Lista completa de Questões de Geografia da Fundação Guimarães Rosa (FGR) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Percebese na leitura "Lutas Urbanas em Belo Horizonte" de SOMARRIBA, que as grandes carências urbanas sempre marcaram a vida de Belo Horizonte. A criação de associação de bairros e favelas foi fundamental para melhorar a qualidade de vida da população de BH.
Em relação a esse associativismo de base local, que sempre esteve presente na história de BH, podese afirmar que:
Cresceu quantitativamente, sem no entanto diversificar socialmente, em decorrência da própria evolução urbana que foi lenta.
Em 1964, as formas associativas se desmobilizaram por forças da repressão sofrida.
É muito semelhante ao padrão desenvolvido para a cidade de São Paulo.
Tem grande participação da comunidade, o que nem sempre significa presença legítima da liderança existente.
No trajeto turístico feito pelo ônibus do Centro para o Sion (Projeto da Belotur) podemos observar e ouvir sobre os pontos mais importantes, EXCETO:
Os passageiros conhecerão dados históricos sobre a Praça Sete e as várias mudanças do monumento "Pirulito".
O Museu de Artes e Ofícios, a Praça Rui Barbosa (Praça da Estação), o Viaduto Santa Tereza, o Centro Cultural de Belo Horizonte.
Os edifícios que compõem o conjunto arquitetônico da Praça da Liberdade e das avenidas João Pinheiro e Afonso Pena.
Vão ouvir curiosidades sobre a história, como a tradição boêmia da Rua da Bahia e a importância comercial da Savassi.
Em relação à Avenida do Contorno podese dizer que:
I. Foi originalmente denominada Avenida 17 de Dezembro, em homenagem à data da promulgação da lei que oficializou a escolha de Belo Horizonte como sede da nova Capital do Estado.
II. Foi para ser uma espécie de fronteira social entre a parte planejada e urbanizada e a área suburbana da nova Capital.
III. Ficou inacabada até a década de 1940 e somente nos anos 1970 é que adquire sua configuração atual como um dos maiores corredores de circulação, unindo vários bairros da área central.
IV. Temse hoje uma configuração contemporânea, constituído lugar de passagem e de consumo, oferecendo experiências diversas e descontínuas.
Comparando o que foi afirmado sobre a Avenida do Contorno e o relatado por José Mário Barros no livro "Permanências e Mudanças em Belo Horizonte", podese AFIRMAR:
Os itens I e II estão corretos.
Os itens II e III estão corretos.
Os itens I, II e IV estão corretos.
Todos os itens estão corretos.
A área física de Belo Horizonte experimenta níveis de saturação em termos de ocupação urbana horizontal há muitos anos:
I. Desde a década de 1970, o município de Belo Horizonte praticamente não conta mais com espaços notáveis suscetíveis de ocupação urbana. Sua área física experimenta níveis de saturação em termos de ocupação urbana horizontal há muitos anos.
II. A conurbação com municípios como Contagem, Betim, Santa Luzia e Sabará justificava, já em 1973, a criação da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) pelo Governo Federal. De lá para cá, a RMBH vem crescendo demograficamente mais que Belo Horizonte, refletindo as restrições espaciais no municípionúcleo e a expansão urbana de tipo residencial e industrial em diferentes extensões da periferia metropolitana.
III. Impactos decorrentes da urbanização e crescimento demográfico: é comum verificar a concentração de pessoas e atividades em pequenos espaços geográficos que pode acarretar o surgimento de problemas que se agravam no tempo de forma cumulativa.
Marque a alternativa CORRETA.
Os itens I e II são corretos.
Os itens II e III são corretos.
Os itens I e III são corretos.
Todos os itens estão corretos.
Sobre a localização do município de Belo Horizonte é correto afirmar, EXCETO:
Belo Horizonte está situada no centrosul do Estado de Minas Gerais. O município tem extensão territorial de 335 km 2, sendo delimitado pelas latitudes 19º 46' 35"e 20º 03' 34" sul e pelas longitudes 43º 51' 27"e 44º 03' 47" oeste de Greenwich. Ao sul, tem divisas com Nova Lima e Brumadinho, a leste com Sabará e Santa Luzia, a norte com Santa Luzia e Vespasiano, a oeste com Ribeirão das Neves, Contagem e Ibirité.
A sede municipal localizase a 852,19 metros de altitude. A maior área está entre 751 e 1000 metros, de norte para sudoeste.
As menores altitudes ocorrem a nordeste, entre 650 e 750 metros; as maiores, nos limites ao sul e sudeste, entre 1001 e 1150 metros nas encostas, e maiores que estas, podendo atingir 1500 metros, no topo da Serra do Curral.
As características deste domínio são a diversidade litológica e o relevo acidentado que encontra expressão máxima na Serra da Piedade, limite sul do município.
A hidrografia de Belo Horizonte, localizada na Bacia do São Francisco, é atendida pelo(s) Rio e/ou Ribeirões, EXCETO:
Ribeirões Arrudas e do Onça, afluentes do Rio das Velhas.
Rio das Velhas que percorre 761 quilômetros, desde as proximidades da cidade de Belo Horizonte até Pirapora, onde deságua no Rio São Francisco.
Ribeirão Arrudas que atravessa a cidade de Oeste para Leste.
Ao Norte, corre o Ribeirão Pampulha, represado para formar o reservatório "Lagoa da Pampulha".
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...