Questões de Geografia da Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG)

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Segundo o enunciado de Galeano, ler mapas não é apenas localizar um elemento cartográfico ou qualquer fenômeno, é ter domínio da sua linguagem, é decodificar, representar mentalmente sua mensagem. Essa representação se expressa de diversas formas que são:

  • A.

    Escala cartográfica, leitura de mapas, projeções cartográficas, escala geográfica.

  • B.

    Decodificação dos símbolos, escala de análise e projeções cartográficas.

  • C.

    Relação topológica, escala de análise e relação euclidiana.

  • D.

    Legenda, escala e projeção cartográfica.

A autora, no texto, refere-se a um conceito da geografia relacionado a poder, que é:

  • A. Espaço.
  • B. Território.
  • C. Paisagem.
  • D. Lugar.

Qualquer projeção expressa a perspectiva de quem a construiu, sendo assim, uma visão particular do mundo; ao mesmo tempo, expressa uma visão de mundo, uma ideologia. Assim, essa visão eurocêntrica que nos mostra o texto acima foi passada pela projeção de:

  • A.

    Azimutal.

  • B.

    Mollweide.

  • C.

    Cônica.

  • D.

    Mercator.

O texto de Galeano enfoca as favelas do Rio e seus problemas sociais e faz referência a um tipo de território, o da droga, do tráfico. Este território é concebido como:

  • A.

    Flexível.

  • B.

    Temporário.

  • C.

    Instável.

  • D.

    Descontínuo.

A televisão aberta ou segmentada (através de cabo ou satélites), a educativa pública ou a educativa privada são concessões públicas. Logo, a finalidade maior de todas as emissoras de televisão é atender aos interesses dos cidadãos. O Ministério da Justiça, desde 1998, solicita de cada emissora de televisão a auto-regulamentação. Essa regulamentação exige das emissoras:

  • A.

    Apresentação de programas educativos em todos os canais, três vezes por semana.

  • B.

    A classificação dos programas e as indicações de horário, sendo que nenhum programa de televisão pode ser apresentado sem aviso de sua classificação.

  • C.

    Quota de 3 horas semanais para programas infanto-juvenis educativos.

  • D.

    Que os programas de indução de sexo, e outros afins, somente poderão ser veiculados entre zero hora e oito horas.

Com base no texto e analisando o mapa abaixo, assinale a alternativa correta sobre o clima de Santa Catarina, segundo Köppen.

  • A.

    O território catarinense se enquadra nos climas do grupo Cmesotérmico, com Cfa verão quente e Cfb- verão fresco.

  • B.

    Clima Cwa e Cfb, tropical de altitude.

  • C.

    O clima mesotérmico indica altas temperaturas.

  • D.

    Clima mesotérmico com Cfa que é o verão fresco e p Cfb com verão quente.

Segundo Correa (1997), existem paisagens próprias, geralmente imperceptíveis aos olhos da cultura dominante, mas ricas de símbolos e significados para o grupo excluído. Essas paisagens excluídas referem-se as/os:

  • A.

    Espaços com funções diferenciadas, durante o dia as ruas são tomadas por um tipo de paisagem humana e à noite esse espaço cede espaço a uma outra categoria.

  • B.

    Minorias e grupos pouco integrados, como os ciganos e minorias raciais religiosas.

  • C.

    Pontos de venda do jogo do bicho, que correspondem a uma área com muita abrangência.

  • D.

    Representações dos setores informais, como os camelôs nos diferentes espaços.

Alice questiona o lugar onde se encontra. O estudo do conceito de lugar na geografia é importante, pois:

I. Tem identidade, histórias compartilhadas, vínculo entre seus habitantes.

II. É atingido por redes articuladas que intervêm na sua história.

III. É a escala de produção e reprodução da vida.

IV. Representa aquilo que nossa visão alcança.

São corretas somente as assertivas:

  • A.

    I e IV.

  • B.

    I, II e III.

  • C.

    III e IV.

  • D.

    II, III e IV.

"A sociedade tecnológica, baseada nas possibilidades de informação e comunicação da mídia, caracteriza-se por uma articulação global do mercado econômico mundial e por suas mudanças significativas na natureza do trabalho e sua organização, na produção e no consumo de bens. Mas é sobretudo no papel atribuído ao conhecimento científico e às novas tecnologias e nas formas de acesso, aquisição e utilização dessas informações que é possível observar os novos fatores de mudança e de dinamismo econômico social". (SEED/MEC: TV na escola e os desafios de hoje. Brasília, 2002 p. 16). Na sociedade tecnológica, a escola pode contribuir para:

  • A.

    Incutir na criança e no adolescente o hábito de assistir TV, pois não têm acesso a ela em seus lares.

  • B.

    Introduzir no cotidiano uso de computadores, pois estes fazem parte da rotina de toda criança e adolescente.

  • C.

    Facilitar o uso e o domínio das tecnologias.

  • D.

    Formar cidadãos autônomos e conscientes, organizando experiências nas quais os alunos possam trabalhar sua postura crítica diante da massa de informações e mensagens que os bombardeiam.

Segundo Castrogiovanni (2000), a cartografia, que se destina a expressar fatos e fenômenos observados na superfície terrestre, oferece ao professor a possibilidade de se trabalhar em três níveis:

  • A.

    Representação, projeção, escala.

  • B.

    Olhar espacial, escala cartográfica, escala geográfica.

  • C.

    Análise, correlação, síntese.

  • D.

    Análise, comparação, olhar espacial.

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