Lista completa de Questões de Geologia do ano 2010 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Sobre as características dos sensores de imageamento, analise as afirmativas a seguir.
I - Nos sensores ópticos, a resolução espacial depende do FOV (campo de visada do sensor).
II - Nos sensores ópticos, a resolução espacial depende do IFOV (campo de visada instantâneo do sensor).
III - Nos sistemas de radar de abertura sintética, o aumento da resolução espacial da imagem obtida do terreno depende da altitude da plataforma.
É(São) correta(s) APENAS a(s) afirmativa(s)
I.
II
III.
I e II.
I e III.
No planejamento de um voo fotogramétrico, têm-se os seguintes dados:
- distância focal da câmara = 152,4mm
- formato da fotografia = 23cm x 23cm
- escala final da fotografia = 1:50.000
- velocidade da aeronave = 150km/h
Considerando-se um recobrimento longitudinal de 60%, qual é a distância, em metros, entre os centros das fotografias ao longo da linha de voo?
15.240
11.500
7.620
6.900
4.600
é o ângulo, no plano meridiano, entre a normal que passa pelo ponto P e o plano do Equador.
a normal que passa pelo ponto P intercepta o centro do elipsoide.
a distância do ponto P ao eixo maior, no plano meridiano, é igual a b.sen(30º).
a latitude geodésica do ponto P é igual à sua latitude geocêntrica.
a menor distância, sobre o elipsoide, entre o ponto P e o polo é uma linha reta.
Em relação aos efeitos da refração ionosférica no posicionamento GNSS, analise as sentenças a seguir. Ao se utilizarem receptores GNSS de dupla frequência, é possível eliminar os efeitos de primeira ordem advindos da ionosfera.
PORQUE
A refração ionosférica é independente da frequência do sinal. A esse respeito, conclui-se que
as duas sentenças são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
as duas sentenças são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.
a primeira sentença é verdadeira e a segunda é falsa.
a primeira sentença é falsa e a segunda é verdadeira.
as duas sentenças são falsas.
Um projeto necessita da confecção de um mapa temático. O mapa deve ser impresso em uma folha de papel que tem largura de 30 cm e altura de 40 cm como dimensões da área útil de impressão. Uma estrada k é uma linha reta e mede, no terreno, 20 km. Considerando-se que a estrada k deverá ser representada integralmente ao longo da diagonal da área útil de impressão, a maior escala que poderá ser utilizada é
1:10.000
1:30.000
1:50.000
1:70.000
Na Pedologia os solos são divididos em horizontes de acordo com suas características morfológicas, o que acaba se refletindo nas propriedades físicas e químicas de cada horizonte. Por esse motivo, há muito se procura relacionar as propriedades geotécnicas dos solos com sua gênese. No entanto, é preciso tomar cuidado com as diferentes nomenclaturas e conceitos empregados pela Pedologia e pela Geotecnia. Nessa perspectiva, analise as afirmações a seguir.
I - O material de origem dos solos pedológicos são as rochas na Geotecnia.
II - Os horizontes A e B correspondem ao solo maduro na Geotecnia.
III - O horizonte C é o horizonte diagnóstico do tipo de solo na Pedologia.
Está correto APENAS o que se afirma em
I
II
III.
I e II.
II e III.
O comportamento de maciços rochosos fraturados é fortemente influenciado pela presença de fraturas. O JRC e o JCS são parâmetros presentes no critério de ruptura de Barton. As formas mais adequadas para estimá-los no campo são, respectivamente,
uso de paquímetro e do martelo geológico.
uso de paquímetro e realização de ensaio de compressão pontual.
uso de paquímetro e do martelo de Schmidt.
comparação com perfis de referência e ensaio de compressão pontual.
comparação com perfis de referência e uso do martelo de Schmidt.
As classificações geomecânicas permitem determinar a qualidade dos maciços rochosos com a finalidade de subsidiar decisões de engenharia quanto aos métodos de escavação e sistemas de suporte. O sistema de classificação de Bieniawski (RMR Rock Mass Ratio) é um dos mais adotados na prática da engenharia geotécnica. Um dos aspectos importantes desse sistema de classificação está relacionado com o ajuste da orientação das descontinuidades. A figura abaixo representa um túnel escavado no sentido de norte para sul e que atravessa zonas de falha normal, cujo mergulho é de 45º, mas com diferentes orientações em relação ao eixo do túnel.
Considerando-se que nos três casos os parâmetros de resistência das falhas são exatamente os mesmos, como podem ser classificadas, respectivamente, as condições de estabilidade no túnel?
Favorável, muito desfavorável e desfavorável.
Favorável, muito desfavorável e desfavorável.
Desfavorável, favorável e muito desfavorável.
Muito desfavorável, favorável e desfavorável.
Muito desfavorável, desfavorável e favorável.
A prospecção geotécnica de campo é de grande importância para a elaboração do projeto de fundações, sobretudo em áreas com a ocorrência de espessos horizontes de solos moles. Nesse contexto, analise as descrições de alguns ensaios de campo apresentadas a seguir.
P - Um conjunto de quatro aletas em forma de cruz é cravado no solo a partir da superfície do terreno ou no interior de uma perfuração e uma haste fina ligada ao conjunto de aletas provoca um torque a uma velocidade de 6º por minuto, assumindo que a superfície de ruptura no solo é cilíndrica, a interpretação do ensaio permite a determinação da resistência não drenada de solos argilosos.
Q - Consiste da cravação no terreno de uma ponteira cônica a uma velocidade constante de 20mm/s, sendo realizadas medidas contínuas da resistência de ponta, do atrito lateral e da pressão neutra.
R - Um amostrador padrão com diâmetro externo de 50 mm é cravado no solo a partir do fundo de um furo (revestido ou não), usando-se para tal a energia de um peso de 65 kg deixado cair de uma altura de 75 cm, tendo como resultado o correspondente ao número de golpes necessários para fazer o amostrador penetrar 30 cm após uma cravação inicial de 15 cm.
Esses ensaios são denominados, respectivamente,
P - Vane test ; Q - CPTU e R - SPT.
P - Vane test; Q - CPT e R - Pressiométrico.
P - Pressiométrico ; Q - CPTU e R - CPT.
P - SPT ; Q - CPTU e R - CPT.
P - SPT ; Q - CPT e R - Vane test.
A figura abaixo mostra uma rede de fluxo representativa das condições de percolação no maciço de fundação de uma barragem construída sobre solo aluvionar, cuja condutividade hidráulica é de 10−2 cm/s. Considere igual a 9,81 kN/m3 o peso específico da água.
Os valores da vazão (m3/s) sob o corpo da barragem e da pressão neutra (kPa) no ponto A, localizado na base da cortina de montante, são, respectivamente,
8,0 x 10−2 e 372,8
8,0 x 10−4 e 372,8
8,0 x 10−4 e 431,6
8,7 x 10−2 e 372,8
8,7 x 10−2 e 431,6
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...