Questões de Geografia da IF PI

Lista completa de Questões de Geografia da IF PI para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Um navio cargueiro situado em uma ilha do oceano Atlântico está a aproximadamente 20° Oeste em relação ao meridiano de Greenwich. Para chegar ao porto brasileiro de Vitória (ES), a embarcação deverá seguir a direção 20° Sudoeste na bússola em relação a sua posição atual. Tomando como base os conhecimentos sobre fusos horários e o horário brasileiro de verão, responda:

Considerando que eram 23h do dia 25 de fevereiro de 2012 em Greenwich, quando o navio de carga, carregado de contentores, estava saindo daquela ilha e que, para chegar ao porto, ele levará 32 horas, pode-se dizer que a embarcação chegará em Vitória (ES), pelo horário local, às:

  • A.

    4 horas do dia 28 de fevereiro de 2012

  • B.

    4 horas do dia 27 de fevereiro de 2012

  • C.

    5 horas do dia 28 de fevereiro de 2012

  • D.

    5 horas do dia 27 de fevereiro de 2012

  • E.

    6 horas do dia 27 de fevereiro de 2012

Haerbaert, dissertando sobre a ocupação dos cerrados no oeste baiano como um dos aspectos das novas dinâmicas territoriais no nordeste brasileiro, assevera que:

Auxiliado pelas ideias do texto acima, faça o somatório dos itens corretos sobre os impactos ambientais decorrentes da expansão da “fronteira agrícola” na região dos cerrados do Brasil central.

[2] No oeste baiano, o desmatamento do cerrado não é um fenômeno atual, pois a região sempre foi uma das mais populosas do nordeste. Quando resolveram plantar soja ali,quase já não existiam mais espaços recobertos com vegetação nativa.

[4] A expansão da soja aproveita-se dos enormes chapadões areníticos típicos de relevo tabular ou tabuliforme, coberto por cerrados, vegetação que se desenvolve em área de solos ácidos.

[8] Apesar dos solos de má qualidade, a rica flora do cerrado quase não depende dos nutrientes do subsolo da região, pois as plantas nutrem-se diretamente da enorme quantidade de húmus que elas mesmas produzem.

[16] O desmatamento desenfreado na região dos cerrados poderá gerar a formação de núcleos de desertificação como os existentes na região semiárida, pois a retirada da cobertura vegetal diminui o processo de lixiviação.

[32] A estação chuvosa, que na região do cerrado brasileiro ocorre entre novembro e março, pode até acelerar a desertificação das áreas desmatadas, devido ao aumento do escoamento superficial.

Assinale a alternativa com o resultado do somatório dos itens corretos:

  • A.

    52

  • B.

    44

  • C.

    36

  • D.

    30

  • E.

    28

OS DESAFIOS DA ERA DO LIXO

A urbanização trouxe progresso e melhorou a vida da humanidade, mas deixou muita sujeira pelo caminho. A questão de nosso tempo: o que fazer com o espantoso – e quase inevitável – volume de detritos das grandes cidades de modo a transformá-lo em riqueza. (Os Desafios da Era do Lixo. Revista Sustentabilidade. Edição Especial. Ano 44. São Paulo: Editora Abril, dezembro 2011, p. 18).

Após a leitura do texto acima, analise os itens abaixo sobre a questão do lixo no Brasil:

1 Na metade dos municípios brasileiros, os detritos são despejados nos chamados aterros controlados. Ou seja, em áreas a céu aberto onde os resíduos são despejados sem nenhum tipo de impermeabilização.

2 Em muitas cidades do Brasil, existem lixões ou pontos clandestinos em que os detritos são jogados sem tratamento, ameaçando a saúde dos catadores e da população em geral com a contaminação dos solos e dos cursos de água.

3 Os estados brasileiros de Alagoas, Pará e Piauí lideram o ranking negativo do número de áreas urbanas com lixões. Nesses estados, os lixões são o destino de mais de 90 % dos seus resíduos sólidos e não existem aterros controlados.

4 No tocante à coleta seletiva, a taxa em nosso país é ínfima – só as capitais dos estados do centro-sul do Brasil praticam esse sistema de coleta de resíduos sólidos.

5 Nos principais centros urbanos do Brasil, se o problema do lixo já tivesse sido resolvido, a maioria de sua energia elétrica poderia ter como fonte o biogás, constituído basicamente por metano e dióxido de carbono liberados por detritos.

