Questões de Geografia da Fundação Euclides da Cunha (FEC)

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"Com o final da Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos e a União Soviética acirraram a disputa pela hegemonia no globo. Deram inicio, assim, à Guerra Fria, um dos períodos mais tensos da história, que se estendeu do imediato pós-guerra até o final da década de 1980. Em 1946, o ex-primeiro-ministro britânico Winston Churchill (1874-1965), em viagem aos Estados Unidos, lançou o termo 'Cortina de Ferro' para delimitar na Europa, a fronteira entre o Leste socialista e o Oeste capitalista. No entanto, considerase que a Guerra Fria teve início mesmo em 1947, quando os Estados Unidos lançaram as bases da Doutrina Truman e do Plano Marshall." (MOREIRA, João Carlos; SENE, Eustáquio de. Geografia para o ensino médio. Geografia geral e do Brasil. São Paulo: Scipione, 2002, p. 221.)

Como sugere o texto acima, a Doutrina Truman foi um dos sustentáculos ideológicos do mundo da Guerra Fria. A propósito, essa doutrina teve sua origem associada a um discurso do presidente Harry Truman, propondo concessão de créditos para a:

  • A.

    Grécia e a Turquia, tendo como pressuposto geopolítico fundamental impedir o expansionismo do socialismo soviético na Europa;

  • B.

    Itália e a Turquia, tendo como pressuposto geopolítico fundamental dificultar a formação de Estados socialistas na Europa Meridional;

  • C.

    Itália e a Espanha, tendo como pressuposto geopolítico fundamental impossibilitar a construção de Estados de economia planificada na Europa Ocidental;

  • D.

    Polônia e a Hungria, tendo como pressuposto geopolítico fundamental criar um "cordão sanitário" para isolar o Leste europeu da influencia soviética;

  • E.

    Albânia e a Iugoslávia, tendo como pressuposto geopolítico fundamental evitar que outros países da Europa Oriental adotassem o modelo do socialismo real soviético.

Observe a tira abaixo:

 

A charge do cartunista Quino enfatiza a tranqüilidade contida no ato de viver na Noruega, país que atualmente ocupa o primeiro lugar no ranking do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), conceito adotado pela Organização das Nações Unidas (ONU) para aferir a qualidade de vida das populações. Os indicadores considerados para a construção desse conceito, além da escolaridade, são:

  • A.

    a porcentagem da população sem acesso à sanitarização e o Produto Nacional Bruto per capita;

  • B.

    a expectativa de vida ao nascer e o Produto Interno Bruto per capita;

  • C.

    o nível de concentração de propriedade da terra e a renda nacional;

  • D.

    o nível de subnutrição da população e o crescimento vegetativo ou natural;

  • E.

    a taxa média de fecundidade e o superavit no balanço de pagamentos.

 Considere o mapa a seguir:

 Observando com atenção o mapa exposto acima, podemos inferir que a rede de transporte nele traçada é a:

 

  • A.

    ferroviária, implementada nas últimas décadas do século XIX e no começo do século XX, para suprir as necessidades do modelo agro-exportador, particularmente o escoamento da produção açucareira;

  • B.

    ferroviária, implementada nas ultimas décadas do século XIX e no começo do século XX, para atender as necessidades do modelo agro-exportador, particularmente o escoamento da produção cafeeira;

  • C.

    rodoviária, impulsionada após a revolução de 1930, no governo de Getúlio Vargas, para integrar a malha urbana brasileira, notadamente o eixo Rio de Janeiro - São Paulo - Minas Gerais;

  • D.

    rodoviária, impulsionada a partir da década de 1950, no governo Juscelino Kubitschek, para integrar a malha urbana brasileira, notadamente entre as regiões Sul, Sudeste e Nordeste;

  • E.

    hidroviária, priorizada na década de 1990, no governo Fernando Henrique Cardoso, através de projetos que possibilitaram a navegação entre as bacias do Tietê e do Paraná.

Leia o texto abaixo. "Nos últimos dez anos, o mundo assistiu a grandes mudanças cartográficas. Novos Estados se criaram, com o fim do socialismo soviético, e nacionalismos emergiram e partiram velhas unidades políticas. Blocos econômicos e comunidades regionais instituíram laços ou solidificaram antigas alianças entre países que abrigaram suas fronteiras uns aos outros."

 (BENEVIDES, Sérgio. Um big quebra-cabeça. In: Veredas. Rio de Janeiro, ano 5, nº 49, janeiro de 2000, p. 7.)

 Uma das mais destacadas mudanças ocorridas no contexto do período conhecido como nova ordem mundial está claramente associada:

  • A.

    à criação da Comunidade de Estados Independentes (CEI), firmada pelo Acordo de Minsk, composta pelas 15 ex-repúblicas soviéticas;

  • B.

