Questões de Geografia da Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN)

Lista completa de Questões de Geografia da Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No Rio Grande do Norte, um município apresentou perda de 45,63% de população entre os Censos de 2000 e 2010. Essa afirmação refere-se ao município de:

  • A.

    Severiano Melo.

  • B.

    Várzea.

  • C.

    Vila Flor.

  • D.

    Jundiá.

Em 2011, o IFRN inaugurou mais quatro novos campi: Parnamirim, Educação a Distância (com sede em Natal), São Gonçalo do Amarante e Nova Cruz, totalizando agora 16 unidades. Dando continuidade à expansão da Rede Federal de Educação Tecnológica no Rio Grande do Norte, o IFRN vai ganhar mais três novos campi, nos municípios de Ceará Mirim, São Paulo do Potengi e Canguaretama. Levando em consideração a regionalização preconizada pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (IDEMA), os três últimos municípios citados estão localizados respectivamente nas Subzonas Homogêneas de

  • A.

    Macaíba, do Agreste Potiguar e do Litoral Sul.

  • B.

    Ceará Mirim, do Potengi e da Mata.

  • C.

    Litoral Oriental, do Potengi e do Litoral Sul

  • D.

    Ceará Mirim, do Agreste Central e da Mata.

Paralelamente à globalização da economia, ocorre negociações regionais entre países para formação de blocos econômicos e acordos bilaterais. No que diz respeito ao Mercosul, é correto afirmar que

  • A.

    as hidrovias do Araguaia-Tocantis e Tietê-Paraguai são as mais importantes do Brasil em volume de carga transportada e estão integradas à rede de transportes dos países do Mercosul.

  • B.

    o transporte de mercadorias entre os países do Mercosul ocorre apenas pela navegação de cabotagem.

  • C.

    o transporte de mercadorias entre os países do Mercosul ocorre apenas pelo modal rodoviário, em virtude das potencialidades fluviais.

  • D.

    as hidrovias do Paraná-Paraguai e Tietê-Paraná são as mais importantes do Brasil em volume de carga transportada e estão integradas à rede de transportes dos países do Mercosul.

No contexto da economia mundial globalizada, o espaço geográfico se organiza por meio de redes onde o sistema de produção interliga países e empresas, aumentando os lucros. Uma das modalidades de funcionamento das redes no âmbito das empresas multinacionais é a aliança (LUCCI; BRANCO; MENDONÇA, 2010, p.94). Sobre essa modalidade é correto afirmar que a aliança é formada por

  • A.

    empresas que tem atividades produtivas complementares, com origem num mesmo país, e, por esta razão, fornecem umas às outras matéria-prima, peças, equipamentos, serviços e compartilham dos mesmos centros de pesquisas para o desenvolvimento de tecnologia.

  • B.

    empresas do ramo de equipamentos de telecomunicações que tem origem e localização diferentes e cujas atividades produtivas são complementares e, por esse motivo, compartilham dos mesmos centros de pesquisas para o desenvolvimento de tecnologia.

  • C.

    empresas que fornecem umas às outras matéria-prima, peças, equipamentos e serviços e que podem ter origem e localização diferentes.

  • D.

    multinacionais de vários setores, mas com sede num mesmo país, localizadas em áreas conurbadas. Na busca pela ampliação dos lucros, as corporações fazem acordos para se instalarem em países com mão-de-obra qualificada e barata.

A urbanização será uma das tendências demográficas mais importantes do século XXI. Entretanto, analisando com mais atenção esse fenômeno, percebe-se que a urbanização é bastante desigual, uma vez que há continentes e países muito urbanizados e outros ainda predominantemente rurais. A respeito das características do processo de urbanização, no Brasil, é correto afirmar que

  • A.

    alguns Estados, como Rio de Janeiro, São Paulo e Amapá, apresentam nível de urbanização em torno de 90%, enquanto em outros, como Rondônia, Piauí e Maranhão, esses índices ficam por volta de 60%.

  • B.

    esse processo apresentou padrão periférico de crescimento, com a formação de grandes manchas urbanas no interior do país e a população de alta renda sendo deslocada para áreas mais distantes do centro.

  • C.

    as cidades pequenas passaram a oferecer certas vantagens em relação às grandes e médias cidades, como o aumento da oferta de empregos, em virtude da transferência de muitas empresas para essas localidades, menor custo de vida e ampliação da oferta de estabelecimentos comerciais e de serviços destinados a atender às necessidades da população.

  • D.

    a questão da violência urbana é um dos mais sérios problemas das grandes cidades. Entre as principais causas sociais e econômicas que aumentaram os índices de violência nas cidades brasileiras estão os baixos índices de pobreza e as poucas oportunidades de empregos com remuneração adequada à satisfação das necessidades básicas da população.

A partir do governo de Fernando Collor, foram adotadas políticas socioeconômicas sob a influência do Estado neoliberal. Dentre elas, destacam-se

I o controle do sistema financeiro, da atuação dos bancos e do movimento de capitais no mercado interno pelo governo.

II a privatização de empresas estatais e abertura do mercado nacional a produtos estrangeiros.

III a garantia de preservação dos direitos dos trabalhadores através da criação de aposentadorias privadas e do incentivo à adesão aos planos de saúde privados.

IV a expansão de faculdades e universidades particulares, financiadas pelo Estado em detrimento das universidades públicas.

