Questões de Geografia da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

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Em quais datas, aproximadamente, o Sol nasce no ponto cardeal leste?

  • A.

    21/12 e 21/03.

  • B.

    21/06 e 23/09.

  • C.

    21/03 e 23/09.

  • D.

    21/03 e 21/06.

  • E.

    Sempre.

Com a rodovia, certamente indispensável para o início de uma integração regional, criaram-se enormes frentes de desmatamento nos dois lados da rodovia, introduzindo-se atividades de empresas ditas “agropecuárias”, com forte degradação da cobertura vegetal, esgotamento dos solos e secamento parcial dos mananciais de cabeceira de igarapés, devido sobretudo à falta de racionalidade dos projetos de formação e desenvolvimento das fazendas regionais.

Nesse texto, Aziz Ab’Sáber descreve a instalação da rodovia

  • A.

    BR-116, nos domínios do Cerrado e das Araucárias.

  • B.

    BR-116, nos domínios das Coxilhas e dos Mares de Morros.

  • C.

    Salvador-Palmas, nos domínios da Caatinga e do Cerrado.

  • D.

    Belém-Brasília, nos domínios do Cerrado e Amazônico.

  • E.

    Rio-Brasília, nos domínios dos Mares de morros e do Cerrado.

Em uma aula de Geografia, um aluno pergunta ao professor se as consequências do chamado “efeito-estufa” são sempre prejudiciais para o planeta Terra. O professor de Geografia, então, explica que

  • A.

    desde a ECO-92, ações para acabar com o efeito-estufa têm sido tomadas por todos os países, sob a supervisão da ONU.

  • B.

    o problema do efeito-estufa deverá afetar, principalmente, os países de clima frio e causará muito pouca alteração nas regiões de clima quente.

  • C.

    é grande a controvérsia sobre a existência ou não de um efeito-estufa na Terra, já que nem todas as regiões do planeta possuem clima quente.

  • D.

    somente os países altamente industrializados sofrem com o efeito-estufa, pois ele é produzido a partir da queima de combustíveis fósseis.

  • E.

    o efeito-estufa é um fenômeno natural da atmosfera terrestre, devido à presença do vapor d’água e do CO2, e é fundamental para a manutenção da vida.

De acordo com a proposta curricular do estado de São Paulo para a disciplina de Geografia, o objeto central da disciplina define-se como o estudo

  • A.

    dos principais grupos de países do mundo, a partir de suas bases físico-naturais, tendo como referência os continentes.

  • B.

    dos lugares, considerando seus aspectos físico-naturais e humanos, compreendidos como conjuntos únicos e indissociáveis.

  • C.

    das sociedades, considerando a influência dos elementos naturais (relevo e clima) na sua organização e distribuição da população.

  • D.

    do espaço geográfico, abrangendo o conjunto de relações que se estabelecem entre os objetos naturais e os construídos pela atividade humana.

  • E.

    da natureza, seus componentes principais (geologia, clima e relevo), as inter-relações com as sociedades humanas e os problemas ambientais.

Na proposta curricular do estado de São Paulo para a disciplina de Geografia, entende-se que a aprendizagem da Geografia, no ensino escolar, deve considerar, dentre outros, os seguintes objetivos:

  • A.

    localizar e reconhecer os países e suas capitais, identificar as principais cidades.

  • B.

    formar cidadãos socialmente críticos e jovens com participação política atuante.

  • C.

    diferenciar e estabelecer relações dos eventos geográficos em diferentes escalas.

  • D.

    desenvolver a alfabetização gráfica e as habilidades matemáticas e geométricas.

  • E.

    inspirar o amor à natureza e a prática do ativismo ecológico comunitário.

Denise Elias (2003), tendo como referência as ideias de Mílton Santos, considera que, desde a década de 1950, o mundo vivencia o período tecnológico, também denominado técnico-científico-informacional. Uma característica marcante desse período é que

  • A.

    há um reforço das economias de base nacional, com o apoio do governo às empresas.

  • B.

    todos os lugares participam, mesmo que de forma indireta, de uma ordem econômica mundial.

  • C.

    tem-se um maior controle sobre os capitais em circulação, impedindo a especulação financeira.

  • D.

    as novas tecnologias diminuem as diferenças econômicas entre países ricos e pobres.

  • E.

    ocorre uma valorização dos lugares, em oposição às relações globais entre empresas e países.

  • A.

    da imposição dos mecanismos da globalização em todas as esferas.

  • B.

    dos malefícios de economias fechadas em países subdesenvolvidos.

  • C.

    da articulação entre a economia formal (empresarial) e informal (individual).

  • D.

    dos limites para o pleno desenvolvimento do meio técnico-científico.

  • E.

    de movimentos que questionam o sentido da globalização atual.

  • A.

    dos Cerrados.

  • B.

    dos Mares de morros.

  • C.

    das Araucárias.

  • D.

    das Pradarias.

  • E.

    Amazônico.

  • A.

    combinação do efeito orográfico da Serra do Mar sobre as massas de ar carregadas de umidade vindas do oceano.

  • B.

    poluição atmosférica intensa, que resulta em maior número de inversões térmicas e formação de nuvens baixas.

  • C.

    intensa insolação, na maior parte do ano, em razão da proximidade com o Equador, o que causa grande evaporação.

  • D.

    presença de dobramentos recentes (Serra do Mar) de grande altitude, criando um clima azonal frio e úmido.

  • E.

    presença de correntes frias no litoral paulista, responsáveis pelo fenômeno da friagem e das chuvas frontais.

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