Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O índice de produtividade de um poço é caracterizado pela seguinte expressão:
Está(ão) correta(s) a(s) caracterização(ões) do(s) parâmetro(s)
II, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
I, II e III.
A sequência correta de procedimentos para a realização de um teste de formação em um intervalo a ser testado é:
registrar as pressões de fundo; isolar o intervalo; promover períodos de fluxo intercalados com períodos de estática, com a finalidade de medir vazões de produção na superfície e estabelecer um diferencial de pressão entre a formação e o interior do poço.
isolar o intervalo por meio de obturadores; estabelecer um diferencial de pressão entre a formação e o interior do poço; promover períodos de fluxo intercalados com períodos de estática, com a finalidade de medir vazões de produção na superfície e registrar as pressões de fundo em função do tempo durante o teste.
isolar o intervalo por meio de obturadores; promover períodos de fluxo intercalados com períodos de estática, com a finalidade de medir vazões de produção na superfície; registrar as pressões de fundo em função do tempo durante o teste e estabelecer um diferencial de pressão entre a formação e o interior do poço.
estabelecer um diferencial de pressão entre a formação e o interior do poço; isolar o intervalo por meio de obturadores; promover períodos de fluxo intercalados com períodos de estática, com a finalidade de medir vazões de produção na superfície e registrar as pressões de fundo em função do tempo durante o teste.
promover períodos de fluxo intercalados com períodos de estática, com a finalidade de medir vazões de produção na superfície; isolar o intervalo através de obturadores; estabelecer um diferencial de pressão entre a formação e o interior do poço e registrar as pressões de fundo em função do tempo durante o teste.
Em um sistema petrolífero existem três rochas importantes: geradoras, reservatórios e selantes, que são representadas, respectivamente, por
marga, arenito e rochas evaporíticas.
folhelho, basalto e siltito.
folhelho, calcário e arenito.
siltito, arenito e calcário.
arenito, calcário e basalto.
Em alguns reservatórios de petróleo, a pressão no seu interior é suficientemente elevada, de tal forma que o fluido pode atingir de forma livre a superfície após a perfuração. Esse tipo de poço é denominado
monofásico
ressurgente.
depletado.
sem revestimento.
surgente.
Ao final da perfuração de um poço, é necessário colocá-lo em condições de produzir durante toda a sua vida produtiva, com segurança e economia. Nesse sentido, as operações realizadas com a finalidade de equipar o poço para produzir óleo ou gás é denominada completação. Nessa perspectiva, a sequência cronológica de operações realizadas na completação típica de um poço marítimo, com árvore de natal convencional e equipamentos de gás lift é:
condicionamento do poço; instalação dos equipamentos de superfície; avaliação da qualidade da cimentação; canhoneio; instalação de coluna de produção e colocação do poço em produção.
condicionamento do poço; instalação dos equipamentos de superfície; avaliação da qualidade da cimentação; instalação de coluna de produção; canhoneio e colocação do poço em produção.
instalação dos equipamentos de superfície; condicionamento do poço; avaliação da qualidade da cimentação; canhoneio; instalação de coluna de produção e colocação do poço em produção.
instalação dos equipamentos de superfície; avaliação da qualidade da cimentação; condicionamento do poço; canhoneio; instalação de coluna de produção e colocação do poço em produção.
instalação de coluna de produção; instalação dos equipamentos de superfície; condicionamento do poço; canhoneio; avaliação da qualidade da cimentação e colocação do poço em produção.
No processo de produção de um campo de petróleo há a necessidade de separar o petróleo, normalmente o produto de maior interesse, do gás, da água e de outras impurezas que são simultaneamente produzidas. Esse processo compreende o processamento primário dos fluidos que, dependendo das condições do reservatório e de produção, pode ser simples ou complexo. Nesse processo, um dos componentes mais indesejados é a água, uma vez que a quantidade de água produzida, associada aos hidrocarbonetos, é variável pelo fato de o óleo e a água formarem emulsões. Nesse contexto, um agente emulsificante frequente é(são) o(s)
metano
dióxido de carbono.
propanos.
butanos.
Com relação ao procedimento de avaliação de reserva, fazse necessário considerar, com correção, que o(a)
fator de recuperação é o percentual do volume produzido de um reservatório.
volume original de fluido existente em um reservatório é a quantidade de óleo subtraída do volume de gás existente nesse reservatório.
volume recuperável se refere à quantidade de óleo ou gás que foi produzida de uma acumulação de petróleo.
produção acumulada se refere à quantidade de hidrocarbonetos que está sendo produzida de um reservatório.
reserva é a quantidade de fluido que ainda pode ser obtida de um reservatório de petróleo em uma época qualquer de sua vida produtiva.
Considere inicialmente um certo reservatório de óleo com um volume original da ordem de 3.380.000 m3 std que será capaz de produzir, de acordo com as condições de segurança e as técnicas adequadas, um volume de 845.000 m3 std. Considere, ainda, que após quatro anos o reservatório tenha uma produção acumulada de 372.000 m3 std. Nesse cenário, os dados corretos quanto ao fator de recuperação, a fração recuperada e o volume de reserva recuperável, são, respectivamente,
25%, 11% e 473.000 m3 std.
25%, 11% e 3.008.000 m3 std.
25%, 11% e 3.008.000 m3 std.
11%; 44% e 473.000 m3 std.
22%, 12% e 3.008.000 m3 std.
ARBORIZAÇÃO
"A vegetação pode ser uma boa acupuntura urbana. Cidades que às vezes não têm grandes atrativos em determinadas regiões mudam radicalmente quando são arborizadas (...). Xangai tem árvores a cada quatro metros, em todas as ruas. Além da paisagem e da sombra que produzem, são apoios importantes para os bambus que vestem as roupas postas para secar (...). Alguém poderia imaginar o que seria a orla do Rio sem as árvores nas suas ruas transversais? Árvore é acupuntura que cura a dor da ausência de sombra, de vida, de cor, de luz."
LERNER, Jaime. Acupuntura Urbana. Rio de Janeiro: Record, 2003, p. 81.
A perspectiva do autor representa uma contribuição direta à noção de
urbanismo rural.
econegócio urbano
contra urbanização.
pré-urbanismo.
conforto ambiental.
Texto I
"A ação é o próprio do homem. As ações resultam de necessidades, naturais ou criadas. Essas necessidades materiais, imateriais, econômicas, sociais, culturais, morais e afetivas é que conduzem os homens a agir e levam a funções. Essas funções, de uma forma ou de outra, vão desembocar nos objetos (...)."
SANTOS, Milton. A natureza do espaço. São Paulo: Hucitec, 1996, p. 67.
Texto II
"Território como norma significa condicionamento dos usos das técnicas, de seus produtos (os objetos técnicos) e, por extensão, das relações sociais. A cada criação e implementação de objetos técnicos no território, configuram- se demandas por normas de uso e demandas sociais por regulação (...)."
ANTAS Jr., Ricardo. Território e regulação. São Paulo: FAPESP, 2005:39.
Tendo em vista a produção social do espaço, conclui-se que o Texto
I contesta o Texto II.
I nega o Texto II.
II retifica o Texto I.
II aprofunda o Texto I.
II está desvinculado do Texto I.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...