 Em relação a essas políticas, é correto afirmar que são verdadeiras as dos itens

  • A.

    I e II.

  • B.

    I e III.

  • C.

    II e IV.

  • D.

    III e IV.

A industrialização do planeta trouxe consigo a ampliação dos padrões de consumo e a exigência de uma demanda crescente na oferta de energia e, consequentemente, de recursos naturais energéticos. A necessidade da ampliação da oferta de energia tem sido cada vez mais evidente, principalmente em virtude dos avanços proporcionados pela Revolução Técnico-Científica. Esses avanços possibilitaram a difusão de meios eletrônicos e a incorporação de equipamentos aos processos de produção e aos lares, que dependem da energia elétrica para funcionar. A esse respeito é correto afirmar que:

  • A.

    o Brasil não apresenta problemas com a oferta de energia por ser um dos maiores produtores de petróleo do mundo e ter, em seu território, as maiores usinas hidrelétricas do planeta.

  • B.

    a ampliação da oferta de energia, no Brasil, deve considerar a energia das marés e a energia térmica, pois o país tem climas quentes e uma expressiva fachada litorânea.

  • C.

    a ampliação da oferta de energia deve considerar a conservação do ambiente, promovendo-se a utilização de fontes energéticas renováveis e menos poluidoras.

  • D.

    a demanda por energia só é crescente porque o mundo atingiu a marca de 7 bilhões de habitantes em 2011.

As transformações sofridas pelos espaços urbanos têm suscitado muitos debates. Nos fins da década de 1960 e, na década de 1970, os estudos de Manuell Castells e Henri Lefebvre surgiram como alternativas voltadas para a análise do espaço e as concepções do primeiro, tiveram ampla repercussão na América Latina. No Brasil, Milton Santos foi um dos grandes exponentes da renovação crítica da Geografia defendendo também novas perspectivas de análise e compreensão dos espaços e da urbanização no Terceiro Mundo. Considerando essas informações, é correto afirmar que as categorias de análises defendidas, respectivamente, pelos autores citados, são

  • A.

    produção do espaço, metrópole fractal e território usado.

  • B.

    metrópole fractal, o direito à cidade e cidades globais.

  • C.

    cidades globais, método regressivo/produtivo e meios de consumo coletivo.

  • D.

    meios de consumo coletivo, o direito à cidade e os dois circuitos da economia urbana.

Quanto a esse contexto, é correto afirmar que os textos

  • A.

    não têm relação uma vez que o primeiro mostra um esquema de uso correto de solo de áreas íngremes e o segundo trata do surgimento de voçorocas, crateras provocadas apenas pelas chuvas fortes sobre terrenos planos e argilosos como os do Centro-Oeste do Brasil.

  • B.

    se complementam, pois evidenciam a erosão pluvial em áreas de relevo acidentado e solos litólicos lateríticos, arenosos e profundos, com grande incidência de chuvas. Trata-se de um contexto único que ocorre na região Centro-Oeste, onde não há meteorização intensa.

  • C.

    têm íntima relação uma vez que abordam o uso incorreto do solo, o que poderá ocasionar a perda de milhares de toneladas desse recurso, sobretudo em consequência do intemperismo químico, associado ao desgaste, transporte e acúmulo de sedimentos.

  • D.

    abordam o uso incorreto do solo que pode levar à formação de voçorocas, uma vez que, sendo provocadas pelas chuvas, um fator natural, o movimento de massas é inevitável em áreas planas, de climas quentes e com alto índice de pluviosidade, como o estado de Goiás.

Ao longo da sua existência, o homem tem se utilizado do saber científico e das invenções tecnológicas na tentativa de melhor compreender os fenômenos naturais que se manifestam na superfície terrestre e suas consequências para a vida humana. No que diz respeito aos movimentos do interior da Terra, os estudos revelaram os processos que originaram a estrutura geológica do planeta, suas formas de relevo e a ocorrência de fenômenos como o vulcanismo e os abalos sísmicos. Segundo Jurandyr Ross as peculiaridades da margem continental revelam a ocorrência ou não de dobramentos e vulcanismo. A esse respeito o autor afirma que

  • A.

    não há fossas submarinas, na margem continental no oceano Atlântico, ou atividades vulcânicas e não há relevos montanhosos nas áreas emersas. Já na margem continental do pacífico, a presença de fossas submarinas e atividades vulcânicas justificam a presença de cordilheiras e ilhas vulcânicas.

  • B.

    as rochas que sustentam a crosta oceânica são menos densas e mais antigas do que as rochas da crosta continental o que leva os fundos oceânicos a mergulharem sob a superfície continental e, como resultado, tem-se a formação de montanhas e áreas com grande atividade tectônica, com a ocorrência de terremotos.

  • C.

    encontram-se, na margem continental no oceano Atlântico, fossas submarinas e, por essa razão, percebe-se, na parte emersa, a presença de grandes cadeias montanhosas e forte ocorrência de vulcanismo e terremotos.

  • D.

    o oceano Pacífico continua se estendendo enquanto o Atlântico está diminuindo de extensão, o que explica a formação de grandes cadeias montanhosas no assoalho do oceano Pacífico com a ocorrência de ilhas vulcânicas, como os arquipélagos do Japão e da Indonésia.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...