Lista completa de Questões de Geologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação ao procedimento de avaliação de reserva, fazse necessário considerar, com correção, que o(a)
fator de recuperação é o percentual do volume produzido de um reservatório.
volume original de fluido existente em um reservatório é a quantidade de óleo subtraída do volume de gás existente nesse reservatório.
volume recuperável se refere à quantidade de óleo ou gás que foi produzida de uma acumulação de petróleo.
produção acumulada se refere à quantidade de hidrocarbonetos que está sendo produzida de um reservatório.
reserva é a quantidade de fluido que ainda pode ser obtida de um reservatório de petróleo em uma época qualquer de sua vida produtiva.
Considere inicialmente um certo reservatório de óleo com um volume original da ordem de 3.380.000 m3 std que será capaz de produzir, de acordo com as condições de segurança e as técnicas adequadas, um volume de 845.000 m3 std. Considere, ainda, que após quatro anos o reservatório tenha uma produção acumulada de 372.000 m3 std. Nesse cenário, os dados corretos quanto ao fator de recuperação, a fração recuperada e o volume de reserva recuperável, são, respectivamente,
25%, 11% e 473.000 m3 std.
25%, 11% e 3.008.000 m3 std.
25%, 11% e 3.008.000 m3 std.
11%; 44% e 473.000 m3 std.
22%, 12% e 3.008.000 m3 std.
ARBORIZAÇÃO
"A vegetação pode ser uma boa acupuntura urbana. Cidades que às vezes não têm grandes atrativos em determinadas regiões mudam radicalmente quando são arborizadas (...). Xangai tem árvores a cada quatro metros, em todas as ruas. Além da paisagem e da sombra que produzem, são apoios importantes para os bambus que vestem as roupas postas para secar (...). Alguém poderia imaginar o que seria a orla do Rio sem as árvores nas suas ruas transversais? Árvore é acupuntura que cura a dor da ausência de sombra, de vida, de cor, de luz."
LERNER, Jaime. Acupuntura Urbana. Rio de Janeiro: Record, 2003, p. 81.
A perspectiva do autor representa uma contribuição direta à noção de
urbanismo rural.
econegócio urbano
contra urbanização.
pré-urbanismo.
conforto ambiental.
Texto I
"A ação é o próprio do homem. As ações resultam de necessidades, naturais ou criadas. Essas necessidades materiais, imateriais, econômicas, sociais, culturais, morais e afetivas é que conduzem os homens a agir e levam a funções. Essas funções, de uma forma ou de outra, vão desembocar nos objetos (...)."
SANTOS, Milton. A natureza do espaço. São Paulo: Hucitec, 1996, p. 67.
Texto II
"Território como norma significa condicionamento dos usos das técnicas, de seus produtos (os objetos técnicos) e, por extensão, das relações sociais. A cada criação e implementação de objetos técnicos no território, configuram- se demandas por normas de uso e demandas sociais por regulação (...)."
ANTAS Jr., Ricardo. Território e regulação. São Paulo: FAPESP, 2005:39.
Tendo em vista a produção social do espaço, conclui-se que o Texto
I contesta o Texto II.
I nega o Texto II.
II retifica o Texto I.
II aprofunda o Texto I.
II está desvinculado do Texto I.
"É possível identificar, no processo de produção do espaço, um tipo de espaço descontínuo e segmentado, caracterizado por propriedades mais abstratas, topológicas, de certa forma. Dessas propriedades, parecem essenciais: o predomínio das relações horizontais (polo-polo) sobre as relações verticais (poloshinterlândia) e o caráter de estrutura não piramidal das relações."
VELTZ, Pierre. Mundialización, ciudades y territórios. Barcelona: Ariel, 1999.
O tipo de espaço caracterizado acima é adequadamente conceituado como
território em zona.
território em rede.
território naciona
região homogênea.
região uniforme.
"Esses adensamentos populacionais, cortados pela linha de fronteira, seja esta seca ou fluvial, articulada ou não por obra de infraestrutura, apresentam grande potencial de integração econômica e cultural, assim como manifestações localizadas dos problemas característicos da fronteira."
MACHADO, Lia in SILVEIRA, M. (org.). Continente em chamas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005, p. 260.
A definição apresentada acima é referente, especificamente, ao conceito de
cidades-gêmeas.
cidades-dormitório
zona econômica exclusiva.
zona de fronteira.
faixa de fronteira.
"No que diz respeito ao urbanismo, é possível identificar, pelo menos, dois modelos: o progressista e o culturalista. No modelo progressista, o espaço urbano é traçado conforme uma análise das funções humanas. Uma classificação rigorosa instala em locais distintos o habitat, o trabalho, a cultura e o lazer. Os edifícios são, exatamente como os conjuntos urbanos, protótipos definidos de uma vez por todas. No modelo culturalista, a cidade é concebida como um organismo. Enquanto fenômeno cultural, ela deve formar um contraste com a natureza, cujo estado mais selvagem tenta-se conservar. As dimensões da cidade devem ser modestas e as construções diferentes umas das outras, específicas."
CHOAY, Françoise. O urbanismo. São Paulo: Perspectiva, 1997.
São representantes legítimos dos modelos progressista e culturalista, respectivamente, os urbanistas
Le Corbusier e Tony Garnier
Le Corbusier e Ebenezer Haward.
Oscar Niemeyer e Tony Garnier.
Oscar Niemeyer e Walter Gropius.
Ebenezer Haward e Frank Lloyd Wright.
Consoante com a atual Constituição Federal, o Plano Diretor é o instrumento básico da política de desenvolvimento e de expansão urbana, regulamentado pelo Estatuto da Cidade, de 2001. Acerca desse instrumento, são feitas as afirmativas a seguir.
I – O Plano Diretor deve ser aprovado pela Câmara Municipal.
II – O Plano é obrigatório para cidades com mais de vinte mil habitantes.
III – Baseada no Plano Diretor, uma lei municipal deve delimitar as áreas em que incidirá o direito de preempção.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
I, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
Na dinâmica urbana, pode ocorrer um processo de reestruturação do espaço que envolve restauração e revalorização de áreas urbanas deterioradas, as quais se convertem em áreas nobres mediante sua reocupação por segmentos de classe média, em geral, com a consequente evasão dos antigos moradores de baixa renda. O processo de reestruturação descrito corresponde, especificamente, ao fenômeno da(o)
verticalização.
periferização
gentrificação.
zoneamento.
adensamento.
"Lugar determinado no qual se coloca algum fato, destinado a um uso, atividade e função ou simplesmente utilizado como referência de localização. Designa a localização precisa de uma cidade, por exemplo, em um terraço fluvial, numa encosta ou no fundo de um vale estreito."
Baseado em Grupo ADUAR. Diccionario de Geografía urbana, urbanismo y ordenación del territorio. Barcelona: Ariel, 2000.
O conceito da geografia urbana definido pela citação é o de
sítio.
posição.
extensão.
hinterlândia.
centralidade.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...