Lista completa de Questões de Geografia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Acerca de zonas de transição entre biomas, assinale a opção correta.
As zonas de transição são as zonas menos favoráveis à invasão por espécies exóticas.
No estado da Bahia, observa-se transição entre o cerrado e a Amazônia.
As zonas de transição podem ser denominadas ecótonos.
Nas zonas de transição, comparativamente aos biomas originais, há menor diversidade de espécies e quantidade de nichos ecológicos.
Uma característica marcante do cenário demográfico contemporâneo é, além do evidente envelhecimento da população, a queda da taxa de fertilidade, ou seja, a redução do número de filhos por mulher. Entre os diversos fatores que contribuem para que a taxa de fertilidade esteja em queda atualmente inclui-se a
redução do índice de urbanização da sociedade, o que dificulta a criação de famílias numerosas.
ação generalizada dos governos para controlar o número de filhos por família.
disseminação, por todas as grandes religiões monoteístas, de métodos contraceptivos.
crescente participação da mulher no mercado de trabalho, o que afeta sua presença no lar.
O padrão de desenvolvimento econômico observado no mundo contemporâneo é decorrente da Revolução Industrial, que, iniciada na Inglaterra a partir de meados do século XVIII, se disseminou de tal forma que, na atualidade, o termo globalização é o que melhor define um quadro econômico mundial marcado pela absoluta ampliação dos mercados, permanentemente conectados. Se o sistema produtivo se altera ao longo do tempo, é natural que também se modifique o próprio conceito de desenvolvimento. Hoje, em face da crescente consciência do impacto causado pela atividade econômica na natureza, também ganha adeptos a tese de que o desenvolvimento deve
basear-se no Produto Interno Bruto (PIB) como critério de medição da riqueza nacional e de mecanismo eliminador dos índices de desigualdade social.
resultar da rígida regulamentação do mercado de trabalho e da ampliação da presença do Estado na defesa da economia nacional, impondo barreiras aos investimentos estrangeiros.
propiciar a produção de riquezas para atender as necessidades do presente, assegurando as condições indispensáveis à vida das gerações seguintes.
pautar-se pela necessidade de atender as demandas de uma população que não para de crescer, com foco no progresso técnico.
Acentua-se a preocupação, entre os especialistas, quanto à escassez de água para a utilização humana em muitas regiões do planeta. Amplia-se, cada vez mais, a percepção de que o problema remete, antes de tudo, ao mau gerenciamento do uso desse bem tão essencial à vida. Os fatores que mais pressionam o ciclo hidrológico incluem
a pecuária extensiva, as placas tectônicas e o reflorestamento voltado para o mercado.
as alterações climáticas, o crescimento demográfico e a acelerada urbanização.
a expansão industrial, a pesca artesanal e a expansão do setor terciário da economia.
os conflitos pela terra, a agricultura de subsistência e o analfabetismo.
O derretimento das geleiras é fenômeno que remete diretamente
à redução de gases de efeito estufa.
ao achatamento das calotas polares.
ao aquecimento global.
à decomposição da aurora boreal.
Uma consequência do derretimento das geleiras a que o texto se refere é a
contenção da força dos tsunamis.
redução do número de maremotos.
significativa elevação do nível dos oceanos.
multiplicação do número de terremotos.
Os combustíveis fósseis, especialmente o petróleo, ainda respondem por mais de 80% da matriz energética mundial. Cresce a consciência acerca da necessidade de se encontrarem alternativas ao seu uso, justamente devido ao seu principal efeito, a emissão de gases poluentes. O grande problema a dificultar a ampla adoção da energia solar ou eólica, por exemplo, é o seu elevado custo. Para alterar esse quadro, é preciso
transformar radicalmente a matriz energética brasileira, hoje concentrada no petróleo e em seus derivados, diferentemente do que ocorre em outras grandes economias.
abandonar o conceito de eficiência energética, inalcançável concretamente, e apostar na energia hidrelétrica, malgrado seu elevado potencial poluidor.
incentivar permanentemente a pesquisa em ciência e tecnologia para a geração de energia limpa a custos inferiores, de modo a possibilitar seu uso geral.
vencer a resistência ainda existente aos biocombutíveis, os quais, embora emitam menos poluentes, apresentam a grande desvantagem de não ser renováveis.
Geografia - Conferências e Tratados Ambientais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
O Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) foi criado em conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre mudanças climáticas com o objetivo de ajudar os países a cumprirem as metas estabelecidas no artigo 12 do Protocolo de Kioto. Objetivamente, o MDL consiste na
implantação de projetos em países em desenvolvimento com a finalidade de reduzir as emissões de gases de efeito estufa, além de contribuir para o desenvolvimento sustentável local.
destinação de recursos geridos pelo Banco Mundial para a disseminação da agricultura familiar, ou seja, aquela desvinculada de qualquer relação com o mercado.
substituição da matriz energética hoje existente em países plenamente desenvolvidos, centrada no petróleo e seus derivados, no espaço de duas décadas.
elevação dos padrões de vida das populações de países pobres que vivam em situação de risco social, mediante financiamento de programas de transferência de renda.
De acordo com a ONU, até 2050 as cidades deverão concentrar cerca de 70% da população mundial, índice já superado pela América Latina, incluindo o Brasil, e pelo Caribe, regiões com índices de urbanização superiores a 80%. A respeito desse assunto, assinale a opção correta.
Nos grandes centros urbanos dos países em desenvolvimento, como os latino-americanos e muitos asiáticos, a experiência de implantação de serviços de coleta e de destinação do lixo urbano transformou essas localidades em protótipos do que se pode denominar cidades inteligentes.
Processo similar ao da agroecologia, tendo ambas as mesmas origens e iguais objetivos, a ecocidade é experiência recente que se dissemina rapidamente, caracterizando-se pelo retorno a práticas do passado pré-industrial e pelo abandono das inovações que aumentem o consumo de energia.
Dada a grande pressão por recursos naturais, os quais são finitos, e o constante aumento da demanda por serviços, uma cidade que se pretenda sustentável deverá apostar na tecnologia em busca de soluções inovadoras quanto ao consumo racional de energia e água, por exemplo.
A urbanização contemporânea, embora rápida, é majoritariamente marcada pelo planejamento, que orienta a ocupação relativamente ordenada do território. No Brasil, Belo Horizonte, Goiânia e Brasília são exemplos conhecidos dessa tendência.
A certificação chegou à área ambiental. O ISO 14000 consiste no conjunto de normas que definem parâmetros e diretrizes para a gestão ambiental para empresas públicas e privadas. Partindo do pressuposto de que as atividades de muitas empresas causam impactos na natureza, muitas vezes de modo vigoroso e de efeitos irrecuperáveis, essa certificação, decorrente da aceitação pela empresa das normas e da correta implantação dos processos indicados, tem por objetivo
abrir caminho para a empresa no competitivo mercado global.
permitir que as empresas entrem no mercado financeiro para captar recursos.
reduzir significativamente os danos causados pelo processo produtivo ao meio ambiente.
dar visibilidade a empresas identificadas com a chamada Nova Economia.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...