    à integração econômica articulada em torno da União Européia e sustentada pela consolidação do euro, moeda adotada por todos os países membros desse bloco regional;

  • C.

    ao projeto de devolução à China dos territórios de Goa, Macau e, principalmente, Hong Kong, importante enclave capitalista, agora administrado pelo Estado socialista chinês;

  • D.

    à dissolução do Pacto e Varsóvia, formalizada por seus países membros em 1991, na então Tcheco- Eslováquia, pondo fim ao conflito leste-oeste;

  • E.

    à criação do Curdistão, abrangendo parte do território da Turquia, do Iraque e da Armênia e habitado pelos curdos que até recentemente formavam a maior nação sem Estado do mundo.

A legislação que modificava e regulamentava o acesso à terra, contida na Lei de Terras de 1850, produziu as seguintes ações:

  • A.

    estimulou a desconcentração fundiária e difundiu a agricultura de subsistência;

  • B.

    dificultou a expansão do latifúndio monocultor e estimulou a organização de grandes empresas agrícolas;

  • C.

    possibilitou o acesso à terra, face à doação de sesmarias devolutas e estimulou a vinda de imigrantes;

  • D.

    determinou a venda de lotes em leilões oficiais e estimulou o surgimento de pequenas e médias propriedades;

  • E.

    garantiu o fornecimento de mão-de-obra barata para os latifúndios e dificultou o acesso dos imigrantes à propriedade rural.

Observe a figura abaixo:

 

O professor que usasse em sala de aula a ilustração acima para exemplificar a situação da economiamundo nela contida, poderia adotar como legenda correta:

  • A.

    Os fluxos de capitais produtivos não encontram atualmente nenhuma barreira protecionista.

  • B.

    Os capitais especulativos determinam atualmente a desconcentração geográfica das indústrias.

  • C.

    A incorporação de povos e continentes, nos fluxos mercantis e nos circuitos de investimentos, é centralizada pelas potências industriais.

  • D.

    A competição planetária entre nações e continentes é determinada pelos capitais especulativos.

  • E.

    Os preços das matérias-primas são o fator locacional determinante na instalação de indústrias modernas.

Leia o texto abaixo.

 "Em 1985, um reformador apaixonado, Mikhail Gorbachev chegou ao poder como secretário-geral do Partido Comunista soviético. Não foi por acaso. Na verdade, não fosse a morte do desesperadamente doente, Iuri Andropov (1914 - 1984), que fizera o rompimento decisivo com a era Brejnev, em 1983, a era da mudança teria começado um ano ou dois antes. " (HOBSBAWN, Eric. Era dos extremos. O breve século XX. 1914-1991. São Paulo: Companhia das Letras, 1998, p. 461.)

 Dentre as reformas adotadas pelo governo Gorbachev, a partir do período enfocado pelo texto, encontra-se:

  • A.

    a concessão de maior autonomia para as repúblicas separatistas;

  • B.

    a prioridade de investimentos nas indústrias de bem de produção;

  • C.

    a busca de novas tecnologias através de acordos com as empresas da Europa Oriental e da China;

  • D.

    a adoção de produção serializada fundamentada nos princípios do fordismo;

  • E.

    a convocação de eleições legislativas para aprovar uma nova Constituição.

Segundo os ecomalthusianos, o rápido crescimento demográfico exerce sérias pressões sobre o meio ambiente. No Sahel, por exemplo, esse rápido crescimento demográfico tem como resultado:

  • A.

    a redução das áreas de subsistência e a destruição do ecossistema equatorial;

  • B.

    a difusão da pecuária semi-extensiva e a destruição da cobertura de savanas altas;

  • C.

    o aumento do pastoreio nômade e do desmatamento do ecossistema tropical;

  • D.

    a sedentarização dos rebanhos e a superutilização das áreas férteis;

  • E.

    a redução das áreas de monocultura de exportação e a ampliação das áreas de desertificação.

Leia o texto abaixo, que faz referências aos domínios morfoclimáticos brasileiros, e responda às questões 10 e 11.

No campo dos domínios das formações herbáceas e arbustivas aparece a Mata dos Cocais, uma paisagem botânica localizada entre os domínios:

  • A. do Cerrado e dos Mares de Morros Florestados;
  • B. da Caatinga e do Cerrado;
  • C. da Araucária e das Pradarias;
  • D. do Pantanal e Amazônico;
  • E. da Caatinga e Amazônico

Sobre os grupos sociais pode-se afirmar que:

  • A.

    a escola representa o primeiro grupo social da criança;

  • B.

    o grupo pode se formar quando há interesses comuns entre as pessoas;

  • C.

    o grupo se define quando as pessoas pertencem ao mesmo país;

  • D.

    o sexo é o elemento básico definidor do grupo;

  • E.

    os grupos apresentam uma hierarquia fixa e específica de valores.

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