6 A partir da Lei 12.305/2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos no Brasil, todas as capitais foram obrigadas a construir aterros sanitários até o dia 31/12/2010. No aterro sanitário, o depósito de lixo obedece a uma série de normas e procedimentos ambientais.

Assinale:

  • A.

    Apenas o item 1 está correto.

  • B.

    Apenas o item 2 está correto.

  • C.

    Apenas os itens 3 e 4 estão corretos.

  • D.

    Apenas os itens 2, 4 e 5 estão corretos.

  • E.

    Apenas os itens 2, 5 e 6 estão corretos.

leia os textos 1 e 2 abaixo e analise as proposições que se seguem:

A partir das ideias centrais dos textos acima, analise as proposições sobre a nova dinâmica do desenvolvimento territorial rural no Brasil:

I A nova dinâmica territorial rural brasileira vem demandando urgência na aplicação de investimentos na qualificação de mão de obra e na produção e difusão de tecnologias relacionadas à agricultura familiar. Nessa direção, um passo importante a ser dado deve ser o reconhecimento da importância das ações educativas no meio rural, principalmente aquelas relativas à formação profissional e inovação tecnológica.

II Diante de uma nova territorialidade do desenvolvimento rural em nosso país, é imprescindível que se valorize a educação profissional do campo nas áreas destinadas à produção agrícola familiar, pois não há como dissociar o desenvolvimento da agricultura familiar da educação do campo (ou “rural”).

III Da perspectiva da discussão sobre a importância da descentralização e do fortalecimento das representações locais, é preciso afirmar que, em países como o Brasil, as políticas públicas para o meio rural vêm reagindo, de certa forma, à crise socioambiental e às novas exigências do mundo do trabalho, marcadas não somente pelos problemas ambientais e de insuficiência na produção alimentar, e pelo desemprego (estrutural e conjuntural), mas também pela necessidade urgente de incorporação da noção de desenvolvimento local ao novo rural.

Sendo assim, assinale a alternativa correta, de acordo com o código a seguir:

  • A.

    A proposição I é falsa, enquanto as proposições II e III ratificam as ideias dos textos 1 e 2.

  • B.

    A proposição II é falsa, enquanto as proposições I e III retificam as ideias dos textos 1 e 2.

  • C.

    As proposições I e II são verdadeiras, ao passo que a proposição III rechaça o conteúdo dos textos 1 e 2.

  • D.

    As proposições I, II e III são verdadeiras e apresentam relação entre si, rechaçando o conteúdo dos textos 1 e 2.

  • E.

    As proposições I, II e III são verdadeiras e apresentam relação entre si, ratificando os textos 1 e 2.

Na atual conjuntura internacional, marcada pelo reordenamento geopolítico e econômico do mundo, grupos de países vêm formando coalizões políticas e econômicas em torno de determinados temas, através da realização de fóruns de discussão, como o G-20.

Assinale a alternativa INCORRETA sobre o importante fórum internacional denominado G-20:

  • A.

    O G-20 foi criado no final da década de 1990, no contexto das crises financeiras em alguns países do mundo. É composto por ministros de finanças e presidentes de bancos centrais de países considerados de maior importância para a economia mundial, em termos de produção e de participação nos fluxos de comércio e financeiros.

  • B.

    Nos últimos anos, o processo de desgaste sofrido pelo Fundo Monetário Internacional permitiu que as discussões no âmbito do G-20 adquirissem crescente relevância, a ponto de estabelecerem a principal agenda de debates sobre as necessárias reformas da ordem financeira. Mesmo assim, os países industrializados e alguns emergentes não aceitam discutir a reforma histórica do FMI.

  • C.

    No auge da crise financeira de 2008, o G-20 formalizou em um documento a necessidade de atuação dos governos para reforçar a supervisão dos mercados, a ampliação do acesso aberto às informações, o estabelecimento de regras de conduta, propostas de adoção de políticas contracíclicas em casos de agravamento de crises e um reforço na atuação do FMI.

  • D.

    Quando foi criado, no final da década de 1990, a ideia do G-20 era estabelecer um grupo mais representativo de países para tratar fundamentalmente de questões relacionadas à estabilidade financeira e de políticas para evitar novas crises. O G-20, também, surgiu em um contexto de crescimento econômico de países emergentes que não estavam incluídos adequadamente na discussão econômica global.

