Lista completa de Questões de Geologia do ano 2013 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação ao escoamento da água subterrânea em meios fraturados, que depende de fatores intrínsecos a cada tipo de rocha e suas estruturas, assinale a afirmativa correta.
A permeabilidade nos granitos e nas rochas de alto grau metamórfico aumenta com a profundidade.
As fraturas de alívio mostram condutividade hidráulica muito variável.
As estratificações das rochas sedimentares não deformadas não são consideradas como descontinuidades, porque elas possuem porosidade granular.
Os principais parâmetros que condicionam o escoamento da água subterrânea no meio fraturado são porosidade, permeabilidade, clima e abertura das descontinuidades.
A abertura das descontinuidades e seu espaçamento são mais importantes para o escoamento que a orientação espacial das famílias de descontinuidades e rugosidade absoluta das paredes.
A respeito da contaminação de aquíferos, que pode resultar em altíssimos custos financeiros e ambientais para sua remediação, assinale a afirmativa correta.
Dentre os fertilizantes, o maior contaminante é o fósforo (P), na forma de fosfatos, que pode atingir grandes áreas.
Nos meios porosos granulares, em que vírus e bactérias de esgotos penetram pequenas distâncias quando transportados pela água subterrânea, nos meios fraturados as distâncias alcançadas podem ser bastante grandes.
A fossa séptica é uma solução adequada quando não há rede pública coletora de esgotos.
As substâncias mais perigosas para a qualidade das águas subterrâneas são as relativamente insolúveis, voláteis e refratárias, sendo a adsorção o mecanismo de depuração natural capaz de evitar a penetração destes contaminantes até o aquífero.
O fato da gasolina e do óleo serem menos densos e imiscíveis na água faz com que estes produtos só migrem na zona saturada.
As cavidades naturais, ou cavernas, resultam em formas de relevo bastante típicas e seu estudo pode englobar diversas áreas de conhecimento, como, por exemplo, a paleontologia, a arqueologia, a geomorfologia e outros. A respeito das cavidades naturais, assinale a afirmativa incorreta.
As cavernas, especialmente as calcárias, são locais protegidos e as condições alcalinas reinantes favorecem a preservação de ossos fossilizados.
Os espeleotemas podem ser divididos em 3 grupos: de gotejamento ou escoamento, de formas erráticas e de formas subaquáticas.
Os túneis de lava não podem ser considerados como cavernas porque não ocorre dissolução para sua formação.
São tipos de carstes: paleocarste, holocarste, fluviocarste, criocarste, exocarste e endocarste, entre outros.
Somente 7 a 10% das áreas carbonáticas possuem relevo cárstico na superfície da Terra, em especial por razões climáticas e geomorfológicas.
Com relação ao tema Risco Geológico, analise as afirmativas a seguir.
I. Risco é a possibilidade de ocorrência de um acidente.
II. Evento é um fato já ocorrido, onde foram registradas consequências sociais e econômicas relacionadas diretamente a ele.
III. Risco potencial corresponde ao risco instalado em áreas já ocupadas.
Assinale:
se somente o item I estiver correto.
se somente o item II estiver correto.
se somente os itens I e III estiverem corretos.
se somente os itens II e III estiverem corretos.
se todos os itens estiverem corretos.
Os efeitos da mineração sobre o meio ambiente são previsíveis, desde que analisados a partir do embasamento científico dado pela Geologia. Com base no fragmento acima, assinale a afirmativa correta.
Nas minas a céu aberto, os ângulos de talude final mais brandos, por condicionamento geológico, podem significar acréscimo de milhões de metros cúbicos de rejeitos.
Nas minas subterrâneas é fundamental que se avalie as tensões nos maciços, em especial em áreas com tectonismo ativo ou quando a mina atinge grandes profundidades, devido ao risco de ocorrerem explosões.
A drenagem das minas e a disposição de rejeitos são condicionantes não geológicos na mineração.
A lavra é apenas a operação de extrair o minério da mina.
A mineração pode ser dividida em empresarial ou industrial, em geral de grande porte, e as de uso social que extraem bens minerais de uso na construção civil.
A Geologia do Estado do Mato Grosso do Sul engloba uma ampla faixa do tempo geológico. A esse respeito analise as afirmativas a seguir.
I. O Grupo Alto Tererê é interpretado como uma sequência meta‐vulcanossedimentar, gerada em ambiente extensional com idade paleoproterozoica. São as rochas mais antigas do Estado.
II. Foram individualizados dois segmentos crustais com assinaturas de arco magmático: o Arco Magmático Rio Apa e o Arco Magmático Amoguijá, ambos neoproterozoicos.
III. A Bacia do Pantanal é cenozoica e possui espessuras de sedimentos que ultrapassam 600 metros.
Assinale:
se somente a afirmativa I estiver correta.
se somente a afirmativa II estiver correta.
se somente a afirmativa III estiver correta.
se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
O Estado do Mato Grosso do Sul explota ferro e manganês, seus mais importantes minérios no que diz respeito ao valor da produção. A origem geológica do depósito de manganês de Urucum tem sido muito discutida. As alternativas a seguir apresentam algumas das hipóteses levantadas sobre sua origem, à exceção de uma. Assinale‐a.
Depósitos sedimentares lixiviados dos continentes e depositados em bacia de circulação restrita.
Atividade hidrotermal, de natureza sedimentar exalativa (SEDEX), relacionada a basaltos associados a uma intumescência do manto superior sob o graben de Corumbá.
Depósitos que teriam estado sob forte influência da glaciação generalizada que ocorreu no planeta durante o Neoproterozoico.
Ambientes redutores em lagos rifte.
O manganês teria origem em jaspilitos manganesíferos de plataforma.
Sobre os recursos minerais do Estado do Mato Grosso do Sul, analise as afirmativas a seguir.
I. Existem expressivos jazimentos de Fe e Mn (Grupo Jacadigo), fosfato e rochas carbonáticas (Grupo Corumbá) e Au no município de Bonito (Grupo Cuiabá e Formação Rio Bacuri).
II. Metais como Au, Cu e EGP apresentam potencial e devem ser melhor estudados no Estado.
III. Diamantes são explorados em coberturas fanerozoicas por empresas nacionais e/ou transnacionais.
Assinale:
se somente a afirmativa I estiver correta.
se somente a afirmativa II estiver correta.
se somente a afirmativa III estiver correta.
se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
Com relação ao fator climático, um dos principais condicionantes na formação do solo, analise as afirmativas a seguir.
I. Solos encontrados em regiões tropicais e intertropicais são, em geral, pobres em matéria orgânica, uma vez que a temperatura e a ação dos microorganismos a destrói.
II. Laterização é um fenômeno de regiões tropicais e intertropicais, característico de terrenos mal drenados, onde cátions metálicos, em particular o ferro, são lixiviados junto com argilominerais.
III. Podzolização é um fenômeno característico de clima intertropical, condicionado pelo acúmulo de matéria orgânica e produção de ácidos húmicos e consequente empobrecimento em sílica.
Assinale:
se somente a afirmativa I estiver correta.
se somente a afirmativa II estiver correta.
se somente a afirmativa III estiver correta.
se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
Acerca de métodos geofísicos, julgue os itens a seguir.
O uso do radar de penetração no solo (GPR), considerado um método eletromagnético de alta resolução, fornece imagens detalhadas do meio em grandes profundidades.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...