Lista completa de Questões de Geologia do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Atenção: Para responder às questões de números 61 a 70 considere o texto abaixo.
A zona não saturada do solo tem uma posição estratégica entre a superfície do terreno, o nível freático e seu ambiente, em termos físicos, biológicos e químicos. É geralmente mais efetivo na atenuação e eliminação de contaminantes. Devido a isto, nesta zona temos potencial para que ocorram:
diluição, sorção e eliminação de compostos orgânicos sintéticos.
interceptação e biogeneração de hidrocarbonetos e compostos orgânicos sintéticos.
atenuação, difusão e biodegradação de hidrocarbonetos.
interceptação, sorção e eliminação de bactérias e vírus.
eliminação de bactérias e vírus por biodegradação devido a elementos componentes da litologia.
A coluna estratigráfica foi estabelecida considerando os eventos maiores da história geológica, como as etapas da evolução da vida e soerguimento das grandes cadeias de montanha. O último eon da história geológica é o Fanerozóico, dividido em três eras: Paleozóica, Mesozóica e Cenozóica, que por sua vez portam diversos períodos. Qual dos períodos abaixo NÃO faz parte da era Paleozóica?
Carbonífero
Ordoviciano
Cambriano
Devoniano
Triássico
O campo magnético terrestre é causado por um tipo de movimento convectivo:
no seu manto
no seu núcleo
na sua crosta
no seu manto e no seu núcleo
na sua astenosfera
Quanto as águas subterrâneas é correto afirmar que:
toda água subterrânea é de boa qualidade
geralmente as águas superficiais (rios, lagos e lagoas) têm concentrações de sais minerais superiores às das águas subterrâneas
quando o aqüífero é homogêneo e anisotrópico, uma amostra de água tomada em qualquer ponto de coleta, em acordo com os cuidados de amostragem, é sempre uma amostra representativa do meio
normalmente, as concentrações de sódio das águas subterrâneas aumentam gradualmente a partir da zona de recarga do aqüífero em direção a zona de descarga ou de suas porções mais confinadas
os íons, liberados pelos minerais, que mais contribuem na salinização da água subterrânea dos aqüíferos fissurais são o sódio, o cálcio, o sulfato e o magnésio
As mudanças de formas das encostas brasileiras, com declividades e formas muito variadas, estão relacionadas aos processos dominantes de intemperismo, erosão e escorregamento. Um dos principais movimentos de encostas na dinâmica ambiental brasileira são os escorregamentos (slides), que tem como características:
muitos planos de deslocamentos (internos), velocidades muito baixas e pequenos a grandes volumes de material
velocidades muito baixas a baixas e decrescentes com a profundidade
pequenos a grandes volumes de material, poucos planos de deslocamento (externo) e geometria e materiais variáveis
muitas superfícies de deslocamento (internas e externas à massa em movimentação)
movimento tipo queda livre ou em plano inclinado
Do ponto de vista geológico, a morfologia dos canais é o principal atributo considerado na classificação dos rios. A maioria dos estudos sobre sistemas fluviais emprega uma classificação baseada em quatro padrões básicos de canais, designados como retilíneo, meandrante, entrelaçado e anastomosado. Abaixo são apresentadas figuras que representam esses canais com seus respectivos nomes associados. Marque a alternativa CORRETA:
As ancoragens ou tirantes, por definição, resistem somente à tração. Esses correspondem ao elemento semi-rígido ou flexível, instalado no solo ou rocha, capaz de transmitir esforços de tração entre suas extremidades. As ancoragens ou tirantes são constituídos dos seguintes elementos:
cabeça, trecho livre e urdume
trecho livre, trecho ancorado ou injetado e gabião
gabião, trecho ancorado ou injetado e urdume
geodrenos, cabeça e trecho livre
cabeça, trecho ancorado ou injetado e trecho livre
A classificação reológica destaca o comportamento dos fluxos sob o ponto de vista mecânico. No âmbito sedimentológico, do mecanismo de interação entre os grãos e das características de seus depósitos pode haver mais de um tipo de fluxo denso dentro da mesma reologia. Desse modo, seis variedades principais de fluxos gravitacionais podem ser distintas. São elas:
escorregamento, liquefação, deslizamento, saltação, fluxo de lama e deposição
corrente de turbidez, escorregamento, intraclasto, fluxo granular, fluxo de lama e liquefação
escorregamento, deslizamento, fluxo granular, fluxo de lama, liquefação e corrente de turbidez
fluxo granular, deslizamento, liquefação, escorregamento, deposição e corrente de turbidez
fluxo de lama, escorregamento, saltação, fluxo granular, deposição e corrente de turbidez
Desenvolvem-se em ambientes de ventos moderados e fornecimento de areia limitado. Como resultado, este tipo de duna assume forma de meia-lua ou lua crescente com suas extremidades voltadas no mesmo sentido do vento. Essas dunas não formam campos contínuos e tendem a ser pequenas, não superando 50 m de altura e 350 m de largura. O texto versa sobre as dunas do tipo:
transversais
parabólicas
estrela
longitudinais
barcanas
Com relação às estruturas de deformação dúcteis e rúpteis presentes na crosta terrestre, podemos afirmar que:
Falhas são estruturas tectônicas resultantes de deformações dúcteis nas rochas da crosta terrestre.
Dobras são o resultado de deformações dúcteis na crosta terrestre, podendo ter sua origem associada a processos atectônicos e tectônicos.
O mecanismo de cisalhamento é considerado na literatura como o único mecanismo responsável pela formação de dobras tectônicas.
Em um plano de falha inclinado, capa pode ser considerada o bloco situado abaixo do plano de falha.
Linha de charneira é o elemento geométrico de uma dobra correspondente à linha que une os pontos de curvatura mínima da superfície dobraba.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...