Lista completa de Questões de Geografia da Escola de Administração Fazendária (ESAF) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Sobre os Modelos Numéricos de Terrenos (MNT), é incorreto afirmar que:
é uma representação matemática computacional da distribuição de um fenômeno espacial que ocorre dentro de uma região da superfície terrestre.
enquanto os Modelos Numéricos de Terreno (MNT) consideram os obstáculos no terreno, o Modelo Digital de Elevação (MDE) considera as cotas.
podem ser utilizados para análises de corteaterro, para projeto de estradas e barragens.
a partir dos modelos (grades), pode-se calcular diretamente volumes, áreas, desenhar perfis e secções transversais.
as estruturas de dados mais utilizadas na etapa de interpolação são a grade regular e a malha triangular.
Todos os componentes abaixo fazem parte de uma câmera digital e seus acessórios, exceto:
Lente
Obturador
Diafragma
Filme
Filtro
Entre as opções abaixo, indique o processo mais comum de formação de gotas de chuva em regiões tropicais.
Processo de Bergeron
Condensação de gotas de nuvens
Convecção em nuvens Nimbustratus
Processo de crescimento explosivo
Processo de Colisão-Coalescência
Assinale a opção incorreta.
Receptores de navegação que rastreiam apenas o código C/A, destinam-se a levantamentos expeditos.
Na determinação de pontos com GPS, é necessário ter cuidado para evitar possíveis interferências na recepção dos sinais, evitando o efeito de multicaminho.
A utilização de estação total e receptor de satélites em um mesmo levantamento não é indicada devido à incompatibilidade dessas tecnologias.
O posicionamento relativo caracteriza-se pela observação simultânea dos sinais de satélites em pelo menos duas estações distintas, tomando uma como base, sendo estas de coordenadas conhecidas.
RINEX (Receiver Independent Exchange Format) é um formato de dados GPS, desenvolvido para facilitar o intercâmbio destes entre os diversos modelos de receptores.
O satélite brasileiro CBERS-2B foi construído em conjunto com:
Estados Unidos
Japão
Canadá
Comunidade Europeia
China
A temperatura potencial equivalente é também conhecida como
Tetha-E.
Razão de Mistura por saturação.
Temperatura Virtual.
Temperatura do Bulbo Úmido.
CAPE.
As medições utilizando o posicionamento por satélites artificiais têm sido cada vez mais empregadas, sobre esta tecnologia, podemos afirmar que:
além do sistema GPS (Global Positioning System), também são adotados o Sistema Glonass, o Sistema Galileu e o Sistema Beidou/ Compass, que são designados como GNSS (Global Navigation Satelite System).
qualquer receptor de sinais de satélites de posicionamento é capaz de receber dados de qualquer sistema: GPS, Glonass, Galileu ou Beidou/Compass, independente da confi guração do receptor.
o posicionamento por satélite depende das condições atmosféricas e do local.
o Sistema GPS possui 3 segmentos: o segmento espacial, composto pelos satélites, o segmento de controle, composto pelas estações monitoras dos satélites, e o segmento do usuário, composto somente pelos usuários militares.
o Sistema de referência associado do GPS, quando se utilizam efemérides transmitidas, é o SIRGAS2000.
Considere que uma área cultivada com feijão em pleno crescimento vegetativo foi mapeada pelo satélite LANDSAT TM. Em uma composição colorida das bandas 3, 4 e 5 do TM, associadas aos canais azul, verde e vermelho, respectivamente, essa área de feijão aparecerá com uma coloração predominantemente:
Amarelada
Esbranquiçada
Azulada
Esverdeada
Avermelhada
A instabilidade atmosférica em geral aumenta devido à(ao)
passagem de uma frente fria.
intensificação da camada de inversão junto ao solo.
diminuição da umidade em baixos níveis.
presença de obstáculos topográficos.
aquecimento diurno.
A precisão com que as posições são determinadas, usando-se a constelação NAVSTAR/GPS, depende, fundamentalmente, de dois fatores: da geometria da configuração dos satélites e da precisão da medida. É correto afi mar, exceto:
o efeito da geometria da confi guração do satélite é expresso através do fator diluição da precisão (DOP: Dilution Of Precision), que é a razão entre a precisão do posicionamento e a precisão da medida.
PDOP é o indicativo de precisão da posição em 3D e tem como parâmetro três coordenadas.
PDOP é o valor pelo qual se deve multiplicar o erro médio de modo a obter-se o correspondente erro de posicionamento.
quando mais que 4 satélites estão visíveis, pode ser feito um ajustamento por mínimos quadrados. Quanto maior o número de satélites disponíveis, melhor a solução. O critério DOP pode também ser usado para encontrar os 4 melhores satélites, entre os vários disponíveis, numa determinada constelação geométrica.
o PDOP é inversamente proporcional ao volume da pirâmide cujos vértices são 4 satélites observados e o receptor e quanto mais elevados os satélites, a partir do horizonte, melhor a qualidade da medição.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...