Questões de Geografia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Geografia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Internet: <pageflip.portaalsas.com.br>.


Considerando que o voo do avião ilustrado na figura apresentada, em viagem de São Paulo a Maringá, tenha sido realizado em um dia ensolarado, sem nuvens, sobre o Trópico de Capricórnio, ao meio-dia de Brasília e durante o inverno no Brasil, assinale a opção correta.


    A) O lado direito do avião pegará sombra durante todo o percurso da viagem.

    B) O lado esquerdo do avião pegará sombra durante todo o percurso da viagem.

    C) Durante toda a viagem, a cauda do avião pegará sombra enquanto o bico pegará Sol.

    D) Durante toda a viagem, o bico do avião pegará sombra enquanto a cauda pegará Sol.

    E) Os raios solares incidirão perpendicularmente sobre o avião durante toda a viagem.

Definido como uma persistente banda de nebulosidade, esse é o principal sistema meteorológico de grande escala responsável pelo regime de chuvas sobre as regiões Sudeste e Centro-Oeste durante os meses de primavera e verão. O sistema meteorológico de que trata essa afirmação é o(a)

    A) distúrbio ondulatório de leste.

    B) zona de convergência intertropical.

    C) sistema convectivo de mesoescala.

    D) zona de convergência do Atlântico Sul.

    E) vórtice ciclônico tropical de altos níveis.

Paulo mora no condomínio Pontal da Barra e todos os dias, pela manhã, por volta das 7 horas, vai de ônibus ao seu trabalho, que fica no centro de Aracaju. O percurso passa pela ponte Construtor João Alves e várias paisagens da região. Ele chega ao serviço por volta das 8 horas, quase sempre pontualmente. No final do dia, retorna à sua casa, também de ônibus, por volta das 20 horas. A rotina de Paulo é vivida por milhares de trabalhadores do país.
O tipo de deslocamento realizado por Paulo todos os dias denomina-se

    A) emigração.

    B) transumância.

    C) migração pendular.

    D) êxodo rural.

    E) êxodo urbano.

As principais características que marcam o semiárido no Brasil são índice pluviométrico baixo e mal distribuído e saldo positivo de energia solar. Especificamente, para a sub-região do Nordeste brasileiro, o semiárido apresenta particularidades importantes, tanto no que se refere a seu bioma, quanto às atividades e sociedade humanas. Com relação ao semiárido brasileiro, assinale a opção correta.

    A) As condições de aproveitamento econômico no setor primário são ínfimas nessa sub-região.

    B) Essa sub-região nordestina prescinde de investimentos estatais na atualidade, tendo alcançado autonomia pelo desenvolvimento de atividades do setor privado.

    C) Nessa sub-região se observam dois setores da agricultura: o de sequeiro dependente das precipitações e o da agricultura irrigada constituída de tecnologia própria para a sub-região.

    D) A biodiversidade nessa região é pobre, devido à baixa precipitação.

    E) O clima dessa região não se inclui entre os subtipos dos climas tropicais.

Novas necessidades produtivas e novas formas de dividir socialmente e territorialmente o trabalho aumentaram as necessidades de cooperação, criando, paralelamente, profissões novas, sobretudo, a partir da revolução das telecomunicações na década de 70 do século passado.
M. Santos e Maria Laura Silveira. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI. p. 220 (com adaptações)
Tendo o texto precedente como referência inicial, assinale a opção correta, a respeito do assunto nele abordado.

    A)

    Atualmente, constata-se aumento de profissões no setor primário da economia.



    B) Ocupações bancárias, do setor de telecomunicação e de serviços se enquadram no setor terciário e quaternário da economia.

    C) O aumento de profissões no setor secundário da economia marca o surgimento das novas profissões no período mencionado no texto.

    D) O surgimento de profissões novas foram responsáveis pelo aumento da empregabilidade em todo o mundo desde o fim do século passado.

    E) As profissões novas são responsáveis pelo desenvolvimento socioeconômico nos países.

A estrutura agrária latifundiária do Brasil está no gérmen de diversos conflitos relacionados à posse da terra ao longo da história do país. A respeito desses conflitos, assinale a opção correta.

    A) A posse de terra foi assegurada aos indígenas da América Portuguesa pelos jesuítas a partir do Regimento dos Índios.

    B) A Lei das Terras de 1850 representou um avanço legislativo ao distribuir as terras devolutas do Brasil Império para o pequeno produtor.

    C) A partir de 1946, surgiram as Ligas Camponesas, associações de trabalhadores rurais que lutavam por reforma agrária e foram posteriormente apoiados pelo regime militar (1964-1985).

    D) Influenciada pela Teologia da Libertação, a Comissão da Pastoral da Terra (1975) foi fundamental para o desmantelamento dos sindicatos ligados aos trabalhadores rurais.

    E) Para combater o avanço da pecuária na floresta amazônica, Chico Mendes reivindicava uma reforma agrária cujo principal foco era a criação das reservas extrativistas.

Julgue os itens a seguir, relativos à interação entre sociedade e natureza. No Brasil, a região Nordeste é a área mais afetada pela desertificação, processo que resulta da erosão decorrente de desmatamentos, queimadas e do uso intensivo do solo; na Europa, as áreas mais afetadas são Portugal e o norte da França.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando esse texto, julgue os itens a seguir.

Um dos efeitos da internacionalização da economia brasileira é a perda de competitividade da indústria nacional, com a transferência de fábricas da região concentrada do país para outros países da América Latina e da Ásia. A desindustrialização do Brasil é comprovada por meio da queda da participação da indústria e dos serviços no PIB nacional neste século.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando esse texto, julgue os itens a seguir.

Em contraponto ao processo de modernização produtiva, o setor agropecuário no Brasil mantém uma estrutura baseada na produção para a exportação sem a agregação de valor, representada pelo processo parcial ou total de transformação pela indústria nacional.

  • C. Certo
  • E. Errado

Cada região do globo terrestre apresenta um clima próprio devido à conjugação de um conjunto diferenciado de fatores, tais como latitude, altitude, relevo, continentalidade, entre outros. Com relação a esse assunto, assinale a opção correta.

  • A. Regiões de alta altitude são caracterizadas por temperaturas elevadas porque o ar quente, em função de sua menor densidade, sobe.
  • B. Quanto mais próximo do Equador, menos perpendicular é a incidência de raios solares com relação ao eixo da Terra.
  • C. A área da superfície terrestre aquecida por um feixe de raios solares de mesmo diâmetro será maior para maiores latitudes.
  • D. Quanto maior a altitude, maior é a área de superfície da crosta que absorve e irradia calor, sendo também maior a temperatura dessa área.
  • E. Quanto menor a latitude, menores são as médias térmicas anuais.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...