Lista completa de Questões de Geografia da SOLER Instituição Soler de Ensino para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Durante a década de 70 ocorreu grandes mudanças no perfil da indústria paulista: além do aumento da participação das indústrias de bens intermediários, duráveis e de capital em detrimento das de bens não-duráveis, houve a consolidação do processo de industrialização do interior do Estado de São Paulo, com um grande aumento da participação desta região na produção industrial paulista e brasileira (em especial das indústrias de médio e grande porte). Inicia-se, também, o aumento da participação do resto do Brasil nas taxas de crescimento industrial, a índices cada vez maiores (Barjas Negri, 1996). Estes movimentos expressaram de forma inequívoca:
O crescimento expressivo da indústria na região metropolitana de São Paulo.
O processo de concentração industrial no interior paulista.
O processo de descentralização da indústria paulista refletindo em outros estados.
O processo de internacionalização da indústria paulista.
A maior parte do capital aplicado na industrialização brasileira, a partir de 1930, teve origem nos lucros obtidos com a exportação de:
Ouro e diamante.
Açúcar
Borracha.
Café.
O Brasil está dividido em cinco grandes regiões:
Norte, Noroeste, Sudeste, Sul e Leste.
Centro-Oeste, Sudeste, Sudoeste, Nordeste e Norte.
Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste.
Norte, Noroeste, Sudoeste, Oeste e Sul.
As indústrias transformam um produto em outro. Este será consumido por pessoas ou utilizado por outras indústrias. O produto utilizado pelas indústrias chama-se de:
Colheita.
Matéria-prima.
Estoque.
Reserva.
O gráfico abaixo representa a distribuição do uso de fontes de energia primária no Brasil.
Com base no conhecimento sobre o assunto e no gráfico acima, é correto afirmar que a principal fonte de energia primária utilizada no Brasil é:
O petróleo.
O gás.
A lenha.
A hidreletricidade.
Vilarejos que afundam devido ao derretimento da camada congelada do subsolo, uma explosão na quantidade de insetos, números recorde de incêndios florestais e cada vez menos gelo. Esses são alguns dos sinais mais óbvios e assustadores de que o Alasca está ficando mais quente devido às mudanças climáticas, disseram cientistas. As temperaturas atmosféricas no Estado norte-americano aumentaram entre 2ºC e 3ºC nas últimas cinco décadas, segundo a Avaliação do Impacto do Clima no Ártico, um estudo amplo realizado por pesquisadores de oito países. (Folha de S. Paulo, 28 set. 2005). O fenômeno cada vez mais evidente devido a inúmeros acontecimentos como os descritos no texto e que têm afetado toda a humanidade é:
O buraco na camada de ozônio.
O el niño.
A La niña.
O efeito estufa.
Um cenário comum as grandes cidades brasileiras aparece no texto acima. Trata-se:
O isolamento das comunidades carentes, vivendo em condições precárias.
O esforço do poder público em dar dignidade a todos os habitantes.
Demarcação nítida do território da criminalidade.
A modernização da construção civil.
O objeto (representado na figura abaixo) composto por uma agulha com um imã que gira sobre a rosa-dos-ventos e aponta para o norte - pólo magnético da Terra é:
Astrolábio.
Relógio de Sol.
GPS.
Bússola.
Uma região produtora de algodão, de café ou trigo. Uma paisagem urbana ou uma cidade de tipo europeu ou de tipo americano. Um centro urbano de negócios e as diferentes periferias urbanas. Tudo isto são paisagens, formas mais ou menos duráveis. O seu traço comum é ser a combinação de objetos naturais e de objetos fabricados, isto é, objetos sociais, e ser o resultado da acumulação da atividade de muitas gerações. Assinale a alternativa que melhor representa o conceito de paisagem:
As paisagens incorporam os aspectos naturais e sociais.
As paisagens revelam apenas os aspectos sociais.
As paisagens não revelam a aparência do fenômeno.
As paisagens incorporam apenas os aspectos naturais.
Região Brasileira a que pertence o Estado de São Paulo é:
Sul.
Sudeste.
Centro-Oeste.
Nordeste.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...