Questões de Geografia da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Considerando que as intervenções Estatais influem nas novas territorializações e promovem ao mesmo tempo desterritorialização o projeto que articulou uma política nacional à formação territorial do Estado do Maranhão no século XX, foi a

  • A. implantação, no município de Alcântara de um centro de alta tecnologia de lançamento de foguetes que provocou a desterritorialização de comunidades quilombolas e tradicionais.
  • B. implantação do Porto de Itaqui na baía de São Marcos que provocou um forte investimento em melhorias urbanas atraindo setores sociais de alta renda para a região.
  • C. implantação da ferrovia Norte-Sul que promoveu um choque negativo na porosidade territorial e facilitou a relação com o exterior incentivando a exportação de commodities agrícolas.
  • D. expansão das rodovias que levou a região da Baixada Maranhense a falência do modelo agroexportador e confinou essa região ao contato apenas com as localidades mais próximas, configurando um ambiente de marasmo.
  • E. expansão de todas as infraestruturas territoriais, que promoveram somente o setor de exportação não trazendo nenhum benefício social.

Em relação a organização espacial da cidade de São Luís do Maranhão:

  • A. O espaço urbano e sua paisagem expressam-se fragmentados e interligados por políticas territoriais urbanas.
  • B. A cidade possui um amplo segmento da população que se organizou a partir dos princípios constitucionais como: moradia, saúde, segurança e dignidade.
  • C. A cidade possui uma organização trivial das cidades subdesenvolvidas, na qual a divisão do território urbano, se dá pela definição de periferia e centro.
  • D. São Luís é uma cidade em harmonia que se processa evidenciando um antagonismo dada a intensidade e veloz metamorfose urbana que não reflete a sua história.
  • E. São Luís é uma cidade segregada mas nas últimas décadas vem experimentando uma forte transformação territorial para reduzir as desigualdades sociais.

Considere a figura abaixo.

Nas últimas décadas verificou-se no Estado do Maranhão um processo intenso de substituição das lavouras destinadas aos alimentos básicos, tais como o arroz, em detrimento à expansão do agronegócio sojicultor. O aumento da cultura de soja se deve, dentre outros fatores

  • A. à “ajuda” estatal às empresas cooperativistas de comunidades tradicionais que sempre viveram na região sul-maranhense.
  • B. à adoção de incentivos fiscais favoráveis à exportação por parte do estado.
  • C. ao crescimento na produção de soja em outras regiões do Brasil.
  • D. à aceleração da mesorregião Sul do Maranhão em detrimento do Leste, em função da sua produtividade.
  • E. à produção de soja ser muito antiga nesta microrregião e sempre ter obtido significativos ganhos de produtividade em relação a outras regiões do Estado.

Trata-se do Bioma

  • A. Caatinga.
  • B. Campos Sulinos.
  • C. Cerrado.
  • D. Floresta Estacional Semi-Decidual.
  • E. Amazônico.

A globalização vem redefinindo as novas formas de territorialização. As novas territorialidades emergentes no final do século XX foram marcadas por processos econômicos, sociais e culturais. Segundo Haesbaert (2007:48), geógrafo estudioso deste assunto, entre as características que regem a emergência das novas-antigas territorialidades tem-se, inseridas nos processos de globalização/mundialização os seguintes aspectos:

I. Formação simultânea de uma elite globalizada vis a vis a uma enorme massa de excluídos que buscam reconstruir seus territórios.

II. Fortalecimento dos processos de âmbito local frente ao regional e ao nacional.

III. Aparecimento de vínculos complexos de ordem concomitantemente local e global.

IV. Recrudescimento de regionalismos e nacionalismos de ordem político-cultural.

V. Constituição de novas modalidades político-institucionais reguladoras do território, tais como entidades supranacionais e organizações não-governamentais.

Está correto o que se afirma em

  • A. I, II e III, apenas.
  • B. II, III e IV, apenas.
  • C. III, IV e V, apenas.
  • D. I, II, IV e V, apenas.
  • E. I, II, III, IV e V.

