível ou transversal.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca do ensino da geografia e dos seus desdobramentos, julgue os itens subsequentes. A escola geográfica brasileira baseia-se na teoria ratzeliana, o que influenciou diretamente o desenvolvimento da geografia crítica, movimento iniciado no final dos anos 1970.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação aos fundamentos físicos acerca das características dos registros sísmicos, julgue os itens subsequentes. O movimento de partículas associado à passagem da onda compressional ocorre pela oscilação em torno de um ponto fixo na direção de propagação, ao passo que o movimento perpendicular de partículas ao redor de um ponto fixo, em um plano perpendicular à direção de propagação da onda, está associado à passagem da onda de cisalhamento.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca do ensino da geografia e dos seus desdobramentos, julgue os itens subsequentes. A avaliação, elemento componente do processo educativo, consiste exclusivamente em medir o desempenho do corpo discente e caracteriza-se como meio de obter informações acerca de uma ação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação aos fundamentos físicos acerca das características dos registros sísmicos, julgue os itens subsequentes. As amplitudes relativas dos pulsos de ondas sísmicas transmitidos e refletidos em duas camadas de rocha dependem das velocidades e densidades dessas duas camadas e do ângulo de incidência sobre a interface entre as duas camadas de rocha.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca do ensino da geografia e dos seus desdobramentos, julgue os itens subsequentes. O ensino da geografia, diante dos avanços da globalização, somados às mudanças radicais do mercado de trabalho, exige uma escola que desenvolva inteligência, senso crítico, criatividade e iniciativa individual. Para tanto, o processo ensino-aprendizagem deve ser fragmentado e analisado perante os problemas locais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação aos fundamentos físicos acerca das características dos registros sísmicos, julgue os itens subsequentes. Assumindo-se que as deformações associadas à passagem de pulsos de onda sísmica sejam elásticas, exceto nas proximidades da fonte, é correto afirmar que as velocidades de propagação desses pulsos dependem dos módulos elásticos e das densidades dos materiais por meio dos quais eles se propagam.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca do ensino da geografia e dos seus desdobramentos, julgue os itens subsequentes. De acordo com as novas tecnologias de comunicação e informação no ensino da geografia, o professor, por meio da reflexão e da crítica, pode modificar o processo ensino-aprendizagem, sem, contudo, abandonar o método de ensino tradicional, como o uso do livro didático, do quadro e do giz.

  • C. Certo
  • E. Errado
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