Lista completa de Questões de Geologia do ano 2010 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A partir da análise dos blocos diagramas I, II e III acima, conclui-se que a afirmação INCORRETA é que
o bloco I representa uma falha reversa comumente desenvolvida em regime compressivo.
o bloco II representa uma falha normal comumente desenvolvida em riftes.
o bloco II representa uma falha normal comumente desenvolvida em regime distensivo.
o bloco III representa uma falha de deslizamento direcional (transcorrência).
os blocos I, II e III indicam todas as deformações que se desenvolvem em regime reológico dúctil.
Com relação às associações de fácies representadas no esquema a seguir, analise as seguintes afirmações decorrentes.
Está correto APENAS o que se afirma em
I e II.
I e III.
II e V.
II, III e IV.
Quanto aos principais horizontes geradores de hidrocarbonetos das bacias brasileiras, analise as afirmações abaixo.
I - O intervalo anóxico do Frasniano da Bacia do Amazonas, associado à Formação Barreirinhas, constitui- se no principal intervalo gerador dessa bacia.
II - A Formação Irati, do Permiano da Bacia do Paraná, apresenta um excelente potencial gerador para gás.
III - Na seção siluriana da Bacia do Parnaíba são registrados horizontes potencialmente geradores de hidrocarbonetos no Grupo Serra Grande.
IV - A Formação Ponta Grossa (Devoniano da Bacia do Paraná) apresenta condições potencialmente favoráveis à geração de gás na bacia.
V - As principais ocorrências de hidrocarbonetos na seção pós-sal da Bacia de Campos associam-se a geradores posicionados na seção pré-sal.
Está correto APENAS o que se afirma em
I e II.
II e IV.
III e IV.
I, IV e V.
II, III e V.
Com base na representação e na análise dos blocos diagramas acima, no que se relaciona à propagação de ondas sísmicas através de um sólido, conclui-se que
o bloco a representa ondas do tipo P, de caráter compressional e dilatacional.
o bloco a representa ondas do tipo S, de caráter compressional e dilatacional.
o bloco a representa ondas do tipo S, que se propagam perpendicularmente à direção de migração da onda.
o bloco b representa ondas do tipo S, de caráter compressional e dilatacional.
os blocos a e b representam ondas do tipo P, de caráter compressional dilatacional, propagando-se em meios reologicamente distintos.
Com relação aos equipamentos de perfuração, analise as afirmações abaixo.
I - Kelly é a ferramenta que transmite a rotação proveniente da mesa rotativa à coluna de perfuração.
II - A mesa rotativa constitui-se no equipamento que transmite rotação à coluna de perfuração, permitindo o deslizamento do kelly no seu interior.
III - O mais importante dentre os equipamentos de segurança de cabeça de poço (ESCP) é o Blowout Preventer (BOP), que se constitui em um conjunto de válvulas que permite fechar o poço.
IV - O sistema de circulação consiste no bombeamento de água por meio da coluna de perfuração até a broca, com retorno até a superfície pelo espaço anular, acarretando a consequente subida de fragmentos de rocha cortados pela broca.
Está correto o que se afirma em
I e II, apenas.
II e III, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II, III e IV.
Com relação aos mecanismos de trapeamento de acumulações de hidrocarbonetos, qual opção indica corretamente os tipos de trapa demonstrados, respectivamente, nas Figuras I a VI acima representadas?
O índice de produtividade de um poço é caracterizado pela seguinte expressão:
Está(ão) correta(s) a(s) caracterização(ões) do(s) parâmetro(s)
II, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
I, II e III.
A sequência correta de procedimentos para a realização de um teste de formação em um intervalo a ser testado é:
registrar as pressões de fundo; isolar o intervalo; promover períodos de fluxo intercalados com períodos de estática, com a finalidade de medir vazões de produção na superfície e estabelecer um diferencial de pressão entre a formação e o interior do poço.
isolar o intervalo por meio de obturadores; estabelecer um diferencial de pressão entre a formação e o interior do poço; promover períodos de fluxo intercalados com períodos de estática, com a finalidade de medir vazões de produção na superfície e registrar as pressões de fundo em função do tempo durante o teste.
isolar o intervalo por meio de obturadores; promover períodos de fluxo intercalados com períodos de estática, com a finalidade de medir vazões de produção na superfície; registrar as pressões de fundo em função do tempo durante o teste e estabelecer um diferencial de pressão entre a formação e o interior do poço.
estabelecer um diferencial de pressão entre a formação e o interior do poço; isolar o intervalo por meio de obturadores; promover períodos de fluxo intercalados com períodos de estática, com a finalidade de medir vazões de produção na superfície e registrar as pressões de fundo em função do tempo durante o teste.
promover períodos de fluxo intercalados com períodos de estática, com a finalidade de medir vazões de produção na superfície; isolar o intervalo através de obturadores; estabelecer um diferencial de pressão entre a formação e o interior do poço e registrar as pressões de fundo em função do tempo durante o teste.
Em um sistema petrolífero existem três rochas importantes: geradoras, reservatórios e selantes, que são representadas, respectivamente, por
marga, arenito e rochas evaporíticas.
folhelho, basalto e siltito.
folhelho, calcário e arenito.
siltito, arenito e calcário.
arenito, calcário e basalto.
Em alguns reservatórios de petróleo, a pressão no seu interior é suficientemente elevada, de tal forma que o fluido pode atingir de forma livre a superfície após a perfuração. Esse tipo de poço é denominado
monofásico
ressurgente.
depletado.
sem revestimento.
surgente.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...