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Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN's) registram como proposta curricular para a Educação Básica a construção de competências e habilidades que possibilitem aos alunos os conhecimentos de que necessitam para desenvolverem-se como cidadãos plenamente reconhecidos e conscientes do seu papel em sociedade. No ensino de Geografia, a definição de competências, que mobilizam ações representadas por habilidades, são amplas e múltiplas. Uma das competências, que ganham significado nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Geografia, é a compreensão de processos naturais. Veja o contexto a seguir:
Para a construção de competências referentes a um dos fenômenos naturais evidenciados no texto acima (os furacões), é preciso aprender, corretamente, que:a Terra produz uma força chamada de Força de Coriolis, que faz com que um furacão gire no sentido horário no hemisfério norte e no sentido anti-horário no hemisfério sul.
o motivo que impede a formação de furacões no Atlântico Sul é que a corrente de vento vertical troposférica é muito fraca e a temperatura da superfície oceânica é elevada
é preciso haver uma condição geográfica e climática desfavorável ao surgimento dos furacões, como a mistura climática de ar quente e frio
os furacões só podem ser originados sobre o oceano com a existência de alta pressão atmosférica e se formam em regiões com latitude acima de 10 graus
os furacões são grandes massas de ar formadas na atmosfera, que giram em alta velocidade e produzem ventos extremamente fortes. O eixo de rotação do furacão é um local de surpreendente calma
"Do mesmo modo que não há um tempo global, único mas apenas um relógio mundial, também não há um espaço global, mas, apenas, espaços da globalização, espaços mundializados reunidos por redes... as redes são mistas, elas incluem materialidade e ação. A rede técnica mundializada atual é instrumento da produção, da circulação e da informação mundializadas."
(SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo, 2004)
De acordo com o posicionamento do quadro apresentado nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN+), assinale a alternativa que relaciona, respectivamente, o conceito, a concepção norteadora e os elementos de aprofundamento da base estrutural da Geografia com o texto descrito acima.
Espaço Geográfico; unidade visível do arranjo espacial que nossa visão alcança; trabalho, cultura e emoção.
Paisagem; espaço vivido; densidade técnica, informacional e relações de poder.
Lugar; relações de poder; seleção efetiva dos fatos a partir dos diversos níveis de análise
Território; Técnicas e Redes; sistema de conexão entre os lugares e dimensão da vida
Globalização, Técnicas e Redes; processo de globalização; novas tecnologias de informação e comunicação
Faxinal dos Guedes é um Município que se destaca no cenário catarinense pelo seu eficiente sistema de saneamento básico urbano. Outra característica importante de Faxinal do Guedes é seu potencial econômico, especialmente, por sua agropecuária e parque industrial. Sobre o Município de Faxinal dos Guedes, analise, sob o enfoque histórico, geográfico, político e econômico, as alternativas seguintes e assinale a opção ERRADA.
O Município de Faxinal dos Guedes foi emancipado em 21 e junho de 1958.
A principal fonte econômica de geração de empregos, renda e de receitas públicas municipais, no Município de Faxinal dos Guedes, é o agronegócio e as atividades industriais.
O Município de Faxinal dos Guedes pertence à Comarca do vizinho Município de Ponte Serrada.
O Município de Faxinal dos Guedes pertence à Associação dos Municípios do Alto Irani - AMAI, com sede na cidade de Xanxerê.
Jandir Luiz Carmignan é o Vice-Prefeito de Faxinal dos Guedes, é filiado ao Partido do Movimento Democrático Brasileiro - PMDB.
Na atual conjuntura mundial, as fronteiras adquirem significados distintos. Sobre o tema, considere as seguintes afirmativas:
1 – No mundo contemporâneo, em que o capital transita livremente, a fronteira perdeu o sentido, não havendo, na prática, limites entre países.
2 – A criação de blocos econômicos como o da União Européia propicia a expansão de fronteiras econômicas, seja pela abertura de mercados internos, seja pela livre circulação de pessoas, serviços e capitais.
3 – As fronteiras têm, atualmente, um papel contraditório. Se a mundialização as desacredita, certas características culturais e de proteção de recursos naturais as mantêm vivas.
4 – A maior fronteira simbólica do mundo corresponde à divisão entre o "norte" e o "sul", ou seja, entre nações ricas e nações pobres ou emergentes, configurando uma fronteira econômica, tecnológica e cultural que se torna, cada vez mais, de difícil transposição.
Assinale a alternativa correta
As estatísticas mundiais mostram que as desigualdades na distribuição da riqueza estão a esforçar-se e que, apesar da intensificação dos fluxos mundiais de capital e de trabalho, da extensão dos mercados, da globalização das políticas e dos progressos nas comunicações, as oportunidades para melhorar os padrões de vida são cada vez mais inacessíveis à maioria da população.
(Hespanha, P. Mal-estar e risco social num mundo globalizado: novos problemas e novos desafios para a teoria social. In: SANTOS, Boaventura de Souza. A Globalização e as Ciências Sociais. São Paulo: Cortez, 2002, p. 161).
Sobre o tema, considere as seguintes afirmativas:
1 – O autor, ao afirmar que as desigualdades na distribuição de riqueza estão a esforçar-se, isto é, estão aumentando, refere-se ao continente sulamericano e à África, já que em países desenvolvidos, como os da Europa, esse problema não existe.
2 – A falta de empregos como fruto da globalização gera, em muitos países, uma nova ordem, que compreende o aumento da informalidade, comum no caso brasileiro.
3 – Com a globalização, países que não respeitam os direitos trabalhistas vêm sendo obrigados a aumentar a fiscalização para serem competitivos.
4 – O processo de globalização centra-se nas nações ricas. Já os países pobres, como os da África e alguns da América Central, não se ajustam às exigências do capital.
Assinale a alternativa correta
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