Considere o mapa abaixo.

A partir do mapa e do texto conclui-se que a região

  • A. leste concentra grande número de comunidades quilombolas com um número pequeno de comunidades por município.
  • B. norte concentra o maior número de quilombos por mesorregião e também o maior número de comunidades por municípios, consequência do trabalho escravista de séculos anteriores.
  • C. oeste não apresenta municípios com comunidades quilombolas e o número de comunidades é o mais baixo.
  • D. centro não apresenta um número significativo de comunidades quilombolas e o número de comunidades por município é o menor.
  • E. sul apresenta ao mesmo tempo um número de comunidades por município baixo e um número de comunidades por mesorregião médio.

O sistema de cidades constitui o arcabouço econômico, político, institucional e sociocultural de um país. A rede urbana é um conjunto de aglomerações produzindo bens e serviços junto com uma rede de infraestrutura de suporte e com os fluxos que, através desses instrumentos e intercâmbio, circulam entre as aglomerações. (Milton Santos. Da totalidade ao lugar, 2005).

No quadro urbano total a função das cidades locais está no Centro

  • A. funcional, mas não dinâmico da região circundante.
  • B. gerador de produtos diversificados.
  • C. provedor de novas tecnologias.
  • D. dinamizador de capitais.
  • E. impulsionador das atividades industriais.

Esse padrão criou a cidade

  • A. central com atributos de urbanidade e a cidade encrave com as diferenças socioambientais.
  • B. propriamente dita com infraestrutura e o subúrbio que concentra a maior parte da população em bairros dormitório.
  • C. formal, que concentra os investimentos públicos e a cidade informal, que cresce exponencialmente na ilegalidade urbana.
  • D. planejada com condomínios, shopping-center e a cidade desorganizada com espaços não urbanizados de favelas.
  • E. rica com as construções mais abastadas e provida de serviços e a cidade pobre sem infraestrutura nenhuma.

Tradicionalmente, a gestão ambiental pública no Brasil, no que se refere aos processos produtivos, vem priorizando a abordagem de “Comando & Controle” − C&C.

Essa abordagem se baseia

  • A. na integração dos fatores ambientais (água, ar, solo, fatores bióticos e sociais).
  • B. no desenvolvimento de ações globais, lidando com as atividades impactantes de forma integrada.
  • C. na criação de dispositivos e exigências legais (comando) e de mecanismos para garantir o seu cumprimento (controle).
  • D. no cumprimento de padrões de emissão e de qualidade ambiental, através de medidas corretivas de controle de poluição, também chamadas de “fim de tubo”.
  • E. na fiscalização ostensiva dos padrões de qualidade ambiental estabelecidas pelas normas técnicas vigentes.

Dentre outras proposições do geógrafo brasileiro Aziz Nacib Ab Saber em seu livro “Previsão de Impactos (2006:27), prever impactos em relação a um projeto de qualquer tipo, destinado a uma determinada região e a um sítio ou gleba particular, é uma operação técnico-científica essencialmente multidisciplinar, de grande importância para os países (...). Primeiro porque revela o nível de esclarecimento atingido pela organização espacial de seu território. E, num segundo nível, porque é também um bom uso dos instrumentos legais para garantir previamente um razoável quadro de qualidade ambiental e ordenamento territorial.

Considerando os estudos de impactos ambientais,

  • A. desastres como os de rompimento de barragens, cuja prevenção e solução estariam centradas no conhecimento técnicocientífico, são imprevisíveis e inevitáveis.
  • B. prever impactos significa aplicar uma vacina contra as resultantes de um uso incorreto de tecnologias ou de falsas argumentações científicas.
  • C. predizer impactos envolve avaliação das possíveis cadeias de consequências de qualquer projeto.
  • D. incertezas reais e fabricadas pelo uso incorreto das tecnologias são inevitáveis e difíceis de prever.
  • E. os procedimentos metodológicos para previsão de impactos em diferentes projetos guardam características semelhantes e envolvem variáveis padronizadas.
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