Lista completa de Questões de Geografia da Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A abordagem geossistêmica nos estudos de questões ambientais e de gestão urbanas é relevante, porque adota as seguintes ênfases, EXCETO:
A consideração fundamental dos fluxos verticais e horizontais de energia, matéria, momento e informação, responsáveis pelas ligações e pelo funcionamento do sistema urbano, focalizando entradas e saídas e os processos internos.
A proposição de análises integradas dos componentes do sistema urbano nos seus três níveis mais abrangentes, o biológico, o físico, o antrópico, com a possibilidade de um tratamento inter ou transdisciplinar.
A apreensão da cidade como uma estrutura verticalizada e estratificada, em que o espaço construído, edificado e modificado pelo homem deve ser priorizado.
A apreensão da cidade como um sistema territorial aberto e orgânico, constituído de subsistemas e unidades menores, que podem ser vistos segundo uma hierarquia e níveis de grandeza estabelecidos conforme as necessidades.
O sensoriamento remoto orbital é um importante recurso para pesquisas, gestão e monitoramento de questões várias de interesse da administração urbana.
Sobre o uso desse recurso, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO:
O sensoriamento remoto facilita as análises de tendência de expansão urbana, a identificação de eixos de crescimento, a mensuração e controle de áreas verdes, o monitoramento de áreas de risco ambiental na cidade.
O processamento digital de imagens orbitais, ao permitir correções, técnicas de realce e classificação por indicadores matemáticos ou estatísticos, torna dispensável o controle de campo na pesquisa geográfica.
O uso de imagens de satélites torna-se cada vez mais relevante nos estudos ambientais e espaciais, na gestão e planejamento rurais e urbanos tendo em vista seu caráter multitemporal e sinótico.
O uso de imagens de satélite pode ser e muitas vezes é acompanhado pela interpretação de fotos aéreas quando é necessário ou mesmo desejável o detalhamento da análise ou centralizar o foco da observação.
Observe os mapas topográficos:
A partir da análise e da interpretação desses mapas, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO:
Os rios da região B são menos encaixados que os da região A.
O relevo da região B é mais sujeito à erosão que o da região A.
As áreas de planície da região B são menos extensas que as da região A.
As águas fluviais da região B escoam-se menos lentamente que as da região A.
Uma política de gestão dos recursos hídricos deve ter como objetivos garantir o abastecimento para os mais diversos usos, sem desperdícios e administrando os conflitos, e preservar esses recursos visando o futuro.
A respeito do quadro atual dos usos e da gestão das águas, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO:
Os administradores públicos devem considerar seriamente, na gestão dos recursos hídricos, os custos e a qualidade da água, mas também a adoção urgente de medidas de racionalização do consumo.
As políticas de recursos hídricos devem, obrigatoriamente, considerar que há, economicamente, várias fontes de suprimento de água para uma cidade e elas devem ser igualmente avaliadas.
A água pluvial, para ser utilizada, exige tratamento oneroso, o que tem sido obstáculo para a ampliação dessa fonte alternativa para vários usos urbanos.
A política tradicional de recursos hídricos tem desconsiderado a reutilização das águas servidas, resultado de uma postura de despreocupação frente ao agravamento das questões relativas ao abastecimento.
A respeito dos elementos dessa paisagem tropical úmida em terrenos granito-gnaíssicos, típica da região onde se encontra o município de Contagem, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO:
As colinas são arredondadas, têm altitudes mais ou menos semelhantes e são revestidas por espessos mantos de alteração.
As várzeas, formadas por sedimentos, mesmo quando situadas em níveis altimétricos diferentes, estão sujeitas às inundações de verão.
O substrato geológico cristalino está submetido, principalmente, a processo de intemperismo físico relacionado ao clima, sobretudo às fortes amplitudes térmicas.
O revestimento vegetal de florestas tropicais, hoje quase extinto, estava em equilíbrio com os demais elementos ambientais, portanto supõe-se ser uma comunidade clímax.
