Lista completa de Questões de Geologia do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A energia solar, em conjunto com a gravidade, é responsável pela dinâmica da água, conhecida por Ciclo Hidrológico. Uma das etapas deste ciclo é a infiltração e sobre ela, todas as afirmativas abaixo estão corretas, exceto uma. Assinale-a.
As atividades agropecuárias podem contaminar as águas no processo de infiltração.
A impermeabilização das cidades e de zonas rurais diminui ou chega a impedir a infiltração das águas pluviais.
Fossas sépticas podem vir a ser fonte de contaminação das águas no processo de infiltração
Resíduos sólidos inadequadamente armazenados podem vir a ser fonte de contaminação das águas no processo de infiltração.
remoção da vegetação ajuda o processo de infiltração.
água é, sem dúvida, uma substância peculiar. A sua qualidade e quantidade regulam a vida. Está distribuída irregularmente na superfície do planeta, em rios, lagos, lagoas, oceanos, etc... Em profundidades variadas, estão as águas subterrâneas. Situações diversas, naturais ou antropicamente induzidas podem levar estas águas à superfície, constituindo-se em um importante recurso hídrico. Sobre as formações geológicas relacionadas à água subterrânea, podemos afirmar.
I. Os aqüíferos são unidades líticas, porosas e permeáveis, que armazenam e transmitem quantidades apreciáveis de água subterrânea.
II. Aqüiclude são rochas, como os argilitos, que, apesar de armazenarem grande quantidade de água, são incapazes de as ceder em velocidade suficiente, para abastecer poços ou nascentes.
III. Aqüifugos são rochas que armazenam água, embora a transmitam em menor velocidade que os aqüíferos.
IV. Aquitarde são rochas que armazenam água embora a transmitam em menor velocidade que os aqüíferos.
V. As formações argilosas são mais porosas que as arenosas, porém são menos permeáveis.
VI. As rochas cristalinas só serão aqüíferos, se desenvolverem porosidade secundária.
Assinale a alternativa correta.
Todas as afirmativas são verdadeiras.
II é a única falsa.
Apenas II e III são falsas.
III é a única falsa.
Com a crescente demanda por água, os mananciais subterrâneos são cada vez mais utilizados. No entanto, a superexploração dos aqüíferos pode levar aos problemas relacionados a seguir, com exceção de um. Assinale-o.
Ainda referente à demanda por água subterrânea, é possível afirmar que
I. Após o desenvolvimento de um poço tubular, cabe ao geólogo responsável pela sua perfuração decidir se é preciso ou não um ensaio de bombeamento, uma vez que é possível inferir pelos estudos sobre a área a vazão e o rebaixamento.
II. Para que se tenha um poço artesiano (jorrante), é preciso que ele perfure uma seqüência inclinada onde o aqüífero intercepta a superfície, sendo recarregado, e está confinado entre estratos impermeáveis.
III. A vazão dos poços tubulares perfurados em zonas com porosidade secundária do tipo fissuro-cárstico aumenta com o aumento da profundidade dos poços.
Assinale a alternativa correta.
Os terrenos sedimentares são os mais propícios para a captação de água subterrânea. Das afirmações a seguir, em relação aos aqüíferos em materiais sedimentares, todas são verdadeiras, exceto uma. Assinale-a.
Os aqüíferos podem ser classificados em confinados e não-confinados.
Um aqüífero suspenso não-confinado em posição superior à do nível principal de água subterrânea e dele, separado por uma zona de aeração.
água nos aqüíferos está em movimento. A "Lei de Darcy" expressa o fluxo de água através dos aqüíferos
A permeabilidade de um material lítico é a relação, expressa em percentagem, entre o volume de vazios e o volume total do material.
Rochas pouco porosas, porém mais permeáveis, são aqüíferos melhores que rochas mais porosas, porém, menos permeáveis.
A locação de um poço para captação de água subterrânea, independente de o terreno ser sedimentar ou cristalino, requer conhecimentos geológicos abrangentes. Sobre isto, é correto afirmar.
I. A primeira fase deve ser um levantamento bibliográfico, incluindo cartografia e imagens, para que sejam conhecidas as informações geológicas e hidrológicas disponíveis sobre a área.
II. Dentre os métodos de superfície disponíveis para investigação sobre água subterrânea, existe a exploração geofísica: métodos elétricos e de condutividade eletromagnética são exemplos.
III. Para que se quantifique a recarga anual do aqüífero a ser explorado, é preciso o conhecimento do balanço hídrico da(s) bacia(s) hidrológica(s) a ele relacionada(s).
Assinale a alternativa correta.
São falsas as afirmativas I e II.
São falsas as afirmativas II e III.
Grande parte da população mundial vive nas regiões próximas aos oceanos, causando impactos importantes nestas áreas. Sobre este ambiente de transição continente-oceano, é correto afirmar.
I. A dinâmica costeira é largamente condicionada pelas ondas, marés e correntes.
II. Barragens construídas no interior dos continentes podem interferir no processo erosivo nas praias.
III. Obras de Engenharia, como os portos, construídas dentro de princípios técnicos rígidos, não trarão nenhum impacto ao ambiente marinho.
IV. Em âmbito mundial, mudanças no nível do mar têm sido o principal fator no desenvolvimento da paisagem costeira Quaternária.
Assinale a alternativa correta.
Todas as afirmativas são verdadeiras.
I, II e IV são verdadeiras.
Todas as afirmativas são falsas.
I e IV são verdadeiras.
I e III são verdadeiras.
Os rios, além de agentes modeladores da crosta terrestre, são fontes acessíveis de água. A análise das afirmações, a seguir, permite afirmar que
I. canais fluviais podem ser designados de retilíneos, meandrantes, entrelaçados e anastomosados.
II. a talvegue é a linha que une os pontos mais baixos do canal fluvial.
III. a poluição dos rios não compromete a qualidade da água de lençóis subterrâneos.
Assinale a alternativa correta.
Todas as alternativas são verdadeiras.
São falsas II e III
Os registros fósseis são importantes informações para a Geologia teórica e aplicada. Sobre o tema, é correto afirmar.
I. Os arqueólogos estudam a história evolutiva do homem, enquanto os paleontólogos, a dos outros seres vivos.
II. A Palinologia é o ramo da macropaleontologia, que estuda os vegetais.
III. Fósseis são restos ou vestígios de animais, plantas e outros seres vivos preservados em rochas, sedimentos, gelo ou âmbar.
Assinale a alternativa correta.
A abertura do Oceano Atlântico dotou a costa brasileira de Bacias Sedimentares. Sobre a Bacia de Pernambuco (ou Bacia Cabo, segundo alguns autores), é correto afirmar.
I. O magmatismo básico-ácido associado às rochas silícico clásticas da Formação Cabo representa a seção rifte da referida bacia.
II. A Formação Cabo é constituída de sedimentos depositados em um sistema de leques aluviais, sendo constituída de três fácies: proximal, mediana e distal.
III. Estratigraficamente sotoposta à Formação Cabo está a seqüência carbonática e, por último, a Formação Barreiras.
Assinale a alternativa correta.
Todas as afirmativas são verdadeiras.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...