Lista completa de Questões de Geologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
I.
II.
III.
I e II.
I e III.
Entre as rochas sedimentares abaixo relacionadas, qual corresponde a uma rocha carbonática cujos componentes originais foram agregados por ação orgânica (recifes biogênicos)?
Grauvaca
Diamictito
Rudstone
Boundstone
Packstone
De acordo com o ânion, ou grupo aniônico presente em sua fórmula química, os minerais são divididos em 12 classes, dentre as quais feldspato, calcita, pirita e hematita pertencem, respectivamente, às classes minerais dos
silicatos, haloides, sulfatos e óxidos.
silicatos, carbonatos, sulfetos e óxidos.
óxidos, carbonatos, sulfatos e silicatos.
óxidos, haloides, sulfetos e silicatos.
carbonatos, sulfatos, óxidos e sulfetos.
Em pesquisas geológicas de grandes áreas voltadas para a avaliação de depósitos minerais, a coleta de amostras deve ser feita nos seguintes materiais:
rochas e solos.
rochas e sedimentos de corrente.
águas superficiais e solos.
águas superficiais e sedimentos de corrente.
solos e sedimentos de corrente.
A nomenclatura das rochas ígneas é definida com base nas suas composições mineralógicas e nas suas texturas, padronizada internacionalmente pela IUGS (International Union of Geological Sciences). Com base nessa classificação, tem-se que
uma rocha com textura fanerítica, granulação média, constituída por proporções equivalentes de feldspato alcalino, quartzo e feldspatoide, é denominada granito.
uma rocha máfica com textura fanerítica composta por quartzo e olivina é denominada traquito.
uma rocha vulcânica com textura afanítica, coloração preta, que apresenta vesículas e fenocristais de piroxênio e plagioclásio, é denominada gabro.
o riolito é uma rocha vulcânica félsica que possui mineralogia semelhante ao seu equivalente plutônico sienito.
Os peridotitos distinguem-se dos piroxenitos por apresentarem proporções mais elevadas de olivina.
ardósia, xisto, filito, migmatito e gnaisse.
ardósia, filito, gnaisse, xisto e migmatito.
ardósia, filito, xisto, gnaisse e migmatito.
filito, ardósia, xisto, migmatito e gnaisse.
filito, ardósia, gnaisse, xisto e migmatito.
A Formação Botucatu, na Bacia do Paraná, compreende um conjunto de arenitos que, em vários locais onde afloram, exibem estratificações cruzadas de dimensões métricas. Uma amostragem geológica, objetivando estimar a granulometria média global dos sedimentos compreendidos nessa Formação, deve ser realizada da seguinte forma:
Qual das explicações a seguir refere-se ao respectivo tipo de metamorfismo?
Metamorfismo regional ocorre quando alta temperatura e pressão são impostas a ampla região da crosta, sendo característico de um ambiente de tectônica de placas convergentes.
Metamorfismo de soterramento ocorre em bacias sedimentares em soerguimento, sendo característico de ambientes relacionados a margens passivas.
Metamorfismo cataclástico ou dinâmico desenvolve-se nas adjacências de zonas de falhas e de dobramentos, onde pressões dirigidas de grande intensidade causam movimentação e ruptura da crosta.
Metamorfismo de contato desenvolve-se nas rochas encaixantes ao redor de intrusões ígneas, ocorrendo caracteristicamente em zonas de placas divergentes.
Metamorfismo de impacto desenvolve-se em áreas de colisão de placas produzindo elevação da pressão e da temperatura.
O método de datação e termocronologia por traço de fissão vem se tornando uma importante ferramenta analítica para uso na exploração petrolífera. Um mineral, em particular, tem sido utilizado com êxito nesses estudos - a apatita. Um geólogo, numa campanha de amostragem, coletou as seguintes rochas para geração de concentrados de apatita:
I - granito e gnaisse. II - sienito e pegmatito. III - micaxisto e calcário. IV - filões metalíferos com cassiterita e wolframita. As rochas que contêm apatita são{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...