Uma cidade hipotética, com uma população de 650.000 habitantes no inicio do ano 2000, apresentou os seguintes dados:
· taxa de natalidade ......................... 2,1% (ano)
· taxa de mortalidade ....................... 1,1% (ano)
· número de imigrantes .................... 12.500
· número de emigrantes ................... 2.325
No dia 31/12/2000, o número de habitantes dessa cidade e o acréscimo absoluto de pessoas eram, respectivamente, de:
666.675 e 6.500.
666.675 e 16.675.
675.000 e 10.175.
678.000 e 12.500.
Sobre o clima urbano, NÃO é correto admitir que:
agrava as conseqüências ambientais, sociais, econômicas e para a saúde, resultantes de eventos climáticos naturais extremos, como chuvas intensas, ondas de calor e outros.
mostra aumento expressivo da temperatura, sobretudo as noturnas, redução do teor de umidade do ar e outras alterações significativas dos demais elementos do clima.
resulta de modificações quantitativas nos fluxos e no balanço de radiação solar e térmica, portanto do albedo, da emissividade e da absortividade da superfície e da atmosfera urbanas.
depende mais do uso e ocupação do solo urbano do que das condições atmosféricas regionais, tornando-se um clima praticamente independente.
Nos mapas das regiões X, Y e Z, o relevo está representado por meio de curvas de nível.
A correspondência entre os perfis e o relevo de cada uma das regiões X, Y e Z, nessa ordem, está CORRETA em:
1 – 2 – 3
2 – 1 – 3
2 – 3 – 1
3 – 1 – 2
"Dentre as varias formas e processos de movimentos de massa, destacam-se os deslizamentos nas encostas, em função da sua interferência grande e persisitente com as atividades do homem, da extrema variância de sua escala, da complexidade de causas e mecanismos, além da variabilidade de materiais envolvidos. (...) Os deslizamentos são, assim como os processos de intemperismo e erosão, fenômenos naturais contínuos de dinâmica externa, que modelam a paisagem da superfície terrestre. No entanto, destacam-se pelos grandes danos ao homem, causando prejuízos a propriedades da ordem de dezenas de bilhões de dólares por ano. (...) O Brasil, por suas condições climáticas e grandes extensões de maciços montanhosos, está sujeito aos desastres associados aos movimentos de massas nas encostas. Além da freqüência elevada daqueles de origem natural, ocorre no país, também, um grande número de acidentes induzidos pela ação antrópica".
Fonte: FERNANDES, N. F., AMARAL, C. P. do. Movimentos de massa: uma abordagem geológico – geomorfológica. In: GUERRA, A. J. T. , CUNHA, S. B. da. (Org.) Geomorfologia e Meio Ambiente. 2 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998.
A partir da análise e interpretação desse texto, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO:
As causas dos deslizamentos são complexas, mas conhecidas e, esses processos são, hoje, facilmente evitados.
As manifestações dos deslizamentos têm ordem de grandeza espacial variada e envolvem materiais de natureza diversa.
Os deslizamentos nas encostas estão entre os mais importantes processos de evolução do relevo em amplas regiões da Terra.
As condições climáticas associadas ao relevo e, com freqüência, à ação humana favorecem a ocorrência dos deslizamentos em grande parte do Brasil.
Observe este fluxograma:
A partir da análise e interpretação desse fluxograma, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO:
A contabilização, no final do ciclo hidrológico, das entradas e saídas de água do sistema resulta valores negativos.
A perda total de água por evaporação e transpiração, quando computada no final do ciclo hidrológico, alcança valores relativamente inexpressivos.
A impermeabilização do solo urbano repercute, direta e negativamente, na realimentação das reservas hídricas do solo, dos lençóis freáticos e profundos.
O escoamento superficial é extremamente variável e reage direta e imediatamente ao regime e à magnitude dos eventos pluviométricos das áreas urbanas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...