  • E.

    Hoje o objetivo do G-20, que reúne países ricos e em desenvolvimento, é também estimular a adoção de normas internacionalmente reconhecidas para promover a transparência da política fiscal e o combate à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo. Portanto, o G-20 pode ser apresentado como o principal fórum econômico-financeiro da nova ordem mundial.

Os mapas abaixo representam a atuação das massas de ar no território brasileiro durante o verão e o inverno.

A partir dos conhecimentos sobre a dinâmica das massas de ar e os climas nas diferentes regiões do país, pode-se concluir que:

  • A.

    a massa polar atlântica (mPa), fria e seca, forma-se nas porções do oceano Atlântico próximas à Patagônia. Atua mais no inverno, quando penetra no Brasil sob a forma de frente fria, provocando chuvas e declínio da temperatura por onde ela passa, influenciando mais os climas do sul do país.

  • B.

    o Sertão nordestino pode ser visto como um enclave de escassa pluviosidade dentro do domínio tropical brasileiro. É uma região semiárida onde as médias pluviométricas são baixas em função da reduzida atuação da massa tropical atlântica (mTa) e das baixas pressões tropicais (doldrums).

  • C.

    a massa equatorial continental (mEc), quente e estável, exerce grande influência na Amazônia ocidental ao passo que a massa equatorial atlântica (mEa), quente e instável, e a zona de convergência intertropical (ZCIT) afetam, sobretudo, o médio e baixo Amazonas e o litoral norte do país.

  • D.

    no Brasil meridional, durante o verão, poderão ocorrer penetrações periódicas, de curta duração, da frente e da massa polar atlântica (mPa), já modificadas devido ao maior aquecimento da superfície, nesta época do ano, amenizando o verão e contribuindo para diminuir periodicamente as temperaturas.

  • E.

    a massa tropical continental (mTc), quente e úmida, origina-se na Depressão do Chaco e abrange uma área de atuação muito limitada, permanecendo em sua região de origem durante quase todo o ano e, no inverno, sofrendo uma retração pela penetração da frente polar atlântica.

Analise os gráficos 1 e 2 abaixo:

GRÁFICO 1

Com base nos dados dos gráficos acima e nas informações sobre o comportamento do setor energético no Brasil e no Mundo, considere as afirmações a seguir e assinale V (verdadeiro) ou F (falso):

I Duas fontes não renováveis de energia que são importantes no Brasil, como o petróleo e a biomassa, em nível internacional, representam menos de 40% da matriz energética.

II As fontes renováveis de energia correspondem a mais de 85% da matriz energética mundial e poderão representar vantagens no atual mercado mundial de gás metano.

 III Mais de 40% da matriz de energia no Brasil é composta por fonte energética renovável (biomassa e hidreletricidade), representando vantagens no atual mercado mundial de carbono.

IV A produção de biocombustíveis por meio do uso de etanol de cana e de biodiesel torna a matriz energética brasileira menos poluente do que as baseadas nos combustíveis fósseis.

 

Assinale a alternativa com a sequência correta de cima para baixo:

  • A.

    F F V V

  • B.

    F V V V

  • C.

    V F V V

  • D.

    V V V V

  • E.

    F V F V

Leia o trecho da reportagem abaixo: A Associação Brasileira de Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ) divulgou em março de 2010 um estudo inédito que mensurou o Custo Brasil para produtos agrícolas. Oito itens foram considerados e ficou constatado que o Custo Brasil encarece em média 36,27% o preço do produto brasileiro em relação aos fabricados na Alemanha e nos Estados Unidos. (Jornal O Estado de São Paulo (08 de março de 2010. Caderno de Economia. p.5).

Analise os itens abaixo:

I Investimentos em energia e em transportes de carga e de passageiros.

II Manutenção de taxas de juros reais elevadas e alto déficit público.

III Reduzida burocracia para abertura de uma empresa e em relação às exportações.

IV Elevada carga tributária e legislação fiscal complexa e ineficiente.

V Altos custos trabalhistas e déficit da previdência social.

Os itens acima que mostram exemplos de situações que contribuem para gerar o Custo Brasil, são os identificados pelos números

  • A.

    I, II e III, apenas

  • B.

    I, II, III e IV apenas

  • C.

    I, II, IV e V apenas

  • D.

    II, III e V apenas

  • E.

    I, IV e V apenas

Observe os perfis (cortes) C – D e E – F abaixo:artindo da observação dos perfis acima, julgue os itens abaixo e assinale V (verdadeiro) ou F (falso), a respeito dos temas estrutura da Terra e relevo brasileiro:

I O corte C – D (perfil NO-SE) se entende do interior do Maranhão até o litoral de Pernambuco, representando um retrato abrangente do relevo da região nordeste do Brasil. O corte E – F (perfil SO-NE) vai do estado do Mato Grosso do Sul ao litoral capixaba, mostrando aspectos da geomorfologia das regiões centro-oeste e sudeste do país.

II No perfil C – D, os planaltos e chapadas da bacia do Parnaíba ocorrem nas faixas paleozóicas de orogenia antiga correspondentes a relevos residuais circundados pela depressão marginal, denominada sertaneja ou do São Francisco. Estas unidades englobam terrenos sedimentares com idades desde o Paleoceno até o Cretáceo, associados às rochas do Mesozoico.

III No perfil E – F, a depressão periférica apresenta uma característica genética muito marcante, que é o fato de ter sido gerada por processos erosivos geossinclinais com grande atuação na borda leste da bacia sedimentar do Paraná. Esta unidade se caracteriza por apresentar núcleos cristalinos arqueados, como o reverso dos relevos residuais denominados inselbergs.

IV No perfil C – D, o planalto da Borborema apresenta formas convexas esculpidas emlitologias do cristalino, representadas por rochas intrusivas de origem Pré-cambriana, enquanto os tabuleiros litorâneos se apresentam como unidade morfoescultural resultante de processos erosivos circundenudacionais do Pré-siluriano, realizados na borda leste do planalto da Borborema.

V No perfil E – F, o pantanal matogrossense se constitui em coberturas residuais depositadas nos contatos das bordas das bacias sedimentares com os maciços antigos, enquanto os planaltos e serras do leste-sudeste correspondem às áreas essencialmente escarpadas, geradas pela deposição de sedimentos antigos e recentes, sejam de origem marinha, lacustre ou fluvial.

Marque a alternativa com a sequência correta de cima para baixo:

  • A.

    V V F F F

  • B.

    F F V V F

  • C.

    F V F F F

  • D.

    F F F F V

  • E.

    F F F F F

A partir das informações do gráfico acima e considerando os conhecimentos sobre a evolução demográfica mundial, analise os itens abaixo e assinale V (verdadeiro) ou F (falso):

I Nas últimas décadas, o aumento da população mundial foi mais lento, impulsionado pela redução das taxas de natalidade e de mortalidade. O ritmo de crescimento demográfico começa a diminuir. Ademais, na década de 1970, a população mundial crescia até 5 % ao ano, ao passo que atualmente a taxa de crescimento do número de pessoas no mundo vem se estabilizando desde a década de 1990 em torno de 3 % ao ano.

II As recentes mudanças na tendência do comportamento da população terão como resultado um novo padrão demográfico mundial, marcado pela queda brusca do ritmo de crescimento populacional e por um envelhecimento das pessoas, criando sociedades com mais idosos do que jovens. Como exemplo dessa situação, podemos citar as alterações da pirâmide etária do Brasil, com cerca de 1/3 da população com 60 anos ou mais de idade.

III Neste início de século, a população mundial ainda vem apresentando uma situação de heterogeneidade quanto a seu tamanho e sua taxa de crescimento. Atualmente, cerca de 60% da população mundial vive na Ásia e na África, enquanto ¼ vive nas Américas. A Europa e a Oceania têm 15 % das pessoas do mundo atual. No Brasil, a população não chega a 200 milhões de habitantes.

IV Segundo as estimativas populacionais da ONU e dos institutos de pesquisa, com o ritmo de crescimento mais lento das últimas décadas, o surgimento de mais um bilhão de pessoas no mundo, totalizando 8 bilhões de habitantes, só deve acontecer na 2ª metade do próximo século, gerando o envelhecimento de mais da metade da população do planeta.

Marque a alternativa com a sequência correta de cima para baixo:

  • A.

    V V V V

  • B.

    F F F F

  • C.

    F V F F

  • D.

    V V F F

  • E.

    F F V V

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...